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Aumente a presença digital da sua loja e venda mais no Natal

aumente-presenca-digital-natal-2022 Aumente a presença digital da sua loja e venda mais no Natal

Você sabe como aumentar a presença digital da sua loja virtual para vender mais no Natal 2022?

O segundo semestre é um período cheio de eventos importantes para o varejo, como o Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday, Cyber Monday e Natal. Neste ano, ainda temos a Copa do Mundo de Futebol, que também deve impulsionar a venda de itens.

Nesse contexto, é primordial que os donos de e-commerce estejam preparados, principalmente no âmbito digital, para transformar essas oportunidades de venda em um real aumento de faturamento.

Neste post, listamos tudo o que precisa ser feito para que o seu negócio atraia o novo consumidor digital. Mas antes, vamos conferir quais são as expectativas para o Natal deste ano?

Quais são as expectativas de vendas para o Natal 2022?

O Natal sempre foi uma data importante para o comércio eletrônico brasileiro. Mesmo nos anos de pandemia, o setor teve destaque neste período do ano.

Em 2021, o e-commerce registrou alta de 38,6%, de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). Um crescimento de 11,1% em relação a 2020.

Já segundo o levantamento da NielsenIQ Ebit, as vendas entre 10 e 24 de dezembro de 2021 somaram R$ 4,5 bilhões de reais, 21% maior em comparação com o mesmo período de 2020.

Esses dados mostram que mesmo após a crise sanitária gerada pela Covid-19 e em meio ao cenário econômico incerto no país, o brasileiro passou a gastar mais nessas datas comemorativas. E neste ano não será diferente.

A expectativa da Associação Brasileira do Varejo (ABV) e da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo é de um aumento de até 12% nas vendas no período que inclui o Mundial de Futebol e o Natal. Espera-se uma injeção de mais de 20 bilhões de reais na economia.

A confiança neste cenário positivo está baseada, principalmente, nos bons índices que o varejo tem apresentado em 2022, por exemplo, em recursos como a liberação do FGTS e o pagamento 13° salário.

Contudo, para que o dono de e-commerce consiga aproveitar bem o último semestre do ano e vender mais no Natal 2022, é preciso aumentar a presença digital do negócio.

Como aumentar a presença digital para vender mais no Natal 2022?

Ao aumentar a presença digital da sua loja virtual, você cria reconhecimento de marca,  melhora sua reputação, alcança novos consumidores, aperfeiçoa a jornada de compra e, por consequência, vende mais. Isso citando apenas alguns dos principais benefícios.

A seguir, confira dicas de como conquistar tudo isso para o seu e-commerce.

Tenha um site 100% funcional

Ter uma loja online visualmente bonita não deixa de ser importante. Contudo, preocupar-se apenas com a aparência do seu site pode fazer com que você perca vendas e clientes.

Hoje, o consumidor é o centro de tudo. E é justamente por isso que tanto se fala em Customer Experience, ou seja, na experiência que o cliente tem navegando na sua loja.

Para garantir que seja positiva, é preciso que o site seja funcional, tenha a navegação facilitada e intuitiva. Ainda, atente-se a quantidade de anúncios, qualidade e tamanho das imagens, e cores utilizadas.

Lembre-se que no online, a concorrência está apenas a um clique de distância. Por isso, trabalhe para ter um e-commerce 100% funcional sempre.

Prepare a logística

Ao fazer uma compra online, o cliente sempre terá a expectativa de recebê-la o mais rápido possível, mesmo que a entrega esteja dentro do prazo.

Sabemos que é muito difícil competir com grandes players do mercado que realizam a entrega no mesmo dia. E não é isso que estamos pedindo.

Mas para vender mais no Natal 2022, uma data que provavelmente terá um volume de pedidos muito maior em comparação ao restante do ano, é preciso preparar bem a logística.

O tempo de espera do consumidor deve ser sempre igual ao prazo concedido ou, se possível, menor.

Prepare a sua equipe

Aumentar a presença digital dá um certo trabalho. Afinal, são vários canais que precisam ser constantemente atualizados, otimizados e, muitas vezes, também se tornam um canal de atendimento.

Então, para garantir que toda essa demanda seja bem atendida sempre, prepare bem a sua equipe. Oriente-os sobre a importância da comunicação e da integração entre os departamentos para que tudo dê certo.

Invista em marketing digital e SEO

SEO é outra maneira super eficaz de aumentar a presença digital. Trata-se de uma estratégia de marketing digital que visa aumentar sua visibilidade nos resultados de busca, como no Google ou Bing.

Se sua empresa vende fones de ouvido com cancelamento de ruído, por exemplo, você deseja que seu site apareça quando alguém pesquisar “fones de ouvido com cancelamento de ruído”.

Com SEO, você otimiza seu site para aparecer nesses resultados, por exemplo, ao sempre atualizar seu blog. Além disso, também é possível investir para aparecer no topo das pesquisas, por meio dos anúncios.

Há muitas maneiras de fazer anúncios na internet. Entre elas, os links patrocinados (mecanismos de busca) e as mídias sociais (Facebook, Instagram, TikTok, dentre outros) são os principais.

Use as redes sociais para divulgar promoções

Uma das principais formas de aumentar a presença digital e vender mais no Natal 2022 é utilizando as redes sociais de forma ativa:

  • divulgando promoções;
  • produzindo conteúdo;
  • interagindo com o público;
  • realizando live commerce.

E isso precisa ser feito de forma consistente. Essa é a diferença entre ter um perfil e uma presença.

Esteja em um marketplace

Quer vender mais no Natal 2022? Esteja em um ou mais marketplaces. Estar em plataformas como Mercado Livre, Shopee, Amazon, Americanas, dentre outras, expõe os seus produtos a bases de milhões de clientes.

Ofereça multicanais de vendas ao cliente

Oferecer multicanais de vendas é outra importante forma de aumentar a presença digital do seu e-commerce.

O cliente de hoje solicita que as lojas virtuais disponibilizem mais de um meio de contato, para que eles escolham a de sua preferência.

Mas como fazer isso? A resposta, você confere neste outro artigo: “Como montar uma operação omnichannel na sua loja?”.

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