InícioTributaçãoSérie: Direito Tributário e Empreendedorismo - Tipos de regimes tributários

Série: Direito Tributário e Empreendedorismo – Tipos de regimes tributários

Direito-Tributario-e-Empreendedorismo-Tipos-de-regimes-tributarios-Alternativa-Sistemas Série: Direito Tributário e Empreendedorismo - Tipos de regimes tributários

Um dos passos essenciais para que a sua empresa prospere é o acerto na hora de escolher o regime tributário adotado. Após realizar o estudo de campo inicial e desenhar um plano de ação para a sua empresa, conforme indicamos no primeiro texto da série , o segundo passo é escolher o tipo de regime tributário adotado.

Paulo Vestim Grande, advogado do Tatit & Grande Sociedade de Advogados, aconselha que “o ideal, antes de iniciar as atividades de uma empresa, é que se promova a análise e escolha do sistema tributário, pois errar nessa escolha pode resultar em prejuízos que, não raras vezes, podem absorver por completo todo resultado operacional”. E essa escolha deve ser feita junto com profissionais da área, como advogados e contadores, mas é importante que você já tenha uma noção do assunto para que saiba melhor as suas opções.

Por isso vale a pena compreender os tipos de regimes tributários existentes no Brasil. Sueli Angarita, sócia da empresa Solução Fiscal Consultoria Tributária, explica de maneira pontual e clara as diferenças essenciais entre os tipos de modelos no quadro a seguir:

tipos-de-regimes-tributario-Alternativa-Sistemas Série: Direito Tributário e Empreendedorismo - Tipos de regimes tributários

Sueli ainda pontua que “a opção pelo melhor regime depende exclusivamente de análise da realidade da empresa”. Essa análise de realidade leva em conta diversos fatores, sendo os principais “o tipo de negócio e a sua lucratividade, além de eventuais vedações pelo simples”, explica Paulo.

Os profissionais também apontam que é importante ter em mente que em todo começo de ano é preciso analisar a realidade da empresa, dessa maneira a sua empresa está sempre de olho se a opção de regime adotado deve ser mantida ou se é necessário realizar uma transição de regime.

Sabendo essas informações básicas o seu gerenciamento empresarial fica mais completo. Você não precisa ser um especialista em tributário, pois existem diversos profissionais de apoio para lhe acompanhar nesta jornada, mas saber o básico sobre o tema faz parte das funções do bom empreendedor. Continue acompanhando a nossa Série Especial: Direito Tributário e Empreendedorismo e torne o seu gerenciamento ainda mais eficiente com a Alternativa Sistemas!

Populares

Conteúdo relacionado

Inscreva-se

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades e promoções da Alternativa Sistemas!