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Como utilizar um ERP na sua loja de calçados

Grandes estoques, prateleiras repleta de produtos e uma alternância incessante de clientes que buscam encontrar o produto perfeito. Esse é o típico cotidiano de um estabelecimento vendedor de calçados.

Uma palavra define muito bem o cotidiano dessas lojas: impermanência. Uma palavra de cunho filosófico, que descreve muito bem as movimentações constantes desses negócios, que precisam sempre se reinventar.

Neste post, você vai entender como um sistema de gestão ERP pode ser o principal aliado do varejo de sapatos e como essa ferramenta pode facilitar a rotina dos comerciantes, trazendo muito mais praticidade e produtividade.

O setor de calçados de hoje

O mercado de calçados conta com uma previsão bastante otimista para o seu crescimento durante o ano de 2022. Notícias mais do que bem-vindas para o setor, que foi impactado fortemente pela chegada da pandemia do Coronavírus (COVID-19).

De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), o setor de calçados deverá crescer 2,6% em 2022 no Brasil, que ocupa a posição de quinto maior produtor do mundo.

Os estudos da Abicalçados projetam um total entre 820,8 milhões e 828 milhões de pares novos no país. Vale ressaltar que, mesmo com o crescimento previsto para o ano de 2022, o setor ainda não irá se igualar ao seu momento pré-pandemia.

Para que o mercado recupere o seu volume de produção e vendas do período pré-pandemia, precisará crescer mais 8%, além da previsão para o ano de 2022.

A boa notícia é que a pandemia demonstra sinais de amenização e o sentimento da população é de maior otimismo, fator determinante para a retomada comercial de qualquer setor.

Ao que tudo indica, não apenas o crescimento mas a superação dos indicadores de 2020 é apenas uma questão de tempo. O mercado já está em crescimento, cabe ao setor se preparar para essa fase.

Lidando com os novos desafios

Ainda com base nos impactos trazidos pela pandemia, é notável o quanto o mercado, como um todo, se moveu em direção às possibilidades digitais.

Com uma maior exposição à rede, era praticamente inevitável que os comerciantes migrassem os seus negócios para o mundo virtual, a fim de manter o ritmo de vendas natural.

Nem tudo são más notícias para esse período tão tenebroso de crise sanitária mundial. A transformação digital parece ter ganhado forças durante o período pandêmico e aquilo que era inevitável foi acelerado.

O acesso aos meios digitais, como é o caso dos e-commerces voltados para o setor calçadista, fez com que muitos comerciantes pudessem multiplicar os seus faturamentos, sem que precisassem se esforçar mais para isso.

Além disso, a boa utilização das ferramentas digitais permite que a loja de calçados conte com uma melhor organização do seu controle de estoque, o que é fundamental para a manutenção dos serviços.

Se você pretende fazer parte da margem de mercado que irá crescer durante o ano de 2022, então confira abaixo quais são os maiores benefícios da utilização de um ERP (Sistema Integrado de Gestão Empresarial) de alto nível, em uma loja de calçados.

Utilizando ERP na loja de calçados

Agilidade, organização e produtividade. Essas palavras definem muito bem quais são os impactos da utilização de um sistema de gestão ERP em uma loja de calçados.

Além do mapeamento completo do estoque (o que por si só, já é um suporte incrível), o ERP pode garantir uma série de outras funcionalidades práticas, que otimizam a rotina do comerciante.

Para que a integração completa dos serviços possa acontecer, é importante contar com todas as funcionalidades dessa ferramenta. Afinal, a utilização plena de um ERP no setor de calçados pode garantir a utilização de:

  • Notas fiscais: Emissões automatizadas de notas fiscais, com base em uma preconfiguração, o que complementa o processo de compra de qualquer item.
  • Integrações com o e-commerce: Se o mercado se faz presente na internet, a integração do ERP ao marketplace pode se tornar um diferencial para o comerciante, que poderá automatizar o controle de vendas.
  • Controle de estoque: O controle de estoque de uma loja de calçados é obrigatório. Novos produtos entram e saem o tempo todo, sem o devido controle, o que torna impossível gerenciar o negócio com excelência.
  • Ajuste na precificação: O preço sofreu alterações ou uma promoção está em vigor? Então, simples ajustes podem simplificar o acesso aos novos registros, que podem ser replicados automaticamente para todos os terminais.
  • Logística: Com recursos de logística, é possível analisar todo o processo de vendas, desde a chegada do produto até a venda. Essa observação permite que os gaps possam ser encontrados e corrigidos com agilidade.
  • Controle de caixa: O mais importante em um negócio é o seu retorno. Assim sendo, o controle de caixa há de ser um das mais importantes e necessárias funcionalidades de um sistema de gestão.

Como você pode observar, todas as funcionalidades apresentadas acima demonstram a importância da integração de ferramentas digitais ao comércio de calçados.

A chegada do digital deve ser vista como uma grande oportunidade para o crescimento do negócio, seja em sua expansão, ou então, no alcance das metas.

O mercado de calçados está em crescimento, portanto demonstra que, mais do que nunca, o momento certo para aperfeiçoar a estrutura interna de vendas é exatamente agora.

Transformação digital no setor de calçados

Para que as vendas ocorram e o seu negócio cresça, é preciso que você saiba administrar muito bem a oferta de seu produto. E, o mais importante, é que você saiba como precificar o seu produto.

O preço da venda é um valor-chave para a decisão de compra do cliente. Lembre-se, além de você, o mercado está repleto de concorrentes, e eles podem oferecer um serviço tão bom quanto o seu.

Saiba como calcular o preço ideal para os seus produtos. Acesse o post da Alternativa Sistemas e entenda tudo sobre o assunto.

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