18 de maio de 2022
Redação Alternativa

Sua loja de roupas possui uma super ferramenta para gestão?Você já pensou em como uma loja de roupas pode utilizar um sistema ERP integrado para a gestão?

A ferramenta surgiu nos anos 50 e passou a ter um papel importante no planejamento dos recursos de manufatura nos anos 70. Desde então, a tecnologia já evoluiu muito — com novas funcionalidades — e, hoje, também é considerada uma solução indispensável para o varejo.

Dentro de uma loja de roupas existem muitos processos e operações, assim como em qualquer outro ramo de negócio. Contatar fornecedores, comprar as peças certas para cada coleção, emitir notas fiscais e cuidar da logística estão entre as principais atividades.

Para conseguir manter o controle de mercadorias em uma variedade de estilos, tamanhos, ajustes, tecidos e cores, a empresa precisa contar com uma solução capaz de manter todas as informações salvas. Do contrário, a gestão pode ficar uma verdadeira bagunça.

Até há pouco tempo, o controle de peças e processos precisava ser feito manualmente, porque não existia uma ferramenta própria para essa finalidade. No entanto, hoje a loja de roupas não precisa mais depender de métodos ultrapassados e pode, sim, utilizar um ERP integrado.

Quer saber como essa ferramenta pode beneficiar a sua loja de roupas? Então prepare-se porque este post foi escrito para esclarecer todas as dúvidas sobre o assunto.

Aproveite!

Mas, antes, o que é e como funciona um ERP integrado?

O ERP, ou “Enterprise Resource Planning”, é um sistema de gestão que integra todos os setores da empresa em um só lugar. Ou seja, todas as pessoas que trabalham nas áreas comercial, estoque, financeiro, distribuição e atendimento podem acessar a mesma ferramenta e desempenhar suas funções.

Se a área de compras decidiu fazer um pedido de produtos, o profissional responsável pode inserir essa informação dentro do sistema em poucos cliques. Ao receber o pedido, o setor de estoque pode verificar se os itens recebidos batem com o solicitado. E atualizar a quantidade conforme for realizando as entregas.

Isso significa que a empresa não precisa se preocupar com equívocos ou outros problemas relacionados à falta de informação. Dentro do ERP integrado, a empresa funciona como um todo e cada um dos processos ou produtos pode ser monitorado em um mesmo layout.

Como o ERP integrado beneficia a loja de roupas

Agora que você já sabe o que é e como funciona um ERP integrado, veja como o seu negócio de vestuário pode se beneficiar da implantação da tecnologia.

#1 Simplificar as operações comerciais

A loja de roupas precisa fazer pedidos constantemente para manter o catálogo atualizado e dentro das principais tendências.

Manter essa constância pode se tornar trabalhoso e demorado, caso a equipe precise solicitar as compras ou fazer o cadastro de fornecedores manualmente.

O ERP, portanto, ajuda a loja de varejo têxtil a simplificar as operações comerciais, uma vez que concentra todas as informações no mesmo sistema. Também porque permite o cadastro automático de clientes e fornecedores.

#2 Ativar a colaboração entre os membros da equipe

A falta de comunicação entre os membros do time é um problema que pode prejudicar qualquer ramo de negócio. Afinal, sem diálogo, não existe parceria. E sem parceria, não existe colaboração ou espírito de equipe.

Já imaginou conseguir unir todo o time e garantir um trabalho unificado?

Então, um ERP integrado também é capaz de fazer isso pela sua loja. Permite a troca rápida de informações, o que possibilita que seus colaboradores trabalhem em conjunto e deem continuidade às funções.

#3 Simplificar o processamento de pedidos e devoluções

Imagine que um cliente decidiu trocar uma peça de roupa porque não gostou, e que você precisa verificar cada uma das notas de venda para fazer o estorno ou a devolução. Se o processo for feito manualmente, isso pode levar horas. Já pensou na insatisfação do cliente em ter que esperar um retorno?

Porém, com um sistema ERP, as coisas não precisam ser tão complicadas. As notas de vendas ficam salvas no banco de dados da empresa, o que permite que a vendedora ou vendedor localize a nota em poucos segundos.

#4 Ter visão de estoque sempre atualizada

Um estoque parado é o mesmo que deixar o dinheiro estático nas prateleiras. Geralmente ocorre porque a loja comprou mais peças do que o necessário ou porque escolheu produtos com pouco giro e demanda.

O ERP integrado também impede que a loja de roupas sofra com o estoque parado porque garante uma visão mais ampla sobre todo o depósito. A pessoa responsável por fazer as compras pode acompanhar de perto quais são os itens com mais e menos giros, bem como identificar os produtos que estão em falta ou que não requerem mais aquisição.

#5 Melhorar o relacionamento com clientes e fornecedores

A relação com as pessoas é um dos pontos mais importantes dentro da loja de roupas. São os clientes que adquirem as mercadorias e fazem a empresa ter lucro, enquanto os fornecedores entregam os produtos certos para atender o cliente.

Se a empresa não mantém um bom relacionamento, as operações da loja podem ser um verdadeiro desastre.

Além de otimizar operações comerciais, ativar o espírito de equipe, simplificar pedidos de devolução e melhorar o controle de estoque, o ERP também ajuda a aprimorar a relação com clientes e fornecedores. Isso porque permite integrar diversos canais de atendimento que ajudam na experiência com a marca.

#6 Automação de processos

Cadastro de produtos, emissão de notas fiscais, impressão de etiquetas e faturamento são alguns dos principais processos que podem ser automatizados com um ERP integrado.

A empresa pode, portanto, simplificar tarefas que até então eram burocráticas. Também planejar melhor esse tempo de serviço para realizar outras atividades importantes.

#7 Análise de dados para previsão

Outra vantagem que não podemos deixar de citar neste texto está relacionada à previsão e tomada de decisão baseada em dados.

Como todas as informações ficam salvas dentro de um mesmo software, a empresa pode calcular indicadores de desempenho automaticamente e analisar dados atualizados que aceleram a formação de estratégias.

O gestor pode verificar os indicadores para descobrir se os esforços estão sendo convertidos em vendas, por exemplo. Também quais vendedores estão com melhor desempenho, qual o mês gerou mais lucro, entre outros.

Como o sistema da Alternativa pode ajudar

O ERP da Alternativa Sistemas é uma tecnologia que foi desenvolvida para modernizar e integrar todas as operações da sua loja de roupas. Seja on-line ou offline.

Possui funcionalidades que permitem conciliar pagamentos, controlar o estoque, inclusive analisar produtos e clientes por meio do método de curva ABC.

Não só isso, torna o faturamento mais simplificado e permite emitir notas e cupons fiscais em poucos cliques, e imprimir etiquetas de postagem e gerenciar códigos de rastreio.

Com o ERP integrado da Alternativa, a loja de roupas ainda consegue integrar todas as operações logísticas junto a diversas transportadoras. Além de customizar relatórios, oferecer mais canais de atendimento e até realizar cadastro de clientes e fornecedores em massa.

Ou seja, o sistema pode ajudar a englobar todas as operações da loja de roupas. E, assim, tornar a empresa uma verdadeira potência.

Não acredita que uma única solução é capaz de fazer tudo isso? Então teste o ERP integrado da Alternativa Sistemas na prática, e descubra você mesmo todos os benefícios!