As datas comemorativas são sempre uma ótima oportunidade de vender. Com o Dia do Consumidor, comemorado em 15 de março, batendo à porta, que tal pensar em ações especiais para gerar leads, conquistar clientes e aumentar a receita?
Nada como uma boa promoção para aquecer as vendas na internet, não concorda? Uma pesquisa do Gartner, inclusive, revela um aumento de 49% nas compras dos compradores por causa de cupons on-line.
Além disso, quando as vendas instantâneas e os descontos se tornam cada vez mais tentadores para os consumidores digitais, nenhuma campanha de marketing pode igualar os resultados imediatos e infalíveis das promoções de vendas.
As estratégias promocionais visam aumentar a demanda, incentivando seu público a experimentar seus produtos ou serviços. Confira, neste post, algumas ações que você pode incluir no planejamento do seu e-commerce para o Dia do Consumidor.
1. Compre um, ganhe outro
Que atire a primeira pedra quem não gosta de algo grátis. Uma oferta do tipo ‘Compre um, leve dois’ capitaliza essa tendência psicológica. Dar aos clientes a percepção de brindes ajuda a multiplicar as vendas rapidamente.
Uma promoção do tipo é provavelmente a mais eficaz de todas as estratégias. Para as empresas, é melhor limpar seu estoque com um lucro decente. Mas a verdadeira essência desse tipo de oferta está no ganho duplo que oferece tanto para clientes quanto para vendedores.
Usando esta promoção, você está compartilhando seus lucros com os clientes. Em troca, obtém mais vendas e reconhecimento da marca. Aqui estão algumas dicas para criar uma estratégia de marketing perfeita:
- Escolha o conjunto certo de produtos para garantir que se esteja em uma posição de equilíbrio;
- Identifique seu público-alvo para promover a oferta para as pessoas certas;
- Escolha estrategicamente o momento da sua oferta para conseguir mais vendas;
- Crie um senso de urgência e aproveite o medo dos clientes de perder a oportunidade.
- Forneça facilidade de acesso para garantir que seus compradores possam aproveitá-la em grande número.
2. Frete, troca e devoluções grátis
Se você administra um e-commerce, seu maior problema são os carrinhos abandonados. O frete grátis funciona como uma promoção de vendas automática e ajuda a resolver esse problema em um piscar de olhos.
A ideia de pagar mais pelo frete não agrada a ninguém. Se você adicionar os custos de envio ao preço original, os custos do envio gratuito aumentarão inegavelmente as vendas.
Dica: condicione o frete grátis. Incentive os clientes a gastar uma certa quantia para obter frete grátis. Por exemplo, acima de R$100.
Além disso, você pode oferecer trocas e devoluções sem custo extra e atrair o consumidor digital a comprar despreocupada e repetidamente. Na verdade, 95% dos compradores compram repetidamente em lojas que oferecem devoluções e trocas fáceis. Promova sua política gratuita de troca e devolução em seu e-commerce e redes sociais para incentivar mais compras.
3. Período de teste ou amostras
Lançar um novo produto ou abrir um novo e-commerce significa lentidão nos negócios nos primeiros dias. Oferecer um período de teste ou amostras grátis ao realizar uma compra são uma ótima solução para aumentar suas vendas e ter sucesso desde o início.
Essa é a lógica por trás das promoções de amostra grátis – dar uma ideia do que você oferece e atrair os clientes. Se você planeja desenvolver alguma estratégia do tipo para o Dia do Consumidor, confira como fazer isso corretamente:
- E-commerces: dê ao consumidor digital uma amostra grátis na compra de um produto relevante. Adicione uma caixa de teste com os produtos que você deseja que eles experimentem em seu site. Envie e-mails sobre opções de amostragem gratuitas em sua loja.
- Empresas de serviços: um período de teste funciona bem para soluções de software. Na verdade, a maioria das empresas que usam testes gratuitos vê um aumento de 10% em novas vendas.
4. Descontos e vendas sazonais
As promoções funcionam de forma brilhante em ocasiões como o Dia do Cliente. Todo mundo espera encontrar vendas relâmpago e ofertas de descontos abundantes.
Os descontos percentuais são os mais adequados para essas ofertas sazonais. Cupons são outra ótima opção.
5. Descontos por indicação
Mais de 90% das pessoas confiam em uma marca quando um amigo ou conhecido a recomenda. Isso mostra por que o marketing de referência é algo totalmente diferente.
Com descontos por indicação, você pode atingir dois alvos de uma só vez, obtendo mais vendas e divulgando sua empresa.
Considere os descontos por indicação como uma abordagem inorgânica ao marketing boca a boca. Construir uma estratégia de marketing de referência requer tempo e esforço. Aqui estão alguns passos que você pode seguir para simplificar o processo:
- Estude seu público-alvo: Os descontos por indicação trarão os leads mais quentes. No entanto, eles também devem estar alinhados com sua oferta. Portanto, analise seus clientes e descubra como você pode se beneficiar de suas indicações.
- Projete seu programa de indicação: Os descontos por indicação são uma faca de dois gumes. Enquanto eles adicionam um nível de entusiasmo para os clientes, podem sair pela culatra rapidamente se não funcionarem.
- Escolha os descontos certos: Ao fixar o valor dos descontos por indicação, lembre-se de que eles devem ser desejáveis para o cliente e acessíveis para o seu negócio.
6. Programa de fidelidade
Se você tem clientes fiéis e não capitaliza o amor deles pela sua marca, algo está errado. Os programas de fidelidade estão entre as táticas promocionais mais antigas e visam recompensar os consumidores com descontos e bônus.
Funciona nos dois sentidos: incentivando novos clientes a fidelizar a marca e retendo os clientes existentes, agradecendo-lhes por seu compromisso com a marca. Mas a verdadeira essência de um programa de fidelidade está em fazer o cliente se sentir especial.
Um programa de fidelidade do cliente é uma tática promocional de longo prazo e também é uma ótima maneira de reconquistar clientes perdidos. Embora não garanta resultados imediatos tão significativos, funciona a longo prazo para aumentar a identidade da marca.
7. Vales-presente
Com campanhas de marketing direcionadas, oferecer vales-presente personalizados pode impulsionar suas vendas. Um cupom personalizado funciona melhor para fazer com que seus clientes se sintam especiais e os estimule a comprar mais.
Os vouchers também funcionam como um gesto de gratidão. Você pode adicionar um vale-presente ao embalar o pedido recente de um cliente. Ou também pode recompensá-lo com alguns cupons enviados via e-mail ou SMS.
Em última análise, uma campanha de vale-presente vem com vários benefícios. Ela pode ajudar a aumentar as vendas e criar uma base de assinantes para seus esforços de marketing por e-mail.
Aumentar suas vendas não é tarefa fácil, então é preciso aproveitar oportunidades como o Dia do Consumidor para conquistar o consumidor digital. As promoções não apenas multiplicam as vendas, mas também geram um buzz significativo em torno da sua marca.
Ao aplicar as táticas propostas neste post, lembre-se de usar a persuasão. Gere conversões maiores para sua oferta convencendo o cliente de que ele precisa usar seus descontos.
Adicione um senso de urgência e medo de perder para maximizar os resultados. Além disso, você pode usar práticas de longo prazo, como programas de referência e fidelidade, para construir uma base de clientes para sua marca.
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