Em algum momento você já deve ter entrado em uma plataforma de e-commerce, preenchido o carrinho e desistido da compra. Por que isso aconteceu? Você se lembra o que motivou a desistir de fechar o negócio?Muitas pessoas não sabem dizer exatamente o que ocasiona a desistência, mas nós sabemos. Inclusive, sabemos como as empresas podem reduzir o abandono do carrinho. Também quer saber por que os clientes desistem de fechar um negócio e o que é preciso fazer para reverter esse problema? Então vem com a gente!
Por que o abandono do carrinho acontece?
Geralmente, o abandono de carrinho ocorre por detalhes.
Muitas empresas podem pensar que a demora para carregar a página, por exemplo, não é motivo forte o suficiente para impactar nas vendas. Mas o fato é que um segundo pode, sim, prejudicar a experiência de compra e fazer com que o cliente desista de fechar um pedido.
É claro que, além da demora para carregar a página, existem outros fatores que também podem ocasionar a desistência. Dê só uma olhada:
1- Processos burocráticos
Quando o cliente decide comprar um produto pela internet, ele está buscando praticidade. E se a empresa não entregar isso, ela está apenas a um passo de perder a compra e ver o seu cliente migrar para o concorrente.
Preencher formulários que pedem muitas informações ou ter que passar por uma série de etapas apenas para fazer o pagamento é realmente cansativo. E essa demora pode desestimular o consumidor, ainda mais se ele estiver realizando a compra por um dispositivo móvel.
2- Falta de desconto
As pessoas adoram receber descontos e tendem a priorizar empresas que oferecem esse tipo de benefício porque se sentem especiais e mais valorizadas.
Se, durante a compra, o cliente perceber que o concorrente está vendendo o mesmo produto com 5% de desconto à vista, por exemplo, ele ficará tentado em abandonar o carrinho e fechar negócio com essa empresa mesmo que ele já conheça a sua marca.
3- Altos custos com transporte
Que pessoa quer comprar um produto onde o preço do frete é igual ou até mesmo superior aos itens? Ninguém!
Uma das grandes vantagens de comprar pela internet é justamente a economia, concorda? Então, a empresa não pode esperar que o seu cliente finalize um pedido, se o custo com o transporte for inviável ou alto demais.
4- Pouca opção para pagamento
Estamos vivendo na era da transformação digital, onde qualquer pessoa tem acesso a novas tecnologias e bancos digitais.
Se a empresa não acompanhar essas mudanças, não adaptar os negócios e oferecer poucas opções para pagamento, ela estará limitando (e muito) o seu alcance. E, claro, reduzindo a chances de atender todos os perfis de clientes.
5- Falta de segurança
Não é comum, mas volta e meia aparece uma notícia falando sobre empresas que deixaram vazar dados.
As pessoas começaram a ficar mais preocupadas com a segurança das informações devido a isso, e hoje as plataformas de e-commerce que não parecem ser seguras podem muito bem desmotivar os clientes a concluírem os pedidos.
Como reduzir o abandono do carrinho
Agora que você já sabe o que ocasiona o abandono do carrinho no e-commerce, é hora de conferir as dicas que preparamos para resolver esse problema de uma vez por todas. Confira!
1- Simplifique processos
Seu cliente precisa passar por uma série de etapas até chegar na página de conclusão do pedido? Se a resposta for “sim”, que tal analisar a possibilidade de reduzir essas etapas e tornar o processo de compra mais simples?
Ao otimizar as operações, a sua empresa consegue melhorar a experiência do cliente e tornar todo o pedido muito mais rápido.
2- Melhore a usabilidade do site
O site funciona como a vitrine da sua loja, então se você quer que os seus clientes se sintam à vontade para adquirir produtos, você precisa garantir que a usabilidade da plataforma é realmente boa.
Já imaginou o cliente não localizar a aba de informações para inserir o endereço de entrega? Ou não conseguir acrescentar um produto no carrinho? Ou perder “horas” do tempo procurando um tipo de produto?
A experiência ruim vai refletir na sua satisfação, e se ele não se sentir satisfeito, isso pode muito bem prejudicar a sua decisão de compra.
3- Investir em segurança
Você quer que o cliente se sinta confiante em relação à empresa e que ele volte a fechar negócios no futuro, certo? Então você precisa investir em segurança para mostrar que a sua plataforma é realmente séria, se preocupa com a seguridade dos seus dados e que ele não corre o risco de ver suas informações extraviadas.
4- Ofereça cupons de desconto
Sabemos que nem sempre a empresa vai conseguir entregar a opção de “frete grátis”, ainda mais se a loja for pequena e não tiver parcerias com as transportadoras. Por isso, nossa última dica não poderia ser outra senão oferecer cupons de desconto.
Os cupons realizam abatimentos no preço final dos produtos, e os clientes podem ver nisso uma ótima oportunidade para economizar mesmo que precisem pagar pelo valor do frete.
Preparado para colocar as dicas em prática e reduzir o abandono do carrinho?
Se você gostou desse conteúdo, leia também nosso post sobre como fidelizar o consumidor digital e veja como é possível aumentar ainda mais as vendas do seu e-commerce!