27 de julho de 2022
Redação Alternativa

Será que chegou a hora de você trocar seu ERP?

O ERP integrado é um dos sistemas automatizados mais importantes para uma loja que está em franco crescimento. Com ele, a gestão do negócio consegue ficar bem mais simplificada, o que garante, entre outros benefícios, uma excelente experiência do cliente e boas vendas.

Veja como utilizar a solução na sua loja e aumentar seu retorno financeiro!

Por que a loja deve investir em um ERP integrado?

Um dos maiores benefícios em utilizar a solução é a manutenção da sua competitividade. Isso se deve ao fato de que o gerenciamento integrado diminui bastante os erros que podem surgir em processos mais manuais. Além disso, evita a perda de produtividade por parte do funcionário encarregado que precisa compor diversas planilhas mensais.

Investir em um ERP integrado também garante a possibilidade de agilizar as operações. Com os dados retidos em um único sistema de gerenciamento, a equipe pode melhorar a experiência do cliente, que se sente bem recepcionado e com suas dúvidas sanadas a tempo de realizar a compra.

Além disso, ao contar com um ERP integrado, a empresa tem maior capacidade de analisar as principais fontes de lucro e identificar caminhos possíveis para a continuidade de crescimento. Tudo isso com a possibilidade de compartilhar os dados com todos os setores de forma prática dentro do próprio sistema.

Dessa forma, a redução de custos com outros materiais gera a possibilidade de investimento em práticas mais efetivas para seguir atraindo os consumidores para a loja, o que acaba também dando a oportunidade da empresa entender melhor seu público-alvo e ser capaz de montar estratégias mais efetivas para as próximas vendas.

O que a empresa tem a ganhar com o investimento?

A adoção de um ERP integrado gera outras vantagens importantes para o bom funcionamento da loja e a manutenção das vendas. Listamos alguns dos benefícios abaixo. Confira!

Reduções estratégicas

Sem um sistema de gestão, é comum perder a noção do que está em estoque, o que prejudica as vendas a médio e longo prazo, bem como o relacionamento com o cliente.

Com o apoio de um ERP integrado, a empresa consegue manter o estoque atualizado digitalmente, reduzindo erros humanos e custos com outros materiais importantes para a execução do trabalho, como folhas, caneta, tinta de impressão, entre outros.

Maior fidelização de clientes

Por manter uma base de dados sempre atualizada com o perfil do seu público-alvo e informações precisas sobre as peças que sua loja têm em estoque, a comunicação com o cliente consegue ser bem mais assertiva e rápida.

Como consequência, o cliente se sente bem recebido pela equipe de comunicação, o que faz com que ele escolha retornar para comprar na loja antes de tentar explorar novas opções. Isso torna possível a sua empresa ganhar vantagem competitiva no mercado e fidelizar o consumidor com maior rapidez.

Junto com a fidelização, a loja também acaba ganhando com o marketing boca a boca, uma vez que o cliente satisfeito passa a indicar a loja a mais pessoas que também fazem parte do seu público-alvo.

Automatização de processos

Nem só de lucros de vendas vive um ERP integrado para uma loja. A partir do sistema, os gestores também conseguem conferir a contabilidade, tributos e informar pagamentos.

Assim, a empresa consegue pagar os funcionários em dia e arca com responsabilidades tributárias. O que também mantém a boa transparência das operações frente aos órgãos públicos e pode garantir a conquista dos melhores fornecedores dos produtos vendidos.

Tomada de decisão mais assertiva

Com o benefício de poder padronizar todos os processos e manter informações da loja em um único lugar, a equipe de gestão consegue tomar as melhores decisões para os negócios, Isso pode impulsionar as vendas e tornar positivo o impacto financeiro.

Com a ferramenta, a loja tem capacidade de analisar todos os processos com muito mais facilidade, podendo assim dar uma resposta aos parceiros comerciais com muito mais assertividade.

5 funcionalidades oferecidas pela solução

Agora que você já consegue visualizar melhor os benefícios que a sua loja pode ganhar apostando em um ERP integrado, separamos 5 funcionalidades essenciais para atingir a satisfação ao investir no sistema.

Emissão de notas fiscais

Para manter a transparência e o bom cumprimento com os tributos fiscais, a loja precisa garantir a emissão do documento que comprove as vendas realizadas.

A possibilidade de integração também facilita o arquivamento das notas fiscais, uma vez que por lei é necessário manter todas as comprovações por pelo menos 5 anos.

Gestão de estoque simplificada

Como adiantamos anteriormente, manter o estoque sempre atualizado faz toda a diferença na fidelização de clientes e bons fornecedores.

Com um sistema integrado que possua essa função, sua loja consegue preparar os pedidos para os fornecedores com antecedência, ganhando tempo e evitando ficar sem o produto para novas vendas.

Controle financeiro

Com um ERP integrado, a loja consegue identificar com muito mais facilidade todos os gastos que estão sendo feitos no empreendimento.

O controle financeiro também auxilia bastante na tomada de decisão, uma vez que é possível visualizar com precisão onde se pode estar errando nas finanças e evitar ficar no vermelho.

Controle de vendas

O controle de vendas no ERP é uma solução que beneficia diretamente o controle financeiro, afinal, ao realizar esse tipo de gestão, a loja consegue ter um maior controle no faturamento e analisar como anda a equipe de vendas.

Dessa forma, a loja pode até mesmo mudar as estratégias de marketing de um produto, podendo destacar algum item ou até mesmo optar pela sua retirada do catálogo para evitar prejuízos.

Conheça nosso ERP Master e saiba mais como é possível otimizar os processos de venda da sua loja e manter seu workflow!