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Tudo que é preciso saber sobre ponto de venda

Sua loja está com desempenho baixo nas vendas? Não consegue se destacar da concorrência, nem atrair a atenção do cliente? Tem uma identidade visual forte, mas não sabe porque é esquecida em uma tomada de decisão? Entrega bons produtos e serviços, porém o público-alvo não percebe isso?

Se a sua empresa estiver passando por algum desses problemas, é muito provável que o seu ponto de venda esteja deixando a desejar. 

O ponto de venda age como um fator decisivo para o consumo. Ou seja, a escolha desse único ponto pode impactar (positivamente ou negativamente) os resultados do seu negócio.

Quer saber o que é ponto de venda, qual é a sua importância e como um ERP para e-commerce pode ajudar no controle de PDV ? Veja neste superpost tudo que é preciso saber sobre ponto de venda:

  • O que é ponto de venda?
  • Qual a diferença entre ponto de venda e ponto de exibição de compra?
  • Quais são as vantagens do ponto de venda?
  • Ponto de venda realmente traz resultado?
  • Por que e quando utilizar o PDV como estratégia de e-commerce?
  • Como investir em um e-commerce junto com um PDV físico? 

Esperamos que goste! 

O que é ponto de venda?

O ponto de venda, também conhecido como PDV, nada mais é do que um ambiente comercial usado pela empresa para vender produtos e serviços. Esse local pode ser uma loja física ou uma loja online (e-commerce).

Escolher um bom ponto de venda pode ser determinante para a empresa se destacar no mercado. Afinal, esse espaço pode ajudá-la a atrair a atenção do cliente e motivá-lo a efetuar uma compra. 

No entanto, é comum ver as empresas negligenciando a escolha do ponto de venda para focar mais na economia do que na qualidade de um ambiente. Mas será que essa é mesmo uma boa estratégia? 

Escolher uma sala com o aluguel mais barato pode parecer interessante em um primeiro momento porque reduz os custos fixos do mês. Contudo, se esse ponto de vendas não estiver alinhado com a proposta da marca ou não alcançar o público certo, de que adianta? A empresa simplesmente perde dinheiro.

Nenhum empresário quer ficar frustrado porque investiu parte dos seus recursos em uma estratégia que não deu retorno, certo? Por isso, estudar o mercado, conhecer o público e selecionar o ponto de venda ideal é tão importante.  

Qual a diferença entre ponto de venda e ponto de exibição de compra?

Por terem nomenclatura parecida, muitas pessoas pensam que o ponto de venda (PDV) e o ponto de exibição de compra (PEC) são a mesma coisa. No entanto, isso está longe de ser verdade, já que ambos os conceitos representam coisas distintas.

Enquanto o ponto de venda é um ambiente comercial para a empresa comercializar seus produtos e serviços, o ponto de exibição de compra é um “espaço” móvel que pode ser instalado em lugares estratégicos onde existe o maior fluxo de pessoas.

Vamos usar a Nike, líder entre as marcas esportivas mais valiosas do mundo, como exemplo. Um ponto de venda da Nike seria uma de suas lojas físicas ou seu site, enquanto o ponto de exibição de compra seria um expositor da marca colocado em um evento para divulgar produtos esportivos.

Entendeu a diferença?

Quais são as vantagens do ponto de venda?

A grande vantagem do ponto de venda é que ele pode ajudar a empresa a influenciar o cliente a tomar uma decisão de compra. Mas o PDV não se resume apenas a isso e quando escolhido corretamente pode beneficiar a marca de inúmeras formas. 

Abaixo, veja quais são as outras vantagens:  

1- Proporciona melhor visibilidade de produtos e serviços

Imagine que você possui uma loja de calçados e que resolveu abrir um estabelecimento físico em um bairro de difícil acesso e com pouco fluxo de pessoas. Você fez isso porque o aluguel estava mais acessível do que no centro, e você não queria deixar passar essa oportunidade.

Quais são as chances do seu negócio dar certo no longo prazo, sendo que poucas pessoas conseguem ir até a sua loja comprar ou retirar um produto? 

O ponto de venda pode proporcionar uma melhor visibilidade de produtos e serviços, mas para que isso ocorra é necessário que o ambiente comercial entregue isso. Do contrário, o resultado pode ser catastrófico para o bolso do empreendedor.  

2- Atrai a atenção do cliente

Quando você entra em um shopping, qual é o tipo de loja que mais chama a sua atenção: aquela que possui uma vitrine impecável e está localizada onde há um grande fluxo de pessoas? Ou aquela que está afastada e possui poucos elementos chamativos? 

E, na internet, qual é a página que lhe motiva a navegar pela lista de produtos e serviços: aquela que possui um design limpo e organizado? Ou aquela que mais parece um camelódromo virtual? 

