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6 Estratégias de vendas para e-commerce nas férias

No final do ano, o e-commerce passa por duas de suas datas mais importantes e que mais estimulam as vendas: Black Friday e Natal. No entanto, assim que o ano acaba, o comércio eletrônico sofre uma queda brusca no movimento, afetando negativamente a lucratividade dos negócios.

Sendo assim, em um período de férias e com baixo interesse em vendas, como o comerciante pode manter o giro no estoque e faturar mais com as vendas? Ainda, como estimular as compras em janeiro?

Neste artigo, traremos 6 dicas essenciais para que a sua loja virtual continue atraindo clientes e realizando vendas mesmo na baixa temporada. Acompanhe!

Como aumentar as vendas do e-commerce no período de férias?

Diante da baixa movimentação que as lojas enfrentam nos primeiros meses do ano, é preciso pensar em outras maneiras de aumentar a receita nesse período. É justamente aqui que as estratégias de marketing entram em jogo.

Confira, a seguir, 6 dicas para aumentar as vendas do e-commerce em janeiro.

1. Aposte em cupons e programas de fidelidade

Os programas de fidelidade e a disponibilização de cupons são as principais táticas usadas quando o volume de vendas começa a cair. Isso porque, elas permitem que você direcione seus esforços promocionais para os clientes mais fiéis ou que já realizaram alguma compra na sua loja, aumentando a chance de fidelização.

No curto prazo, essas estratégias ajudam a aumentar as vendas. Agora, a longo prazo, aumentam a conscientização sobre o que os clientes podem ganhar ao se fidelizar a sua marca.

Entre as ofertas especiais que você pode disponibilizar para os clientes antigos, destacamos:

  • Pontos em dobro por tempo limitado em compras;
  • Cupons de descontos progressivos;
  • Brindes;
  • Frete grátis.

2. Faça promoções

Para manter a competitividade e o volume de vendas após o Natal e a Black Friday, outra estratégia de marketing que pode ser usada é a realização de mega promoções em toda a loja, para todos os consumidores.

Nesse sentido, ofereça descontos, condições de pagamento diferenciadas, cupons para a primeira compra, dentre outras ideias para atrair novos clientes.

Essas promoções devem ter como objetivo se livrar do estoque que não foi vendido no final de ano. Trata-se de uma prática bastante aplicada no varejo, e até existem clientes que esperam por essas liquidações no começo de ano.

Mas além das promoções comuns, você também pode realizar eventos de ofertas relâmpago.

Às vezes, liquidar o estoque simplesmente não é suficiente para atrair o interesse do consumidor após os feriados. Isso porque, tendo experimentado datas como Black Friday e Cyber ​​Monday, os consumidores podem ser muito menos responsivos às ofertas.

Então, para atrair a atenção deles novamente, você pode oferecer descontos vantajosos aliados ao senso de urgência e escassez. Ou seja, disponibilizar ofertas por um curto período, geralmente, de 24 a 72 horas.

Ainda, usar uma janela de tempo limitada ajuda a persuadir seus clientes a entrar em ação para evitar perder um grande negócio, o que é perfeito para momentos como a temporada pós-feriado, quando as vendas são lentas.

No entanto, é importante não usar as ofertas relâmpago com muita frequência ou você acabará sabotando suas próprias promoções. Isso porque, se os clientes souberem que outra grande promoção estará a caminho em breve, eles terão pouco incentivo para comprar.

3. Use o Cross Selling

No cross selling (venda cruzada), você oferece recomendações personalizadas de produtos ao cliente, com base na compra dele, aumentando, assim, o valor médio do pedido.

Pense nisso: se um cliente adquiriu um relógio, mas esqueceu de adicionar baterias ao carrinho, você pode lembrá-lo na etapa de finalização da compra ou em um e-mail de pós-venda. Isso mostrará que você se importa com a experiência de compra dele, o que, por sua vez, construirá confiança e consolidará seu relacionamento.

4. Crie kits de produtos

Outra forma de aumentar as vendas do seu e-commerce durante as férias é criando kits de produtos semelhantes e/ou complementares e oferecê-los com um desconto.

Essa técnica é conhecida como up selling e seu objetivo é aumentar o ticket médio da compra, por exemplo, se o cliente adicionar um shampoo ao carrinho, ofereça um kit contendo shampoo, condicionador e um sabonete facial por um preço menor do que se ele optasse por adquirir os três itens separados.

5. Utilize o e-mail marketing para recuperar os carrinhos abandonados

Diante do grande volume de vendas no final do ano, é possível que alguns clientes fiquem com carrinhos abandonados em seus cadastros e isso aponte que eles não concluíram o pedido.

É claro que o consumidor pode ter apenas preferido realizar a compra em outra loja, não tendo mais interesse no carrinho. Mas também há chances dele ter apenas esquecido ou necessite de um pequeno estímulo para efetuar a compra.

E-mails de carrinho abandonados são uma maneira gentil de lembrá-los, melhor ainda se você incluir um desconto especial ou utilizar outras estratégias que mencionamos no artigo, como programa de fidelidade, senso de urgência, kit de produtos ou brindes.

6. Promova lives

Live commerce, live shopping, live streaming. Você já ouviu falar de alguns desses termos no âmbito do comércio eletrônico?

Live commerce é o ato de vender produtos on-line por meio de vídeo ao vivo, enquanto os compradores interagem com a marca em tempo real.

Geralmente, as lojas virtuais oferecem descontos exclusivos em formas de cupons para quem adquirir os produtos apresentados enquanto a live está no ar.

Trata-se de uma ideia simples, mas que, além de estimular as vendas, também aproxima o público do seu e-commerce.

O live commerce pode soar como uma novidade, mas é uma das principais tendências do momento no setor do comércio eletrônico atualmente. Ainda, grandes marcas utilizam essa estratégia para aumentar suas vendas durante todo o ano, não apenas em janeiro.

Por isso, o ideal é sempre manter-se atualizado sobre as principais técnicas de vendas no e-commerce e outras notícias do setor.

Para saber mais sobre o estratégias do comércio eletrônico, leia também nosso post “Upsell, Cross sell e Upgrade: como aplicar no seu e-commerce?”.

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