13 de abril de 2022
Redação Alternativa

Como um ERP ajuda lojas físicas e e-commerce - Blog Alternativa Sistemas

Loja física, e-commerce, diferentes canais de vendas… Com a expansão dos negócios, fazer a gestão de tudo torna-se uma tarefa complicada. Mas será que, nos dias atuais, realmente precisa ser assim?

Não!

Hoje as empresas têm a possibilidade de recorrer a tecnologias para integrar departamentos e otimizar processos. Coisa que até um tempo atrás não era possível.

O ERP integrado, por exemplo, é uma ferramenta que foi desenvolvida para simplificar todas as tarefas operacionais. Ajuda, assim, tanto uma loja física como um e-commerce a se organizarem.

Quer saber como o ERP faz isso? Então continue com a gente para descobrir! 

Como o ERP integrado ajuda a loja física e o e-commerce?

Quem trabalha em uma loja física sabe quais são os desafios da atualidade. Entender o novo mercado, manter a empresa competitiva, ser omnichannel, realizar um bom controle de caixa e satisfazer o novo perfil de cliente são alguns exemplos.  

Da mesma forma que a loja física, o e-commerce também possui obstáculos: sobressair à concorrência, oferecer um preço atrativo, otimizar a logística de frete, validar e transmitir notas fiscais em poucos cliques, realizar um atendimento diferenciado, entre outros.

Diante disso, eis que muitos se perguntam: “Como um ERP integrado pode ajudar a loja física e o e-commerce a superar essas barreiras?”

Pois bem, vamos explicar!

O ERP consegue integrar diferentes setores, pessoas e processos em um só local. Isso significa que todas as operações da loja física e do e-commerce podem ser realizadas e gerenciadas em um único espaço.

Compras, faturamento, emissão de nota fiscal, vendas, atendimento, formação de preço, controle de estoque, distribuição de produtos, logística de entregas, enfim. Com a tecnologia, a empresa passa a ter controle absoluto sobre todas as operações. E isso contribui, inclusive, para a tomada de decisão. 

Digamos que o setor de compras pretende fazer um novo pedido a um fornecedor. Antigamente, era necessário esperar que o responsável pelo almoxarifado informasse a quantidade de itens armazenados no estoque. O que poderia atrasar o envio do pedido. 

Entretanto, hoje o setor de compras tem autonomia suficiente para acessar o ERP e verificar, em tempo real, todas as informações relacionadas ao produto. 

Ou seja, tomar uma decisão (seja para realizar uma nova compra, resolver problemas internos ou atender o consumidor) passou a ser muito rápido. E essa agilidade está colaborando cada vez mais para a competitividade de lojas físicas e e-commerce. 

Incrível, não é?

Principais benefícios do ERP

A principal vantagem do ERP integrado é que ele consegue otimizar todos os processos de uma loja física ou e-commerce. Mas os seus benefícios são tantos que não poderíamos deixar de citar alguns deles neste texto. 

Abaixo veja todas as vantagens:

1- Confiabilidade das informações

Em um ERP integrado todos os dados são gerenciados e podem ser supervisionados em tempo real. Isso significa que a loja física e loja virtual conseguem reduzir os erros e aumentar a confiabilidade das informações já que seus departamentos estão integrados e conversam entre si.

2- Acesso a relatórios e indicadores de desempenho

Outro benefício interessante do ERP integrado é que a empresa consegue acessar relatórios e indicadores de desempenho em poucos cliques. Isso pode contribuir para a tomada de decisão estratégica, bem como na resolução de problemas ou aplicação de melhorias.

3- Logística eficaz

Como todos os setores ficam interligados no ERP, a loja física e o e-commerce conseguem otimizar as operações logísticas. Processos de recebimento de pedidos, emissão de notas fiscais, separação de produtos e envio de mercadorias, por exemplo, podem ser realizados em menos tempo.  

4- Atendimento e experiência de compra diferenciada

Além de aumentar a confiabilidade das informações, permitir o acesso a relatórios e indicadores de desempenho e melhorar a logística, o ERP integrado ainda ajuda no atendimento diferenciado. Isso porque a empresa consegue proporcionar uma melhor experiência de compra ao cliente.   

5- Integração com o site

O ERP integrado também beneficia as empresas que querem trabalhar de ambas as formas (on-line ou offline). A loja pode fazer a integração do ERP ao site e ainda assim usar os módulos para atender o estabelecimento físico. 

Como o ERP impacta na rotina da loja física?

Quando a loja física investe em um ERP, ela consegue organizar todos os processos e acompanhar o seu desempenho de forma organizada. Como resultado, passa a assegurar o funcionamento correto de cada função, bem como identificar a necessidade de melhorias.

Por exemplo, se ao verificar o balanço de vendas descobrir que alguns produtos não estão saindo bem, o gestor pode elaborar uma estratégia para reduzir a compra desses itens. Ou focar nas mercadorias com maior giro de estoque. 

Como o ERP faz a diferença na gestão do e-commerce?

Os processos no e-commerce envolvem cadastro de produtos, gestão dos canais de relacionamento, escolha de métodos de pagamentos, controle de itens, suporte ao cliente, separação de mercadorias e logística de entregas. Ou seja, é muita coisa para fazer manualmente.  

Como o mercado digital não para de crescer e existe uma quantidade “infinita” de marcas disputando o mesmo cliente, não existe tempo a perder. A empresa precisa achar um meio de otimizar a sua gestão e entregar um diferencial que a destaque. O que, nesse caso, envolve o investimento em um ERP

Com a tecnologia, a empresa de e-commerce consegue assumir total controle sobre seus processos. O que ajuda a otimizar o atendimento ao mercado e melhorar a experiência de compra do cliente.

Dúvidas sobre o ERP? Conte com a equipe Alternativa! 

Investir em um ERP integrado pode gerar receio em muitas pessoas por se tratar de uma tecnologia. Será que o investimento é alto?”, “Será que vou conseguir me adaptar a essa ferramenta?”, “Será que minha loja física ou e-commerce não vai sofrer com a transição do manual para um sistema?”.

É comum surgirem dúvidas…

Justamente por isso, a Alternativa Sistemas se coloca à disposição dos clientes para esclarecer qualquer dúvida. Não só isso, oferece todo o suporte necessário, desde o momento de aquisição do ERP integrado como durante o uso.

Se você ainda não possui um sistema capaz de otimizar todos os processos, conheça o ERP Master, tecnologia completa desenvolvida pela Alternativa Sistemas para  auxiliar no gerenciamento e na administração de sua loja física ou e-commerce!