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Como gerenciar vários canais de vendas ao mesmo tempo?

A internet foi criada em 1969 nos Estados Unidos, e tinha um único propósito: interligar computadores para fornecer aos usuários o acesso a uma série de informações.

Mas, com o avanço da tecnologia, a internet sofreu mudanças e começou a proporcionar experiências ainda mais interessantes, indo muito além  da entrega de conhecimento. Pequenas empresas do varejo passaram a ter a oportunidade de competir de igual para igual com as grandes marcas por meio do e-commerce.

Com a facilidade de acesso à internet e os resultados das vendas se mostrando cada vez mais promissores, o número de empresários migrando das lojas físicas para as lojas virtuais cresceu. O salto no crescimento do e-commerce se tornou ainda mais evidente depois da pandemia.

A verdade é que a internet revolucionou o mundo, e está transformando tudo que sabemos sobre transações comerciais. No entanto, nem tudo são flores no comércio eletrônico…

Para realmente ter sucesso, não basta apenas abrir uma loja online e torcer para que os clientes alcancem suas ofertas. Antes de mais nada, é preciso ter uma tecnologia de ponta para fazer uma gestão sem erros e que ajuda no atendimento da demanda. Uma das ferramentas importantes para o varejo online é o ERP integrado.

Veja neste post porque a loja precisa apostar em ERP para e-commerce, quais são as vantagens dessa tecnologia, e quais características considerar na hora de fazer a sua escolha.

ERP para e-commerce: por que a loja precisa apostar nessa tecnologia?

Quando vários clientes entram em uma loja física, ao mesmo tempo, os vendedores do varejo geralmente conseguem atender as pessoas apesar do sufoco. Mas, no e-commerce a situação é totalmente diferente.

O número de usuários comprando em um mesmo horário na internet pode ser enorme, e se a loja não possui uma ferramenta capaz de suportar todos os pedidos, a experiência do cliente pode se transformar em verdadeiro desastre.

Confusão na separação de pedidos, produtos em falta no estoque, atraso nas entregas, demora para concluir o atendimento, problemas nos pagamentos: a loja pode lidar com muitos problemas desnecessários simplesmente porque não possui um ERP para e-commerce para ajudar.

A verdade é que se o negócio possui vários canais de vendas (loja física, marketplace, aplicativo e e-commerce), o gestor precisa pensar em um meio de manter tudo organizado. Do contrário, ter resultados satisfatórios dentro e fora da internet ficará difícil.

Apostar em um ERP é importante porque ajuda na gestão do negócio como um todo. Mas não só por isso. Também porque proporciona uma melhor experiência para os profissionais  que trabalham no varejo e para os clientes.

Vantagens do ERP integrado

Mas, afinal,  quais são as vantagens do ERP? Listamos os principais benefícios da solução para e-commerce a seguir.

Confira e entenda como a ferramenta pode ajudar a loja a adquirir diferenciais realmente competitivos no varejo:

#1 Maior eficiência

O que torna um ERP tão interessante é que a solução consegue integrar setores, processos e pessoas em um único espaço. Ou seja, todas as atividades relacionadas à loja podem ser simplificadas e realizadas em poucos cliques.

Essa vantagem garante um diferencial extremamente competitivo quanto à eficiência operacional, uma vez que ajuda reduzir tempo e esforços para a realização de atividades diárias.

#2 Mais clareza para a tomada de decisão

Outro grande diferencial do ERP integrado é que você passa a tomar decisões mais assertivas  sobre a gestão da loja. A ferramenta dá acesso total aos dados de todos os departamentos, e ainda permite a emissão de relatórios gerenciais.

Com o acesso a tantas informações atualizadas, você consegue ter mais clareza para tomar decisões e a identificar ações estratégias que podem ajudar a melhorar os resultados.

#3 Redução de custos

Com o ERP integrado você consegue controlar de perto todas as finanças da sua loja, seja ela física, online ou híbrida. Ao conhecer quais são as receitas e despesas no período, você pode direcionar melhor os investimentos e, claro, elaborar ações práticas para conter os custos.

#4 Práticas contábeis

Existe uma série de práticas contábeis que precisam ser realizadas na loja. Registrar eventos financeiros, manter o estoque organizado, emitir notas fiscais, realizar pagamento aos fornecedores e controlar recebimentos de clientes são alguns exemplos.

Garantir o funcionamento de todas essas atividades pode ser um desafio para qualquer pessoa leiga. Mas, como o ERP é integrado e possui módulos automatizados, esses processos tendem a se tornar mais simples, de modo que passam a ser concluídos com mais rapidez e de maneira mais consistente.

#5 Suporte Omnichannel

Para tornar uma experiência de compra realmente satisfatória, a loja precisa oferecer preço de venda justo, qualidade no atendimento e entregas rápidas. Não só isso, o desafio também é garantir que a interação com a marca, nos diferentes canais de vendas, seja dinâmica e de fácil compreensão.

Fazer com que loja física, marketplace, e-commerce e aplicativo tenham a mesma linguagem pode ser mais fácil do que parece com o apoio da ferramenta certa, usando um ERP integrado que oferece suporte omnichannel.

#6 Atendimento ao cliente

Segundo uma pesquisa realizada pela Hibou, divulgada pelo portal Mercado & Consumo, apenas 11% dos consumidores brasileiros estão satisfeitos com o atendimento das empresas.

Apostar em um ERP integrado pode ajudar a melhorar a experiência de compra desses usuários, já que a ferramenta mantém um histórico de relacionamento entre cliente e marca. Sem dúvida, um ERP para e-commerce com vários módulos ajuda a otimizar o atendimento, melhorando os resultados da loja.

Como escolher o ERP e o fornecedor certo?

Com tantas opções no mercado, as lojas do varejo precisam ficar atentas às características do ERP para escolher a ferramenta certa. Já pensou investir em uma solução que não atende as necessidades diárias do seu negócio? Você não pode correr esse risco.

Abaixo separamos quatro pontos que precisam ser levados em consideração na hora de escolher o seu ERP integrado. Confira!

1. Integração: para garantir o controle total sobre a sua loja, você precisa confirmar se o ERP para e-commerce realiza a integração de todos os canais de vendas, dados e operações.

2. Modelo de software com atualização contínua: essa característica também é importante no ERP integrado porque pode ajudar a evitar falhas técnicas e a manter todos os módulos do software funcionando.

3. Acesso a relatórios gerenciais simples e estratégicos: esse é outro ponto que precisa ser levado em consideração na hora de escolher o ERP para e-commerce. Isso porque o acesso a informações de qualidade pode ajudá-lo a garantir uma visão realista para tomar boas decisões.

4. Suporte e atendimento especializado: é importante verificar se o fornecedor do ERP integrado também oferece assistência e suporte adequados. Seja no esclarecimento de dúvidas, seja na resolução rápida de chamados, o apoio do fornecedor do sistema é essencial para os lojistas que precisam de agilidade na resolução de demandas e dúvidas dos clientes.

O ERP Master, desenvolvido pela Alternativa Sistemas, é uma ferramenta que possui todas as características acima, entre uma série de outros diferenciais importantes. Você pode conhecer mais sobre a solução aqui, ou descobrir na prática como as funcionalidades podem revolucionar a sua loja do varejo.

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