A gestão financeira de um negócio é um dos aspectos mais desafiadores para uma empresa. A organização corre o risco de ter problemas fiscais e pagar multas, acumulando prejuízos em virtude de um gerenciamento fiscal inadequado.
Além de evitar essas situações, a gestão fiscal bem conduzida aumenta o potencial de ganhos e lucratividade da empresa. Para conquistar essas vantagens, a revisão tributária é uma ferramenta importante. Isso porque ela permite confirmar se a empresa está enquadrada no melhor regime fiscal.
De outro modo, para melhorar o controle financeiro e fiscal também é importante contar com o uso de um ERP integrado como solução de suporte para a gestão contábil do varejo físico e do e-commerce.
Diante das constantes alterações da legislação tributária brasileira, que traz novas regras e ajustes relacionados ao pagamento de impostos, a revisão tributária combinada com o uso de um Sistema de Gestão Integrado é a estratégia ideal para a gestão fiscal do varejo.
Para saber mais, continue lendo o artigo!
Conceito: o que é revisão tributária?
A revisão tributária é um processo desenvolvido por consultorias contábeis especializadas no assunto. O principal objetivo é garantir o cumprimento da legislação tributária, mas não apenas isso.
A revisão tributária também viabiliza a otimização das obrigações fiscais, diminuindo a carga de impostos e o custo com o pagamento de tributos. Tudo isso de acordo com o que prevê a legislação tributária.
Por que a empresa deve realizar a revisão tributária?
Existem várias boas razões para que as empresas do varejo priorizem a revisão tributária. Na prática, o processo pode trazer muitos benefícios para a empresa. Veja alguns deles:
- Recuperação de créditos tributários;
- Maior lucratividade para o seu negócio;
- Apontamento de uso de incentivos ou benefícios fiscais;
- Identificação de eventuais irregularidades;
- Correção preventiva de possíveis falhas, evitando multas e penalidades.
Tudo isso impacta também na reputação do negócio que mantém compliance fiscal, atendendo às exigências da legislação tributária.
De outro modo, a revisão tributária também proporciona a certeza de que a empresa do varejo está em dia com seus tributos.
5 benefícios da revisão tributária
Como já mencionamos, as alterações na legislação tributária são muito frequentes. Acompanhar todas as mudanças e manter compliance fiscal é um trabalho exigente, mas indispensável.
Somente com a revisão tributária, o empresário garante atualização em relação às leis e tributos, obtendo uma série de benefícios relevantes para a competitividade no varejo. Veja os principais:
#1 Redução de riscos
Com a revisão tributária, a empresa ganha a possibilidade de identificar, mensurar e mitigar riscos.
Na prática, ao fazer a revisão fiscal e garantir o recolhimento correto dos impostos, as empresas do varejo reduzem os riscos de problemas com o Fisco, aplicação de multas, processos administrativos e execuções fiscais.
#2 Identificação de novos créditos
A revisão tributária também permite que as organizações identifiquem novos créditos de tributos. De acordo com o estudo e mapeamento do posicionamento da empresa e da sua situação fiscal, torna-se possível identificar a existência de possíveis créditos tributários e benefícios fiscais antes desconhecidos.
#3 Melhoria na gestão fiscal
Com o foco voltado para as exigências da legislação tributária, a gestão fiscal e financeira da empresa melhora. Isso porque as estratégias são avaliadas periodicamente e novos mecanismos são implementados, visando garantir o bom desempenho do negócio.
#4 Atuação preventiva
A partir do trabalho de revisão tributária, as empresas do varejo também conseguem mapear pontos controversos na legislação tributária. Com essa visão, é possível abordá-los de forma preventiva, evitando o recolhimento de tributos desnecessários, bem como o pagamento de multas e outras penalidades.
#5 Precificação coerente orientada por dados precisos
A gestão tributária impacta diretamente a precificação dos seus produtos e serviços. Por isso, a revisão tributária é tão estratégica. Ela fornece a segurança e os subsídios que as empresas do varejo precisam para planejar preços tomando como base dados consistentes sobre o negócio.
De maneira geral, com a revisão tributária e o acompanhamento da legislação tributária, os varejistas garantem, além da redução do pagamento de tributos desnecessários, aumento de eficiência operacional e competitividade no mercado.
Como um ERP integrado pode simplificar a gestão tributária?
Como vimos até aqui, priorizar a revisão tributária é uma excelente estratégia para conhecer os riscos e oportunidades da empresa, além de garantir conformidade com a legislação tributária.
O uso de um sistema de gestão integrado facilita os processos contábeis, bem como a revisão tributária, trazendo ganhos expressivos para as empresas do varejo.
Com a adoção de um ERP integrado, como a solução da Alternativa Sistemas, os processos de gestão fiscal se tornam mais simples e práticos, dessa forma, garantindo aumento de produtividade e lucratividade para empresas de e-commerce.
Conheça alguma das vantagens de um ERP integrado:
- Visão 360° do negócio: o ERP fornece uma visibilidade de todos os processos da loja, indicando o desempenho real do negócio;
- Relatórios completos: os indicadores do sistema geram relatórios inteligentes que apontam resultados reais e possibilidade de melhoria;
- Otimização dos processos fiscais: as tarefas do setor contábil passam a ser organizadas em um sistema de gestão integrado, que facilita o controle e acompanhamento de cada etapa;
- Conformidade com a legislação tributária: as atualizações da legislação são incluídas no ERP, facilitando o alcance de compliance fiscal para a empresa;
- Gestão dos canais de vendas: com o uso de um ERP integrado, a loja passa a gerir os mais diferentes canais de venda em uma única plataforma, melhorando a gestão e a experiência do cliente;
- Recursos facilitadores da revisão tributária: um sistema de gestão integrado traz todas as funcionalidades de que a loja precisa para fazer a revisão tributária periodicamente, assegurando os benefícios desta prática fiscal.
Viu, só? A tecnologia pode ajudar você a conduzir a gestão fiscal da sua loja, orientando o processo de tomada de decisões. Quer saber mais sobre revisão tributária? Confira nosso artigo sobre elisão e evasão fiscal.