2020 tem sido um ano bastante significativo para a disseminação da transformação digital no Brasil e no mundo. O que deu um empurrãozinho para que as mudanças fossem aceleradas foi a pandemia ocasionada pelo COVID-19.
E se tem um setor que sentiu esse empurrão bem de perto foi o setor logístico. Isso porque as vendas por delivery ou via e-commerce começaram a acelerar de maneira significativa a partir de março de 2020, trazendo grandes impactos para o funcionamento deste setor.
De acordo com informações da ABCOMM, calcula-se que o e-commerce brasileiro ganhou por volta de 4 milhões novos consumidores durante a pandemia. Uma pesquisa realizada pela Boa Vista, complementa estes dados apontando que 29% dos consumidores passaram a realizar mais compras online durante o período de quarentena.
E para que este salto nas vendas do comércio online não entre em colapso e todas as entregas possam ser efetuadas, a logística tem sido mais estratégica do que nunca. Tal situação decorre do fato de a logística ser primordial para a manutenção das condições básicas de funcionamento da sociedade.
Do transporte de alimentos, remédios à itens considerados mais supérfluos como roupas e acessórios, é o setor logístico que faz com que tudo continue sendo disponibilizado a todos e em todos os lugares do país.
Mas como manter o pleno funcionamento deste setor tão importante, durante um período de desaceleração produtiva, no qual as equipes precisam ser reduzidas e a circulação de pessoas – o que inclui a circulação do tráfego – é diminuída a ponto de bloqueios de estradas e restrições de voos e navegação é estimulada?
Através de muita calma e estratégia. O momento atual pede tranquilidade na tomada de decisões, para que as ideias erradas não sejam colocadas em prática, tendo em vista que podem afetar muito mais do que o funcionamento processual de sua empresa: pode afetar a saúde e bem-estar dos seus colaboradores e ainda causar um dano irreversível para a sua marca.
Neste sentido, separamos 4 lições de peso para que a sua logística sobreviva à pandemia com segurança e eficácia:
Seja transparente com o consumidor
Todos sabem que o mundo passa por uma situação extremamente atípica e que isso envolve a reestruturação de algumas estratégias. Por isso, se o seu fornecedor logístico precisou diminuir as frotas e o time de colaboradores como medida protetiva no enfrentamento do COVID-19, comunique esta situação ao seu consumidor e explique a ele que atrasos são passíveis de ocorrer.
Mantenha o fluxo de informações acessível
Para que o seu consumidor se tranquilize, é importante deixar a compra dele sempre atualizada quanto às informações, de modo que prazos e previsões sejam calculadas de maneira realista. Isso vai diminuir a ansiedade do cliente em receber o produto e otimizar a sua comunicação com o público consumidor.
Melhore os processos de higienização do processo logístico
A disseminação do coronavírus é extremamente fácil e rápida, por isso, todo cuidado é pouco quando o assunto é higienização de produtos em transporte. Adotar novas rotinas na hora de armazenar, embalar e transportar os produtos é essencial para proteger tanto o seu time de colaboradores, quanto terceiros prestadores de serviços, além, é lógico, do seu consumidor. Neste momento, é melhor pecar pelo excesso do que pela falta.
Adote mecanismos alternativos de entrega
Talvez a sua empresa não estivesse habituada a realizar entregas antes da pandemia, ou só utilizasse meios mais tradicionais para que as mercadorias chegassem até os clientes – como os Correios, por exemplo. Mas no momento, é preciso ‘atirar para todo lado’ e garantir a satisfação do consumidor.
Você utiliza algum app de delivery?
E muitas empresas de entrega logo perceberam isso e passaram a otimizar e ampliar seu catálogo de serviços de entrega, como é o caso de alguns aplicativos de delivery de fast-food. Se antes estes aplicativos só realizavam entregas majoritariamente de restaurantes/lanchonetes para os clientes, a partir da pandemia mercearias, padarias, supermercados e até farmácias estão entrando na lista de produtos entregáveis.
Isso decorre do isolamento social e consequente menor circulação de pessoas, por isso, se a sua loja nunca cogitou este tipo de parceiro porque não estava no nicho, é um bom momento para repensar isso e trazer para perto de si novos parceiros quando o assunto é logística.
Criatividade é a chave para a reinvenção da entrega!
Também é um bom momento para lançar mão da criatividade e encontrar novos meios para realizar a entrega do produto: drive-thru de mercadorias e entregas em pontos de retirada são boas ideias para implementar na rotina.
O mais interessante destas lições é que, diferentemente da crise causada pela pandemia que é passageira, os ensinamentos vieram para ficar. Portanto, repensar o seu processo logístico e ampliar os horizontes de funcionamento neste momento deve trazer transformações duradouras e que vão tornar a sua relação com os consumidores ainda melhor e fortificada.
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