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5 Tendências para e-commerce para ficar de olho em 2023

Com a chegada do novo ano, é possível apontar as principais tendências para e-commerce em 2023. Em sua maioria, são pautadas no papel das redes sociais no comportamento do cliente e como isso pode ser usado para aumentar o número de vendas e a satisfação dos clientes.

Estar por dentro e aplicar essas tendências é fundamental para garantir que sua empresa se mantenha competitiva no mercado. Então, pensando nisso, trouxemos uma lista com 5 tendências para e-commerce em 2023. Acompanhe!

E-commerce: um levantamento até 2022

O e-commerce no Brasil deu seus primeiros passos no ano de 1999, com o site Submarino, que está na ativa até hoje. Desde então, esse mercado nunca parou de crescer, ganhando força com as restrições da pandemia, que levaram 13 milhões de brasileiros a fazer sua primeira compra on-line, segundo levantamento da Neotrust.

Durante esse percurso, o setor evoluiu de forma astronômica, atingindo a marca de US$ 23 bilhões no ano de 2021. Além disso, a expectativa de aumento é de 126%, alcançando US$ 52 bilhões até 2025, de acordo com a Retail X.

Quais são as tendências do e-commerce no Brasil para 2023?

Em dezembro de 2022, o Opinion Box, em parceria com a Octadesk, divulgou uma pesquisa revelando as tendências para e-commerce em 2023. Na lista estão velhos conhecidos dos lojistas e também algumas novidades. Veja abaixo a seleção das principais trends para ficar de olho nesse ano:

1- Mobile shopping

O termo mobile shopping se refere à compra feita por dispositivos móveis, que é uma das principais tendências para e-commerce em 2023. Cada vez mais, consumidores de todas as idades e classes sociais optam por fazer compras em seus celulares, graças à praticidade desse tipo de dispositivo.

O relatório da PYMNTS aponta que mais da metade dos consumidores brasileiros usam seus smartphones para efetuar compras on-line. Sem contar que mais de 20 milhões de brasileiros usaram seus celulares em sua última compra na internet.

Esses números evidenciam a importância de plataformas otimizadas para dispositivos móveis ou até mesmo aplicativos próprios. Essa deve ser uma preocupação dos lojistas para 2023, uma vez que a tendência é de que esses números aumentem a cada dia.

2- Social commerce

Usar as redes sociais para venda de produtos não é nenhuma novidade, pelo contrário. Esse método vem se mostrando vantajoso para lojistas há alguns anos. Em 2023, a expectativa é de que a popularidade desse meio se torne ainda maior entre os compradores, sendo uma oportunidade de expansão para vendedores.

Segundo dados da Opinion Box e Octadesk, 75% dos consumidores brasileiros usam as redes sociais para buscar produtos. Nesse sentido, os lojistas podem aproveitar essa tendência, fazendo uso de campanhas pagas nas mídias sociais e também usando estratégias para engajamento orgânico.

3- Digital Influencers

Produtores de conteúdo para redes sociais possuem grande poder de influência sobre o público e isso pode (e deve) ser usado por empresas de e-commerce. A principal rede social para divulgação com influencers é o Instagram, seguido por Youtube, Facebook e TikTok, respectivamente.

Ainda de acordo com o relatório da Opinion Box, 41% dos consumidores entrevistados já fizeram compras baseadas em indicações de influenciadores. Desses, 80% tiveram acesso ao produto por meio de redes sociais de fotos e vídeos.

Com isso, a parceria entre lojistas e influenciadores digitais pode ser um fator alavancador para as vendas. No entanto, é preciso assegurar que o influenciador possui um número significativo de seguidores engajados e que eles se encaixam no público-alvo do seu produto.

4- Live commerce

As lives também estão entre as tendências para e-commerce em 2023. Esse modelo de venda teve um “boom” durante os meses de isolamento social e lojas fechadas, mas não perdeu sua relevância com o retorno das atividades presenciais.

A estratégia consiste em interagir com o seu cliente durante a transmissão ao vivo, enquanto oferece produtos que estão à venda. Dados da Opinion Box mostram que 46% dos consumidores brasileiros já efetuaram compras durante uma live.

Um passo fundamental para incluir o live commerce no seu planejamento é a escolha correta da plataforma. Atualmente, a maioria das redes sociais possuem a função de Live e podem ser exploradas para vendas. No entanto, na maioria dos casos, o Instagram é a mídia com o melhor retorno.

5- Marketplace

Marketplace é o nome que se dá para plataformas que promovem vendas de diversos fornecedores em um único lugar, como um grande shopping center on-line. Em 2023, espera-se que esse mercado continue em crescimento, o que representa uma oportunidade para vendedores de todos os tamanhos.

Alguns dos maiores sites de vendas do Brasil são marketplaces, como Magazine Luiza, Casas Bahia, Shopee, entre outros. As principais vantagens desse modelo para os lojistas estão no alto volume de visitas, ampliando o alcance de seus produtos e no ganho de credibilidade com o uso de um grande nome de mercado.

Agora que você já sabe quais são as principais tendências para e-commerce em 2023, é hora de aprender que a melhor forma para acompanhá-las é com um sistema de gestão para e-commerce.

O ERP para e-commerce é uma ferramenta que unifica processos em um único lugar, promovendo a otimização do trabalho e um fluxo logístico fluido. Além disso, como o software foi desenvolvido especialmente para o comércio on-line, ele é capaz de sanar as dores específicas do setor.

Se você gostou dessa leitura, acesse nosso post sobre como um ERP integrado ajuda lojas físicas e e-commerce. Boa leitura e até a próxima!

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