O consumidor é voltado para lojas e sites que atraem a sua atenção desde o primeiro momento. E a escolha do ponto de vendas pode ajudar a empresa nisso, já que o espaço certo pode fazer com que se destaque da concorrência e seja mais atrativa aos olhos do cliente.  

3- Aumenta a chance de vendas

Quando a empresa escolhe um bom ponto de venda, ela consegue atrair a atenção de mais consumidores. Como consequência, consegue fazer com que mais pessoas conheçam seus produtos e serviços, e assim aumente a chance de vendas.

Mas o que ocorre quando a empresa escolhe um ponto de venda às pressas e sem qualquer tipo de estratégia? 

Ela não consegue atrair o público certo e acaba perdendo um dinheiro importante que poderia ter sido aplicado em um local que realmente iria trazer clientes e resultar em vendas. 

4- Potencializa a estratégia de marketing

A empresa até pode ter uma identidade visual interessante e investir em marketing, mas de nada vai adiantar se a sua loja estiver localizada em um ambiente estranho ou que não alcança o público certo.

Onde estaria o Starbucks, empresa multinacional norte-americana com a maior cadeia de cafeterias do mundo, se permitisse a abertura de suas lojas em qualquer cidade? O que seria das marcas Gucci e Louis Vuitton se os estabelecimentos fossem instalados em bairros perigosos da Itália e França? 

A Amazon, companhia que se concentra no e-commerce, computação em nuvem, streaming e inteligência artificial, não seria notoriedade se o seu site não fosse estruturado para atender o público-alvo e não entregasse uma boa experiência para o usuário, concorda?  

Definir o melhor ponto de vendas, além de proporcionar mais visibilidade de produtos e serviços, atrair os clientes e aumentar as chances de vendas, também pode ajudar a empresa a potencializar as estratégias de marketing e tornar a marca um verdadeiro sucesso. 

5- Garante maior reconhecimento sobre a marca

Sabe aquela frase “a primeira impressão é a que fica”? Então, ela se encaixa perfeitamente nesse contexto e pode ser assimilada, sim, ao ponto de vendas.

Quando a empresa possui um PDV atrativo, o cliente cria uma primeira imagem de respeito e confiança sobre a marca. E essa percepção influencia nas suas decisões de compra e no reconhecimento da empresa.

Olhe só o Starbucks e o McDonald ‘s. Suas unidades sempre foram inseridas em grandes centros, os clientes gostam e confiam em seus produtos, e a presença visual da marca tornou essas empresas mundialmente conhecidas. E é muito provável que tudo tenha começado com a escolha do primeiro ponto de venda.  

Ponto de venda traz resultado? 

De acordo com um levantamento recente da Opinion Box, referência em soluções digitais de pesquisa de mercado e customer experience, 86% dos clientes se tornaram fiéis a uma loja devido à experiência. 

Para 80% dos entrevistados, a experiência agradável é tão importante quanto preço e promoções. E quando precisam comprar um produto pela primeira vez, 80% dão preferência para as marcas com boa reputação ou que são indicadas por amigos ou familiares.

Para o projetista da Universidade Martins do Varejo (UMV), Pedro Luciano da Silva Neto, o investimento no layout do PDV pode aumentar as vendas em 30%. Essa é uma estimativa que ele fez baseado no retorno de seus clientes.

Em um de seus cases, a varejista do ramo de materiais para construção, Samaco, aumentou suas vendas em 25% nos dois primeiros meses de operação, após modernizar o seu PDV e o projeto de layoutização. A empresa também registrou um aumento de 2% na margem de lucro.

Uma pesquisa realizada pela Nielsen, por sua vez, mostrou que em média 70% das decisões de compra são tomadas no PDV, sendo 50% delas por impulso.

Ou seja, o ponto de venda realmente é capaz de melhorar a experiência do usuário e ajudar nas vendas porque constrói relevância de marca. Mas também pode ter um efeito rebote caso a empresa escolha um ponto de venda inadequado, sem qualquer tipo de estratégia, ou não invista na modernização desse ponto.

Por que e quando utilizar o PDV como estratégia de e-commerce?

O cliente não é mais o mesmo e isso se deve à quantidade de informação e tecnologia a que tem acesso. 

Segundo um levantamento realizado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), o Brasil tem atualmente mais de um smartphone por habitante. E o número de usuários que estão conectados no mundo já alcançou 5 bilhões de pessoas, de acordo com o estudo Digital 2022: Global Overview Report.

Um estudo realizado pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, mostrou que 46% dos usuários brasileiros compraram produtos e serviços pela internet em 2021. E a expectativa é de que esse número continue crescendo conforme mais pessoas utilizarem a rede.

Mas o que isso significa para o empresário? 

Primeiro, que um negócio não precisa mais focar apenas em um ponto de venda físico. Segundo, que pode usar o PDV como estratégia de e-commerce para comercializar os produtos e serviços, também, pela internet.

