Você sabe qual é o melhor canal de vendas para e-commerce, o que fará com que sua Black Friday seja um sucesso?
No dia 25 de novembro ocorre um dos maiores eventos do varejo brasileiro e mundial. A data é cercada de muita expectativa devido à participação dos consumidores e ao crescimento no volume de vendas.
Segundo uma pesquisa da Globo, disponibilizada pela Plataforma Gente, 50% dos consumidores brasileiros pretendem ir às compras.
Contudo, apesar das boas previsões em relação a esse dia, não basta simplesmente sentar e esperar que o público venha até você.
É preciso estar onde os consumidores estão, realizar ações para converter essas visitas em aquisições e aproveitar essa oportunidade para fidelizar esses novos clientes.
Quer saber onde o seu e-commerce precisa estar presente para vender mais na Black Friday 2022? Acompanhe!
Qual o melhor canal de vendas para e-commerce?
Provavelmente você já deve saber que investir em ações de marketing é essencial nesse período. No entanto, além da divulgação, existe outro fator muito importante para impulsionar as suas vendas no período: contar com o melhor canal de vendas para e-commerce.
Isso porque, mesmo que você já tenha uma loja virtual, ao utilizar diferentes plataformas para comercializar os seus produtos você aumenta o seu alcance e atrai diferentes públicos.
A seguir, separamos três opções de canais de venda que você pode utilizar para potencializar a sua Black Friday 2022. Confira!
Redes sociais
Plataformas de mídia social como Facebook, Instagram, YouTube, TikTok e Pinterest podem ser canais de vendas para você, porque criam a oportunidade para seu comprador-alvo encontrar seus produtos e se converter em cliente.
Você pode usar essas ferramentas de três formas diferentes:
- Canal de conteúdo: você pode criar posts, contar histórias, criar vídeos e fazer live commerce para promover suas mercadorias de um jeito mais descontraído e que se conecte com o público;
- Influenciadores: sua loja de comércio eletrônico pode “pegar emprestado” a influência e a criatividade de criadores de conteúdo para aumentar seu alcance e atrair novos consumidores;
- Compras: os canais de mídia social estão se tornando plataformas de compras completas. O Instagram, por exemplo, tem o Instagram Shopping que permite a inserção de etiquetas clicáveis nos posts e stories e direcionam o cliente para a sua loja virtual.
E-commerce
A criação de um e-commerce – ou o seu próprio se já possui – pode se tornar um bom canal de vendas on-line na Black Friday.
Neste modelo, você tem a possibilidade de guiar o cliente de uma forma mais planejada pela jornada de compra – ao coletar dados do comportamento do usuário, fortalecendo o laço entre negócio e consumidor e reforçando a sua marca.
Além disso, você pode vender para todo o Brasil por 24 horas por dia, 7 dias por semana, desde que seu site esteja ativo.
Marketplaces
Apesar da loja virtual e das redes sociais terem sua força e importância quando o assunto é aumentar as vendas, o alcance e o reconhecimento de marca, o marketplace é o melhor canal de vendas para e-commerce.
Sabe por quê? Porque ele é o meio de consumo preferido de 86% dos brasileiros. É o que mostra a pesquisa “Cenário da Adoção do Marketplace On-line”, um estudo global realizado pela Mirakl.
No estudo, nove em cada 10 entrevistados brasileiros afirmaram preferir e-commerces que tenham marketplaces, a maior amostragem entre todos os países estudados.
E essa preferência é bem clara quando observamos o faturamento dessas plataformas na Black Friday de 2021.
Segundo dados da startup Magis5, o ranking é liderado pelo Mercado Livre (29,35%), seguido pela Amazon (27,69%) e a Shopee (20%). Em números de pedidos, o top 3 apresenta a Shoppe em primeiro lugar (67,24%), seguido pelo Mercado Livre (12,33%) e a Americanas Marketplace (5,27%).
E se olharmos para a lista de 10 maiores e-commerces do Brasil apresentada no Relatório Setores E-commerce no Brasil Setembro/2022 da Conversion o top 3 não muda:
1 – Mercado Livre
2 – Shopee
3 – Amazon Brasil
4 – Americanas
5 – Magalu
6 – AliExpress
7 – iFood
8 – Casas Bahia
9 – Netshoes
10 – Samsung
Ainda segundo o relatório mencionado, essas dez lojas detêm 52,5% de toda a audiência do e-commerce no Brasil. O líder Mercado Livre tem 13,8% de share, enquanto Shopee, 10,1%, e Amazon Brasil, 6,8%.
Esses sites, somados com os aplicativos de e-commerce, tiveram 27,6 bilhões de acessos do Brasil nos últimos 12 meses.
Esses números apenas confirmam que o marketplace é o melhor canal de vendas para e-commerce na Black Friday e também nas outras épocas do ano.
Mas, para ficar ainda mais claro, vamos a alguns benefícios que as lojas virtuais recebem ao estar presente nessas plataformas:
- Você disponibiliza seus produtos para a base de clientes gigantesca que essas marcas possuem;
- Você pode usar seus distribuidores e canais de marketing já existentes;
- Aumenta e fortalece a sua própria marca;
- O investimento para estar em todas essas plataformas não é alto.
Contudo, não é possível deixar de mencionar que a concorrência dentro desses mercados é alta. Afinal, centenas de outras lojas estarão oferecendo os mesmos produtos que você.
Pensando nisso, nós listamos algumas dicas no próximo tópico para você potencializar esses canais e vender mais na Black Friday 2022.
6 dicas estratégicas para aproveitar melhor estes canais
Agora que você já definiu em quais canais vai investir, chega, finalmente, o momento de dar asas à criatividade para desenvolver estratégias de marketing atraentes e eficientes para a Black Friday.
