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Como a venda de kit de produtos ajuda na captação de clientes?

Ainda hoje é comum nos depararmos com o famoso “leve 2 pague 1” nas lojas físicas e de e-commerce. Porém, você sabia que existe outra prática que também pode motivar o cliente a fazer negócio: montar combos e kits de produtos.

A sua loja já utiliza essa estratégia para aumentar as vendas?

Se a resposta for “não”, pegue uma boa xícara de café, sente-se em uma poltrona e prepare-se! Neste artigo, você vai descobrir por que montar combos e kits de produtos pode ser uma ação altamente lucrativa para a sua empresa.

Preparado?

Combos e kits de produtos: o que é e como funciona?

Montar combos e kits de produtos é uma estratégia de vendas bastante simples de ser aplicada. A loja precisa selecionar os itens que mais combinam entre si, que possuem boa qualidade e preço, e que tendem a satisfazer as necessidades do mesmo perfil de comprador.
Quando aplicada corretamente, a estratégia pode aumentar as vendas, melhorar o giro de estoque, fortalecer o relacionamento com a marca e até atrair a atenção de clientes.

Por que vender combos e kits de produtos?

Quando uma pessoa decide comprar uma mercadoria, é comum ela acrescentar mais itens no seu carrinho. Isso ocorre porque, ao longo da compra, vai descobrindo que possui outras necessidades.

Quem trabalha no varejo sabe que existe uma grande variedade de itens à venda. Também que a disputa por preço é acirrada, e que é preciso sempre aplicar estratégias novas para atrair (e manter) a atenção do consumidor.

Vender combos ou kits de produtos é, portanto, uma ação que pode ajudar a suprir as novas necessidades do cliente e, ao mesmo tempo, melhorar os resultados e a reputação da loja.

Por exemplo, se um cliente vai até a farmácia comprar uma loção pós-barba e se depara com um kit que acompanha creme para barbear e um tônico, qual você acha que será a escolha dele na hora de fechar negócio: comprar o item avulso ou pagar um pouco mais pelo combo inteiro?

Certamente, ele estará mais propenso a comprar o kit, porque entende que os outros itens também fazem parte da sua rotina e que, ao adquirir todos os itens juntos, pode economizar.

Ou seja, a empresa tende a lucrar mais.

Vantagens de aplicar a estratégia

O maior benefício da estratégia de montar combos e kits de produtos é que a loja consegue aumentar as suas vendas significativamente. Entretanto, existem outras vantagens que também merecem ser destacadas neste tópico.

Abaixo, veja quais são:

1- Captação de clientes

Como falamos no início do texto, o cliente adora uma promoção. Quando vê que pode adquirir vários produtos e pagar menos por isso, ele se sente motivado a entrar na loja física ou de e-commerce e fechar negócio.

Nesse sentido, aplicar a estratégia de montar combos e kits de produtos pode ajudar então a empresa a captar cada vez mais compradores.

2- Giro de estoque no armazém

Além da captação de clientes, a estratégia também pode ser útil para melhorar o giro de estoque da empresa.

Sempre haverá alguns produtos que são favoritos do cliente, enquanto outros nem tanto. Assim, é possível usar essa estratégia para impedir que os produtos com menos giro de estoque fiquem muito tempo parados ou perdendo valor.

3- Compensação do frete

Outra vantagem de vender combos e kits de produtos é que a empresa consegue compensar o valor do frete. O preço do transporte pode ser dividido pela quantidade de itens a serem entregues, o que consequentemente pode aumentar a margem para cada mercadoria.

4- Maior lucratividade

Se vende mais produtos e melhora o giro de estoque, a empresa consegue alcançar maior lucratividade. Além disso, os custos com armazém diminuem e a loja para de sofrer perdas e desperdícios relacionados ao estoque parado.

5- Geração de valor

Outro benefício de montar combos e kits é que a estratégia consegue gerar mais valor para a marca. O cliente entende que a empresa quer ajudá-lo a economizar, e esse pensamento pode fazer com que passe a vê-la de forma mais positiva e diferenciada.

Como a loja pode montar combos e kits de produtos para vender mais?

Agora que você já sabe como funciona a estratégia e quais são os seus benefícios, que tal conferir algumas dicas simples para montar combos e kits de produtos?

1- Defina os produtos que farão parte do kit

A primeira dica para ter sucesso na estratégia é selecionar todos os produtos que farão parte do kit. Nessa etapa, o ideal é que a sua empresa já tenha definido o objetivo do kit e qual será o público-alvo.

Por exemplo: o kit vai ser vendido para o dia dos namorados? Os produtos serão para o público feminino, masculino ou unissex?

2- Coloque um preço atrativo

Depois de definir os produtos, é hora de colocar um preço justo e atrativo para a venda. O ideal, aqui, é a loja chegar a um meio-termo para beneficiar o bolso do consumidor e também o caixa da empresa.

3- Entregue um kit que atenda as necessidades do consumidor

Nossa terceira dica é montar um kit capaz de atender as necessidades do seu público-alvo. Nada de acrescentar produtos aleatórios apenas para liberar estoque, ok? Mas, sim, separar as mercadorias que terão valia e serão verdadeiramente úteis para o consumidor.

4- Acrescente itens com pouco giro de estoque

Ali em cima mencionamos que a estratégia pode ser usada para melhorar o giro de estoque, mas isso não significa que a sua loja deve fazer um kit com apenas um produto interessante e outros três itens obsoletos.

Nesse caso, o ideal é selecionar apenas um item que possui pouco giro e, no mínimo, acrescentar outros dois produtos com alto valor agregado ao cliente.

5- Não misture produtos de alto e baixo preço

Selecionar produtos na mesma faixa de preço também é importante para ter sucesso na estratégia. Se o cliente perceber que a sua loja está oferecendo um kit com apenas um produto de valor, ele não irá comprar e a empresa só terá prejuízo.

6- Lance o kit em uma boa plataforma de vendas

Por último, lance o kit em uma boa plataforma de vendas. O marketing é essencial para direcionar a oferta ao público certo, então escolha canais que concentram um grande número de pessoas e que, de preferência, sejam usados pelo seu perfil de cliente.

Já se sente preparado para aplicar a estratégia e aumentar as vendas?

Se você gostou desse conteúdo, leia também nosso post “Qual modelo de negócio escolher: e-commerce, marketplace ou os dois”, e descubra a modalidade certa para a sua loja!

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