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3 Tendências de automação do marketing do e-commerce para 2023

Por que a empresa deve investir nas tendências de automação do marketing do e-commerce 2023? Primeiro, porque aumenta a produtividade e eficiência da equipe, e, segundo, porque melhora a experiência do cliente.

As empresas estão precisando modernizar cada dia mais suas estratégias de marketing para atrair e fidelizar clientes no e-commerce. Essa necessidade se deve pela mudança de comportamento do consumidor e pelo aumento da competitividade no próprio ambiente digital.

Segundo o Relatório Setores do E-commerce no Brasil, apenas 10 lojas detêm 49,3% de toda a audiência do e-commerce brasileiro. O Mercado Livre ocupa a primeira colocação, com 12,8%, seguido da Shopee (7%), da Amazon (6,02%) e Americanas (4,7%).

Embora essas marcas retenham a maior fatia, vale lembrar que 50,7% do mercado do e-commerce é direcionado para centenas de outras empresas. E essas — de pequeno, médio e grande porte — precisam competir entre si e com as marcas que detêm os outros 49,3%.

As expectativas para o e-commerce 2023 é que o volume das compras on-line no Brasil alcance a marca de US$ 171 bilhões. Além disso, o crescimento global das vendas on-line está estimado em 16%, segundo dados da pesquisa realizada pela Visa.

Para aproveitar essa alta, competir com outras grandes marcas e melhorar ainda mais os resultados da sua loja, veja as tendências de automação do marketing do e-commerce que são indispensáveis em 2023!

3 tendências do marketing do e-commerce 2023

1- Cada vez mais automação

Segundo a UiPath, a automação será uma estratégia-chave em 2023. Empresas que já aderiram à automação apresentaram aumento de 40% em produtividade e eficiência, além de melhoria nas operações internas.

No caso do marketing, a automação pode ser usada pelas equipes para configurar alertas SMS de carrinho abandonados, enviar e-mails de inatividade e abrir pop-ups de fechamento de página. Também coletar dados importantes acerca da jornada do consumidor.

A automação já faz parte do dia a dia de muitas equipes, auxiliando diretamente nas estratégias de marketing. As empresas que não investirem em processos mais automatizados estarão em desvantagens no futuro.


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2- E-mail ainda desempenha um papel de destaque nas estratégias

O e-mail sempre foi uma ferramenta poderosa para o marketing, capaz de estreitar o relacionamento da empresa com clientes e fornecedores. Depois que o WhatsApp ganhou popularidade, muitos passaram a acreditar que o e-mail perderia o seu espaço. No entanto, isso não é verdade.

Com os avanços na automação, o e-mail tem conseguido entregar resultados ainda mais significativos para as campanhas, se mostrando um ótimo canal para coletar dados, manter o interesse do cliente ativo e melhorar a experiência do consumidor com a marca.

As mensagens automatizadas são mensagens acionadas pelo comportamento do usuário, diferente dos e-mails promocionais, enviados manualmente pelas empresas.

Por exemplo, se um cliente compra um produto, a equipe pode usar a automação para enviar uma mensagem automática a esse cliente, sugerindo novos itens. O mesmo vale se entrar na plataforma de e-commerce e abandonar um produto no carrinho. Ele pode receber um lembrete, um código promocional ou até uma oferta mais interessante.

3- SMS Marketing está em alta

Depois dos aplicativos de mensagem instantâneas, ficou mais cômodo para as empresas entrarem em contato com os clientes. Isso fez com que o SMS fosse deixado um pouco de lado e as estratégias fossem direcionadas para outros canais de comunicação como WhatsApp, Telegram, Redes Sociais e o próprio e-mail.

No entanto, o marketing por SMS tem crescido em popularidade nos últimos anos. Segundo a Omnisend, plataforma de automação de e-mail e SMS focada em comércio eletrônico, em 2021, o marketing SMS gerou 106% mais pedidos do que em 2020.

Esse aumento se deu devido ao avanço do comércio móvel e porque o canal entrega um diferencial das outras plataformas: ele conecta a empresa com seus clientes a um nível mais íntimo.

Assim sendo, em 2023 a equipe de marketing poderá usar dessa proximidade para enviar mensagens automatizadas com base no comportamento do cliente. E, depois de um tempo, mensagens promocionais em torno de eventos, promoções ou vendas. Mas claro, sempre priorizando mensagens curtas e atrativas.

As estratégias de marketing precisam acompanhar o comportamento do cliente e as mudanças de mercado. Empresas que não investem em tecnologia para automatizar seus processos correm o sério risco de perder espaço para as concorrentes.

Na internet, a competitividade é altamente acirrada porque existe mais alcance para o consumidor pesquisar e achar melhores ofertas. Investir na automação do marketing é potencializar as operações da equipe de marketing e garantir resultados melhores e mais duradouros.

Quais dessas tendências você vai aplicar no seu e-commerce em 2023?

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