1- Crie kits de produtos
Aproveite o melhor canal de vendas para e-commerce que é o marketplace para estimular o aumento do ticket médio dos pedidos.
Geralmente, os consumidores que realizam compras nessas plataformas fazem pedidos maiores para aproveitar o frete.
Então, crie ofertas como “Leve 2, pague 1” e faça kit de produtos complementares, como shampoo e condicionador, maquiagens e pincéis, esponja e detergente, mouse e teclado, dentre outros.
Mas não se esqueça de montar muito bem o planejamento financeiro para não sair no prejuízo. Se não for possível oferecer descontos muito atrativos, tente montar kits com mercadorias de preços menores.
2- Ofereça descontos
As promoções são obrigatórias para quem quer utilizar o melhor canal de vendas para e-commerce para faturar mais na Black Friday 2022. Portanto, analise bem a sua margem de lucro sobre os itens e veja o que é possível.
Uma boa estratégia é dar descontos progressivos que acompanhem o valor da compra. Dessa forma, você garante um ticket médio maior nos pedidos.
3- Distribua cupons
Cupons têm o poder de atrair novos consumidores e também fidelizá-los, ao oferecer uma vantagem na realização da segunda compra.
No entanto, é preciso ter cuidado em relação ao tamanho do desconto oferecido e na quantidade de cupons distribuídos.
Algumas ideias para estimular as compras e aumentar seu lucro:
- Conceda cupons válidos para uma categoria inteira de produtos que possuem o preço maior que o seu ticket médio;
- Eleja produtos específicos para a utilização dos cupons;
- Defina um valor mínimo de compra para a utilização.
4- Verifique as campanhas oferecidas pelos marketplaces
Um dos quesitos que fazem do marketplace o melhor canal de vendas para e-commerce é que as próprias plataformas realizam campanhas e ações de marketing durante todo o ano, inclusive durante a Black Friday.
Em 2021, por exemplo, a Shopee distribuiu cupons e disponibilizou o frete grátis sem valor mínimo no aplicativo.
Aproveite essas campanhas para vender mais, pois, ao aceitar reduzir o preço dos seus itens, eles ficam em destaque no aplicativo, aumentando as chances de vendas.
5- Conceda frete grátis
Um dos principais motivos do abandono de carrinho nos e-commerces é justamente o preço do frete.
Os consumidores geralmente não se sentem confortáveis em pagar pelo envio, quase o mesmo preço da mercadoria que adquiriram.
Portanto, ofereça frete grátis na Black Friday. Se não for possível financeiramente disponibilizar essa vantagem para toda a loja, limite os produtos ou valor do pedido.
6- Capriche na descrição dos produtos
Como mencionamos anteriormente, apesar do marketplace ser o melhor canal de vendas para e-commerce, essas plataformas possuem alta concorrência.
Uma forma de se diferenciar das outras lojas é caprichando na descrição e nas fotos dos produtos.
Dê detalhes sobre a confecção e algumas informações interessantes sobre o uso da mercadoria. Você também pode se concentrar em otimizar o texto e as imagens escolhendo as palavras-chave certas para o nome do seu produto.
A tecnologia como aliada para melhorar o uso de canais de vendas on-line
Quanto maior o número de canais de venda, mais complexa fica a operação. Afinal, é preciso controlar o estoque a partir dos pedidos realizados na loja física, virtual e nos marketplaces que o seu negócio está presente.
E durante a Black Friday esse trabalho fica ainda mais complexo, principalmente se o seu e-commerce não possui uma ferramenta que integre as informações de várias plataformas diferentes.
Isso porque o volume de vendas durante essa importante data do varejo aumenta exponencialmente. Neste cenário, é praticamente impossível controlar o estoque de forma manual.
Como consequência, você não conseguirá acompanhar a demanda de pedidos que chegam e atualizar a quantidade de produtos armazenados, o que reverterá em perda de vendas e ainda gerará insatisfação no consumidor que perderá a promoção e provavelmente não voltará a comprar na sua loja.
Além disso, ainda há a chance de você ser punido pelas plataformas de marketplace, já que muitos pedidos terão de ser estornados por falta de estoque.
Portanto, não ter um ERP para e-commerce ou contar com um muito simples, acaba engessando o crescimento da sua loja e a impedindo de faturar mais com a Black Friday.
Ao contar com um ERP integrado com e-commerce, as empresas conectam sua operação de forma constante e em tempo real. Ou seja, o sistema atua, por exemplo, para fazer o controle de estoque e de pagamentos de forma totalmente automática.
Assim, se um pedido é feito por uma das plataformas de marketplace, ele é recebido em instantes pelo ERP, que auxilia a equipe nas verificações de estoque, impressão de romaneio, verificação do pedido, emissão de etiqueta e nota fiscal, solicitação de postagem junto à transportadora e acompanhamento da entrega até o cliente final.
Tudo isso em pouco tempo para garantir que o pedido seja enviado o mais rápido possível ao consumidor, proporcionando um melhor posicionamento do negócio nos marketplaces.
A integração com diferentes plataformas e a automação no recebimento e pagamento de pedidos do ERP para e-commerce também concedem ao seu comércio eletrônico a escalabilidade necessária para expandir.
Dessa forma, é possível comercializar os produtos da sua loja em cada vez mais marketplaces, já que a ferramenta acompanha o seu crescimento.
Então, se você quer potencializar o melhor canal de vendas para e-commerce, aumentar suas vendas e lucrar mais, saiba, neste outro artigo, o que o ERP Master oferece ao seu e-commerce.