InícioArtigos5 Motivos para implementar hoje um software de B.I. em sua empresa

5 Motivos para implementar hoje um software de B.I. em sua empresa

Você possivelmente já ouviu falar na importância da análise de dados na economia atual.

Sua empresa já gera centenas de informações comerciais todos os dias por trás das vendas realizadas; você sabia que pode utilizar essas informações a seu favor para vender mais, diminuir custos de operação e evitar perdas de clientes?

Para isso existem os softwares de business intelligence (conhecido como B.I. ou inteligência de negócios). O objetivo de um BI é facilitar a coleta, organização e análise de dados de forma que seja possível extrair insights e indicadores que norteiam decisões importantes, agregando vantagens como:

● Maior competitividade;
● Diminuição de custos de operação;
● Economia de tempo e decisões mais rápidas;
● Aumento de ticket médio;
● Diminuição de perda de clientes (churn);
● Acompanhamento de métricas de resultados;
● Dentre outras vantagens.

Ter acesso a dados comerciais de forma otimizada trás diversas vantagens para sua gestão e seu negócio. Separamos aqui 5 motivos para entender na prática como o software Salescope BI vai ajudar sua empresa logo no primeiro dia de uso.

No final do artigo temos uma surpresa exclusiva para usuários do ERP Master da Alternativa Sistemas.

Motivo 1 – Conheça seus números para crescer

imagem-1 5 Motivos para implementar hoje um software de B.I. em sua empresa

Já ouviu a expressão “Se você não conhece seus números, não conhece sua empresa”?

Nesse ponto, utilizar um software de BI é transformador. Além de entregar alta performance em análises e cruzamento de informações de forma prática, você entenderá os números de sua empresa de forma descomplicada e acessível, sem navegar por dezenas de telas e planilhas.
Sem enrolação, você visualiza o que precisa, quando precisa. Isso muda sua rotina de gestão. Olha só esse exemplo:
Quanto tempo você ou sua equipe levaria para criar um dashboard de vendas com mais de 20 indicadores de desempenho tanto por produtos como por vendedor? Tudo isso utilizando mapas e gráficos em painéis dinâmicos com fácil interpretação? Imagine o ganho de produtividade e os insights possíveis que você e sua equipe terão em
um ambiente que permita filtrar e analisar dados comerciais de forma instantânea. É você no controle dos dados!

Motivo 2 – Identifique oportunidades e acompanhe os resultados

imagem-2 5 Motivos para implementar hoje um software de B.I. em sua empresa

Identificar oportunidades e acompanhar resultados são atividades que todo gestor precisa realizar diariamente, mas a burocracia dos números muitas vezes pode tornar esse acompanhamento um grande desafio.

Dá para crescer sem uma estratégia baseada em dados? Até dá, se estiver disposto a desempenhar tempo e recursos que muitas vezes não são bem aproveitados.

Utilizando uma plataforma de BI como o Salescope BI tanto seu trabalho se torna mais fácil, como os resultados são produzidos de forma mais eficiente. Equipe e gestores saem ganhando com acesso fácil e personalizado a resultados.

Como isso funciona na prática?

Imagine que sua empresa precisa lançar um produto de alto valor agregado e ao mesmo tempo eliminar produtos parados no estoque. Qual a melhor maneira de se realizar essa ação?

Simples: Identificando e acompanhando.

Usando o BI você pode traçar o perfil de compra de seus clientes por região:

● Regiões com clientes que compram com maior frequência e volume;
● Regiões com clientes em risco de inatividade.

Você pode criar ações de lançamento de produtos exclusivos ou com alto valor agregado direto com as equipes de vendas de cada região. Ou, para eliminar produtos sem saída, oferecer promoções especiais para clientes com baixa atividade de compra, em regiões que agrupam esse perfil.

Motivo 3 – Seu cliente é mais que um número. Conheça ele para vender mais.

imagem-3 5 Motivos para implementar hoje um software de B.I. em sua empresa

Salescope BI cruza o histórico de vendas de seus clientes utilizando inteligência artificial para classificar o perfil de sua carteira, atribuindo a cada cliente uma avaliação de
frequência de compras, valores, ticket médio, risco de perda, dentre outros indicadores.
Entender o comportamento de compra de seus clientes permite realizar atendimentos personalizados mais assertivos, o que significa aumento de ticket médio e frequência de compras.
Descobrir o perfil exato de cada cliente também ajuda na criação de ações promocionais personalizadas para cada segmento de clientes de sua carteira.

São os dados da sua empresa trabalhando ao seu favor!

Motivo 04 – Um time de vendas superpoderoso Não

imagem-4 5 Motivos para implementar hoje um software de B.I. em sua empresa

Não seria ótimo ter um time de vendas munido de informações que o ajudasse a vender mais e melhor? Com um software de BI você pode aumentar o potencial de produtividade da equipe comercial de forma instantânea. Veja como:

Imagine que seus representantes comerciais, que fazem os roteiros de visitação, pudessem ter acesso a informações valiosas de cada cliente como:

● Perfil de compra;
● Localização física do cliente em um mapa (e quais outros clientes estão próximos);
● Lista de produtos mais comprados por cada cliente;
● Ticket médio;
● Histórico de compra e chance de perda;
● Dentre outras dezenas de informações valiosas.

Parece um trabalho sem fim gerar esses relatórios e mapas individualizados para cada representante, mas não é: com Salescope BI você compartilha análises, mapas, dashboards, painéis personalizados para cada membro da equipe, com anotações individualizadas e metas de vendas. Tudo isso de forma fácil e com poucos cliques.

O compartilhamento de informações agrega força ao seu time de vendas, que vai para a rua com argumentações e estratégias baseadas em dados e inteligência de negócio. Tudo de forma segura e ágil.

Não perca essa vantagem competitiva!

Motivo 05 – Trabalho remoto com segurança e agilidade

imagem-5 5 Motivos para implementar hoje um software de B.I. em sua empresa

Em tempos pós-pandêmicos, a economia se adaptou para trabalhar remotamente. O Salescope BI permite que seus funcionários analisem números de casa, mesmo sem acesso à rede ou computadores da empresa, utilizando a tecnologia Salescope Cloud que é fornecida gratuitamente a todos os usuários do sistema.

Não quer fornecer acesso completo aos sistemas de sua empresa? Fique tranquilo, a segurança das suas informações é nossa prioridade. O Salescope BI é certificado e desenvolvido com máximo de segurança. E com controles avançados de acesso aos dados, você pode definir o que cada usuário pode visualizar, analisar e compartilhar.

Motivo Bônus

Vimos até aqui 5 motivos que levam um software de BI a otimizar as rotinas de vendas de seu negócio. Se ainda não tem implementado na sua empresa uma plataforma de BI para analisar, organizar e colocar seus dados como fator preponderante no sucesso do negócio, essa é sua oportunidade.

Usuários do ERP Master da Alternativa Sistemas ganham automaticamente:

30 dias gratuitos para testar com as suas vendas. Você assina apenas se gostar;

● 10% de desconto na mensalidade por 12 meses;
● Isenção total da taxa de implantação. Após os 30 dias você paga apenas a mensalidade, e cancela a qualquer momento sem multas ou taxas escondidas.

Quer aproveitar essa oportunidade?

Baixe agora o Salescope BI e experimente grátis!

Populares

Conteúdo relacionado

Inscreva-se

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades e promoções da Alternativa Sistemas!