InícioArtigosRevisão tributária: conceito, vantagens e por que adotar

Revisão tributária: conceito, vantagens e por que adotar

A gestão financeira de um negócio é um dos aspectos mais desafiadores para uma empresa. Sem um gerenciamento fiscal adequado, a organização corre o risco de ter problemas com o fisco e pagar multas, acumulando prejuízos.

Além de evitar essas situações, a gestão fiscal bem conduzida aumenta o potencial de ganhos e lucratividade da empresa. Para conquistar essas vantagens, a revisão tributária é uma ferramenta importante. Isso porque ela permite confirmar se a empresa está enquadrada no melhor regime fiscal.

De outro modo, para melhorar o controle financeiro e fiscal também é importante contar com o uso de um ERP integrado como solução de suporte para a gestão contábil do varejo físico e do e-commerce.

Diante das constantes alterações da legislação tributária brasileira, que traz novas regras e ajustes relacionados ao pagamento de impostos, a revisão tributária combinada com o uso de um Sistema de Gestão Integrado é a estratégia ideal para a gestão fiscal do varejo.

Para saber mais, continue lendo o artigo!

Conceito: o que é revisão tributária?

A revisão tributária é um processo desenvolvido por consultorias contábeis especializadas no assunto. O principal objetivo é garantir o cumprimento da legislação tributária, mas não apenas isso.

A revisão tributária também viabiliza a otimização das obrigações fiscais, diminuindo a carga de impostos e o custo com o pagamento de tributos. Tudo isso de acordo com o que prevê a legislação tributária.

Por que a empresa deve realizar a revisão tributária?

Existem várias boas razões para que as empresas do varejo priorizem a revisão tributária. Na prática, o processo pode trazer muitos benefícios para a empresa. Veja alguns deles:

  • Recuperação de créditos tributários;
  • Maior lucratividade para o seu negócio;
  • Apontamento de uso de incentivos ou benefícios fiscais;
  • Identificação de eventuais irregularidades;
  • Correção preventiva de possíveis falhas, evitando multas e penalidades.

Tudo isso impacta também na reputação do negócio que mantém compliance fiscal, atendendo às exigências da legislação tributária.

De outro modo, a revisão tributária também proporciona a certeza de que a empresa do varejo está em dia com seus tributos.

5 benefícios da revisão tributária

Como já mencionamos, as alterações na legislação tributária são muito frequentes. Acompanhar todas as mudanças e manter compliance fiscal é um trabalho exigente, mas indispensável.

Somente com a revisão tributária, o empresário garante atualização em relação às leis e tributos, obtendo uma série de benefícios relevantes para a competitividade no varejo. Veja os principais:

#1 Redução de riscos

Com a revisão tributária, a empresa ganha a possibilidade de identificar, mensurar e mitigar riscos.

Na prática, ao fazer a revisão fiscal e garantir o recolhimento correto dos impostos, as empresas do varejo reduzem os riscos de problemas com o Fisco, aplicação de multas, processos administrativos e execuções fiscais.

#2 Identificação de novos créditos

A revisão tributária também permite que as organizações identifiquem novos créditos de tributos. A partir do estudo e mapeamento do posicionamento da empresa e da sua situação fiscal, torna-se possível identificar a existência de possíveis créditos tributários e benefícios fiscais antes desconhecidos.

#3 Melhoria na gestão fiscal

Com o foco voltado para as exigências da legislação tributária, a gestão fiscal e financeira da empresa melhora. Isso porque as estratégias são avaliadas periodicamente e novos mecanismos são implementados, visando garantir o bom desempenho do negócio.

#4 Atuação preventiva

A partir do trabalho de revisão tributária, as empresas do varejo também conseguem mapear pontos controversos na legislação tributária. Com essa visão, é possível abordá-los de forma preventiva, evitando o recolhimento de tributos desnecessários, bem como o pagamento de multas e outras penalidades.

#5 Precificação coerente orientada por dados precisos

A gestão tributária impacta diretamente a precificação dos seus produtos e serviços. Por isso, a revisão tributária é tão estratégica. Ela fornece a segurança e os subsídios que as empresas do varejo precisam para planejar preços tomando como base dados consistentes sobre o negócio.

De maneira geral, com a revisão tributária e o acompanhamento da legislação tributária, os varejistas garantem, além da redução do pagamento de tributos desnecessários, aumento de eficiência operacional e competitividade no mercado.

Como um ERP integrado pode simplificar a gestão tributária?

Como vimos até aqui, priorizar a revisão tributária é uma excelente estratégia para conhecer os riscos e oportunidades da empresa, além de garantir conformidade com a legislação tributária.

O uso de um sistema de gestão integrado facilita os processos contábeis, bem como a revisão tributária, trazendo ganhos expressivos para as empresas do varejo.

Com a adoção de um ERP integrado, como a solução da Alternativa Sistemas, os processos de gestão fiscal se tornam mais simples e práticos, garantindo aumento de produtividade e lucratividade para empresas de e-commerce.

Conheça alguma das vantagens de um ERP integrado:

  • Visão 360° do negócio: o ERP fornece uma visibilidade de todos os processos da loja, indicando o desempenho real do negócio;
  • Relatórios completos: os indicadores do sistema geram relatórios inteligentes que apontam resultados reais e possibilidade de melhoria;
  • Otimização dos processos fiscais: as tarefas do setor contábil passam a ser organizadas em um sistema de gestão integrado, que facilita o controle e acompanhamento de cada etapa;
  • Conformidade com a legislação tributária: as atualizações da legislação são incluídas no ERP, facilitando o alcance de compliance fiscal para a empresa;
  • Gestão dos canais de vendas: com o uso de um ERP integrado, a loja passa a gerir os mais diferentes canais de venda em uma única plataforma, melhorando a gestão e a experiência do cliente;
  • Recursos facilitadores da revisão tributária: um sistema de gestão integrado traz todas as funcionalidades de que a loja precisa para fazer a revisão tributária periodicamente, assegurando os benefícios desta prática fiscal.

Viu, só? A tecnologia pode ajudar você a conduzir a gestão fiscal da sua loja, orientando o processo de tomada de decisões. Quer saber mais sobre revisão tributária? Confira nosso artigo sobre elisão e evasão fiscal.

Populares

Conteúdo relacionado

Inscreva-se

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades e promoções da Alternativa Sistemas!