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5 dicas valiosas para evitar o abandono de carrinho na Black Friday

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Segundo informações do levantamento E-commerce Radar de 2019, a taxa média de abandono de carrinho de compras no Brasil é de 82%. E diversos são os fatores que contribuem para esta estatística.

E para fugir dessa realidade e driblar as estatísticas durante a Black Friday, é possível adotar alguns cuidados que evitem surpresas e desistências de compra em sua loja virtual.

Neste sentido, acompanhe as 5 dicas essenciais para evitar o abandono de carrinho em sua loja de forma inteligente e precisa:

#Dica 1: Garanta um fluxo de compras simples e certeiro

Um dos motivos que leva o seu consumidor ao abandono de carrinho é a existência de um fluxo de compras muito complexo e demorado. Na Black Friday isto é, particularmente, preocupante, já que a tomada de decisão de seu cliente pode estar mais vulnerável e insegura.

Quando um consumidor toma a decisão de realizar a compra, ele quer realizar este processo de maneira rápida e simples. Isso ocorre por dois motivos centrais: processos muitos complexos trazem desconfiança ao consumidor e a demora no fluxo de compra pode mudar a decisão do cliente e levar à desistência da compra.

Para evitar isso, garanta um fluxo de compras livre de lags, não peça mais informações do que o necessário, facilite o cadastro de informações – através de automatizações de preenchimento de cadastros com contas Google ou Redes Sociais – e adote um layout de cadastro intuitivo e autoexplicativo.

#Dica 2: Não engane o seu cliente 

Na Era da Informação, se tem uma coisa que o seu cliente não é, é bobo. Neste sentido, é muito importante que a sua loja adote uma postura de transparência e ética na hora de apresentar informações sobre o seu produto, condições de pagamento e entrega.

Por isso, adotar estratégias de baixa na precificação e aumento na taxa de entrega para recuperar o preço estão fora de cogitação. Principalmente durante a Black Friday, em que o alerta de investigação do seu consumidor está ativado.

Por isso, adote a transparência ao seu fluxo de vendas, isso vai evitar que o seu consumidor encontre surpresas desagradáveis ao longo do processo de compra e abandone o carrinho.

#Dica 3: Adote um checkout facilitado

É muito interessante variar as opções de pagamento para o seu cliente, mas o que não é legal é obrigar o seu cliente a migrar para outra página durante a finalização da compra.

Este processo de migração é um grande ponto de fuga dos consumidores, pois com a abertura de nova página muitos ficam confusos e perdem a segurança na compra que está sendo efetuada.

Por isso, oferecer um checkout facilitado e transparente, é muito importante para garantir a confiança do seu consumidor durante todo o processo de compra realizado durante a Black Friday. Lembre-se: nesta data de campanha, seus concorrentes também estão em promoção e podem ganhar o seu consumidor nestes pequenos detalhes.

#Dica 4: Se a promoção foi o chamariz para o seu cliente, não deixe ele escapar!

Muitos consumidores vão chegar até a sua loja porque tiveram acesso a uma promoção com condições imperdíveis ou ganharam algum cupom de desconto especial para a Black Friday.

Porém, muitos consumidores chegam atrasado nesta corrida e quando vão conferir as ofertas enviadas para ele ou utilizar o cupom de desconto, estes já perderam a validade. A discussão neste momento é: vale a pena perder a compra por um simples atraso?

A resposta, na maioria das vezes, é não. Por isso, inclua mecanismos de contato com o cliente, para que ele possa acessar as promoções ou cupons que lhe interessaram. Além de aumentar a garantia do fechamento da compra, isto vai oferecer uma ótima experiência de atendimento ao seu cliente, podendo até mesmo fidelizar o consumidor.

Só tome cuidado para não ser insistente ou invasivo, pois assim você estaria corrigindo um problema e arrumando outro. Bom senso é a palavra-chave!

#Dica 5: Facilite a navegação do seu cliente

Ao ter contato com a sua loja, o cliente não deve ter dificuldades em encontrar um produto ou acessar uma informação. Pelo contrário, todo o fluxo deve ser facilitado e ágil.

Por isso, categorizar os produtos, garantir descrições bem completas, fotos com boa exposição, barra de pesquisa de produtos e mecanismos de recuperação de cadastro – como senhas, login etc – são toques e cuidados essenciais para que o seu consumidor se sinta à vontade em sua loja.

Tenha em mente que o seu site é a sua vitrine, que deve estar sempre bem cuidada e preparada para receber o consumidor.

Através destas 5 dicas, a sua loja consegue estar pronta para funcionar de maneira inteligente e profissional durante a Black Friday e evitar ao máximo o abandono de carrinho. Por óbvio, que ter uma loja virtual impecável, não é garantia de conversão completa, mas com toda a certeza, é uma garantia de diminuição na taxa de abandono de carrinho.

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