O checkout on-line é uma das etapas mais importantes no processo de vendas. No entanto, apesar de ser a última fase para a efetivação da compra, é nela que muitos clientes abandonam o carrinho.
De acordo com a Statista, plataforma especialista em dados de mercado e de consumidores, quase 70% dos visitantes abandonam a página de checkout sem concluir a compra. Outro fator de atenção é que esse índice vem aumentando, ano após ano, desde 2014.
Personalizar o checkout é uma alternativa para melhorar a experiência de compra do cliente e diminuir o índice de abandono na sua loja. Para saber como fazer isso, continue lendo o artigo!
O que é a página de checkout?
A página de checkout é a última etapa da jornada de compra pela internet. Ou seja, quando o cliente está prestes a finalizar o pedido que está no carrinho e insere as informações de pagamento e entrega.
Pode-se dizer que a página de checkout é o equivalente ao caixa nas lojas físicas, só que on-line. O cliente chega nessa etapa após conhecer a loja, os produtos, ver os preços e escolher seus itens. Falta apenas concluir a compra e fazer o pagamento.
Por que os compradores on-line geralmente abandonam a página de checkout
Nem sempre é possível evitar o abandono de carrinho, pois muitos dos clientes que iniciaram a jornada de compra não tinham a real intenção de concluir o pedido. Isso acontece porque muitas pessoas veem as plataformas de e-commerce como uma vitrine da loja, e navegam por diversas páginas apenas para dar a famosa “olhadinha”.
Você certamente já entrou em uma loja física para avaliar as roupas que estavam à venda, quais eram os preços ou até provar uma das peças. E depois que fez isso, saiu da loja sem levar nada. Na internet, o comportamento do consumidor é exatamente o mesmo. A diferença é que ele não faz isso pessoalmente e sim on-line.
Mas não é porque esse comportamento é comum que a loja não pode definir estratégias para driblar o abandono do carrinho. Se descobrir o que levou o consumidor a desistir da compra, a loja pode muito bem definir estratégias para motivá-lo a concluir o pedido, mesmo que em um primeiro momento não era sua intenção fazer a compra.
Segundo dados do Baymard Institute, os principais motivos que levam ao abandono no checkout on-line são:
- Custo elevado de frete, impostos e taxas (48%);
- Obrigatoriedade em criar cadastro no site para efetuar a compra (24%);
- Prazo de entrega muito longo (22%);
- Falta de confiança no site para informar os dados do cartão de crédito (18%);
- Processo de checkout lento e burocrático (17%);
- Dificuldade em visualizar ou compreender o custo total da compra (16%);
- Site instável e apresentando travamentos (13%);
- Política de devolução pouco flexível (12%);
- Poucas opções de formas de pagamento (9%);
- Cartão de crédito não foi aceito (4%).
A importância de personalizar a página de checkout
Personalizar o checkout é uma forma de melhorar a experiência do cliente e aumentar as chances dele finalizar um pedido. O propósito da personalização nada mais é que oferecer um serviço customizado, aproximando a empresa do consumidor.
A personalização de checkout permite que a empresa insira elementos que ajudam o cliente durante a tomada de decisão, melhorando a identidade visual da marca e tornando o processo de compra mais atrativo.
Entre as principais vantagens da customização, podemos citar:
- Praticidade: otimiza a experiência do cliente ao oferecer um processo de finalização simples e rápido;
- Gatilhos mentais: permite a aplicação de gatilhos para a finalização da compra, afinal o avanço fluido impede distrações;
- Maior reconhecimento: com o aumento no número de vendas e de clientes satisfeitos, a marca ganha mais destaque no mercado.
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Como personalizar a página de checkout
Em alguns casos, é preciso contratar o serviço de desenvolvedores porque o processo de personalizar a página envolve codificação. O ponto negativo disso é que o serviço não costuma sair barato, podendo se tornar inviável para muitos empreendedores.
No entanto, existem alternativas. Algumas plataformas de e-commerce já oferecem ferramentas de customização que podem ser facilmente operadas pela equipe interna da loja.
Se a sua empresa já possui uma dessas plataformas, confira as dicas que separamos para acertar em cheio na personalização do seu checkout on-line.
1- Mantenha o checkout on-line simples
A primeira dica, e talvez a mais importante, é manter a sua página de checkout o mais simples possível. Quanto menos etapas tiver, melhor. Clientes tendem a abandonar checkouts difíceis e demorados, então uma página enxuta pode aumentar as chances de conversão.
2- Ofereça opções para presente
Se você vende produtos e existe a opção de enviá-los como presentes, ofereça opções divertidas e diferentes para o embrulho. Isso tende a ser um facilitador para o cliente tomar sua decisão e fechar a compra.
3- Informações adicionais de entrega
Disponibilize um campo para o consumidor inserir informações adicionais sobre a entrega. Assim, se o cliente trabalhar o dia inteiro, ele terá a opção de adicionar os dados de um vizinho ou amigo, que ficará autorizado a receber a encomenda.
4- Ofereça uma nota personalizada
Além do embrulho, ofereça também a opção do cliente enviar um cartão personalizado. Nesse caso, o ideal é deixar um campo específico para que o cliente possa escrever uma mensagem carinhosa — enviada juntamente com o presente.
5- Solicite um feedback para o cliente
O checkout on-line também é uma opção interessante para receber um feedback dos clientes. Apenas tenha cuidado ao selecionar as perguntas, afinal o objetivo principal da personalização é manter todo o processo simples e otimizado.
Personalizar o checkout on-line é uma estratégia que ajuda a aumentar o número de conversão de vendas, afinal cria um vínculo mais próximo com o cliente. Essa mudança, por mais pequena que seja, é capaz de elevar a experiência do consumidor a outro nível, contribuindo para a loja vender mais e fidelizar os usuários.
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