InícioArtigosQuais as características do melhor ERP para e-commerce?

Quais as características do melhor ERP para e-commerce?

Que o mercado de vendas online aumentou significativamente nos últimos anos, disso não há dúvida alguma. As vendas pela internet surgiram como uma oportunidade e foram impulsionadas, principalmente, por causa da pandemia, quando as vendas físicas tornaram-se inviáveis.

Contudo, passado um tempo após este advento, muitas empresas que apostaram no e-commerce aumentaram a sua demanda, tornando-se mais profissionais. Outras optaram por mesclar suas atividades com as vendas físicas para um melhor aproveitamento.

Mas o que todas essas empresas têm em comum? Elas foram obrigadas a melhorar a forma de gestão para sustentar o seu crescimento sem perder a qualidade do serviço e dos produtos. Para isso, foi preciso encontrar soluções.

Uma das soluções oferecidas pelo mercado é o ERP para e-commerce e tem sido adotada por grande parte dos gestores. O ERP é um sinal de amadurecimento das operações comerciais e é ideal para otimizar processos e melhorar a comunicação interna no negócio. Por meio dele, é possível ter uma visão macro de toda a operação, desde estoque, vendas, tributação, pagamentos, informações importantes para auxiliar na tomada de decisões.

Por que utilizar um ERP para e-commerce?

Como citado anteriormente, inúmeros são os benefícios de adotar um ERP para o e-commerce. Um deles é a integração de dados entre os setores da empresa que permite uma administração centralizada e o estabelecimento de estratégias baseadas em informações seguras da realidade da empresa.

Outro ponto importante ao utilizar um ERP é a comunicação interna. Como os sistemas estão interligados, a comunicação se torna simplificada, aumentando a produtividade e melhorando a gestão de tempo dos profissionais que não perdem tempo com atividades burocráticas.

Além disso, a integração dos dados de um sistema de gestão permite extrair relatórios detalhados para apoiar na tomada de decisões, garantindo transparência e credibilidade, bem como, minimizando a incidência de erros já que as informações podem ser facilmente comparadas em todos os setores do negócio.

Esses benefícios já estão à disposição no momento da implementação do sistema de gestão ERP e o gestor sente imediatamente a diferença de ter um suporte como este na administração do seu negócio.

Quando usar um ERP para e-commerce?

Agora que você já conhece as vantagens de usar um ERP deve estar se perguntando se o seu negócio já comporta o uso de um sistema de gestão. Primeiramente, é preciso analisar internamente quais as principais necessidades da operação naquele momento, bem como a médio e longo prazo.

Nesse caso, três fatores devem ser analisados: crescimento, profissionalização da operação e mudança de sistema de gestão.

Uma empresa que está em expansão e ainda não adota um sistema de gestão logo precisará de um suporte para organizar o fluxo operacional e o fluxo de dados, caso contrário, seu sistema arcaico não suportará o aumento de demanda, prejudicando a gestão.

Ao analisar as operações internas, identificar os desafios e buscar soluções, é possível chegar à conclusão de qual fornecedor de ERP vai atender melhor às necessidades da empresa. Um bom ERP para e-commerce vai ajudar a integrar operações em caso de fluxo alto ou mesmo gerar dados para tornar a empresa mais transparente quanto a suas operações, mas isso pode ir mais além.

Quais são as características essenciais de um ERP para e-commerce?

Outras características também podem ser encontradas em um ERP para e-commerce de boa qualidade. O ideal é que faça a integração de múltiplos canais, centralizando a operação e expandindo a capacidade da gestão.

Confira outras as características essenciais de um ERP para e-commerce:

●     Múltiplos CNPJs: A ampliação do mix de produtos pode ser benéfica para o e-commerce. Com um ERP para e-commerce, é possível fazer isso de forma organizada, podendo seguir em linhas diferentes e, assim, atingir nichos diversos, aumentando as vendas;

●     Integração com canais de venda: A integração de loja virtual, loja física e marketplace vai possibilitar a gestão das informações de estoque, compra, venda e o financeiro. Além disso, vai possibilitar a criação de ofertas e direcioná-las para cada público, sob a análise dos gestores que poderão acompanhar todo o processo;

●     Centralização da operação: Centralizar as operações vai tornar o negócio mais alinhado, pois todas as ações saem do mesmo lugar. Assim, é possível manter-se sincronizado quanto à tomada de decisões, uma vez que têm o mesmo objetivo;

●     Controle de estoque: O uso do ERP possibilita manter centralizados os dados dos produtos, garantindo o estoque em todos os canais de venda, evitando que um mesmo produto seja vendido sem que tenha em estoque;

●     Gestão de grandes quantidades de pedidos: Manter um grande fluxo de vendas de produtos requer uma capacidade de gerenciamento maior. Todavia, uma empresa não pode se eximir de crescer por não ter capacidade de gerenciar grandes quantidades de pedidos. Com o ERP, é possível gerenciar grandes quantidades de pedidos de forma rápida e automatizada, mantendo uma boa experiência ao cliente;

●     Conciliação de pagamentos: O ERP integrado com e-commerce permite a conciliação de pagamentos entre os canais do marketplace. O pagamento é direcionado ao administrador que repassa para os respectivos canais. Manter a conciliação de pagamentos agiliza a emissão das NF-e, tornando o processo da compra mais rápido e seguro, tanto para o cliente quanto para a empresa.

Agora que você sabe as características e benefícios que um ERP pode trazer para seu e-commerce, apresentamos o ERP Master da Alternativa Sistemas, um sistema completo que vai auxiliar no gerenciamento da sua loja online com mais rapidez e segurança.

O ERP Master oferece funcionalidades que permitem escalar as vendas do e-commerce mantendo a organização e o controle das operações, alinhando todos os canais de venda e melhorando não só a experiência do cliente, mas a experiência do gestor que, com o fluxo do seu negócio automatizado, poderá pensar em maneiras de fazê-lo crescer.

Quer saber o que mais o ERP Master tem a oferecer? Acompanhe todos os benefícios que o nosso sistema de gestão pode trazer para o seu e-commerce. Acesse já!

Populares

Conteúdo relacionado

Inscreva-se

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades e promoções da Alternativa Sistemas!