Uma loja de roupas, por exemplo, pode muito bem manter o estabelecimento físico para atender o público local e ainda assim ter um e-commerce para alcançar mais pessoas e vender para outras regiões. O mesmo vale para lojas que vendem calçados, produtos de decoração ou outros itens não perecíveis. 

Um supermercado e uma farmácia não têm tanta flexibilidade, porque muitos dos seus produtos apresentam prazos curtos de validade, mas isso não significa que não podem usar uma loja virtual para aumentar a notoriedade da marca, melhorar o engajamento e oferecer serviços diferenciados de retirada de produtos para os consumidores locais.

Unir os dois mundos (PDV físico e on-line) é uma forma inteligente da empresa expandir ainda mais o seu alcance. E, com isso, influenciar positivamente as decisões de compra.

Como investir em um e-commerce junto com o PDV físico? 

Agora que você já sabe o que é ponto de venda, quais seus benefícios e como a empresa pode ser beneficiada ao utilizar o PDV como estratégia no e-commerce, veja o passo a passo para unir o seu e-commerce e um PDV físico:

1- Defina o público-alvo

Definir o público-alvo é uma das etapas mais importantes, caso o objetivo da empresa seja investir em um e-commerce junto com o PDV físico. Isso porque o empresário consegue direcionar melhor as estratégias e escolher o ambiente comercial mais propício para atuar on-line e offline.

  • Qual é a idade do seu potencial cliente? 
  • Qual é sua formação educacional?
  • Quais são seus hábitos de consumo?
  • Quais são suas principais dores?
  • Quais são os canais em que o seu público busca informação?
  • Em quais outras marcas o seu cliente confia?
  • Quais são as necessidades do seu público?

Essas são algumas questões que precisam ser respondidas na hora de definir o seu público-alvo.  

2- Alinhe o e-commerce e o PDV com esse público-alvo

Depois de definir o público-alvo, a sua empresa precisa alinhar o e-commerce e o PDV físico com esse público. A identidade da sua marca deve ser a mesma dentro e fora da internet, e as estratégias de marketing precisam ser pensadas para atender essas pessoas.

  • Quais são os canais que o seu cliente costuma acessar na internet?
  • O cliente que compra no e-commerce terá acesso fácil à loja física?
  • A empresa vai realizar a entrega do produto, caso o cliente não consiga ir até o estabelecimento?
  • Como são as plataformas de e-commerce dos concorrentes?

Lembrete: o seu público-alvo pode realizar compras pela loja física ou pela internet. Isso significa que a sua marca precisa estar presente e alinhada nesses dois mundos para garantir que o mesmo perfil de cliente seja atendido adequadamente, tanto on-line como offline.  

3- Identifique os pontos negativos e positivos de cada localização

Após alinhar o e-commerce e o PDV com o público-alvo, sua empresa precisa fazer uma análise minuciosa para identificar todos os pontos negativos e positivos de cada ambiente.

  • A visibilidade do ponto de venda é boa? 
  • Quais são os estabelecimentos próximos à loja física?
  • Quantas pessoas poderão acessar a página?
  • A rua possui espaço para estacionamento?
  • Existe parada de ônibus ou ponto de táxi?
  • O domínio da página é seguro?
  • É um bairro perigoso ou livre de risco?  

Nessa etapa, o ideal é que a empresa levante o máximo de informação possível para identificar se é vantagem (ou não) investir naquele ponto de venda.

4- Tenha a mesma identidade visual no PDV físico e no e-commerce

Imagine que a internet é uma representação virtual do mundo físico e que os sites, redes sociais e plataformas de pesquisas funcionam como uma cidade gigante. Nessa metrópole virtual, você precisa escolher os melhores canais de vendas para montar o seu negócio. Também usar estratégias de marketing para atrair a atenção do público.

A questão é que para se destacar nesse “grande centro”, a sua empresa precisa ter uma identidade visual forte. E a imagem que você quer transparecer na internet precisa estar alinhada à proposta do PDV físico.   

5- Tenha um sistema de gestão que possibilite o controle dos PDVs em um só espaço 

Gerenciar vários canais e pontos de vendas não é uma tarefa simples, ainda mais quando tudo precisa ser feito manualmente. Entretanto, hoje existem tecnologias de ponta e as empresas não precisam mais recorrer a métodos ultrapassados para controlar os PDVs.

Um sistema ERP como o ERP Master, por exemplo, que possibilita o controle de canais e PDVs, pode ser útil para a empresa integrar informações importantes sobre os clientes e acessar relatórios atualizados que mostram o total vendido em cada loja em um determinado período.

A tecnologia também pode ajudar a empresa no gerenciamento financeiro das lojas, controle de estoque de produtos, automação de processos e emissão de notas fiscais, cupons fiscais e duplicatas.

Se você não conhece um ERP para e-commerce que possibilita o controle de vários PDVs, veja aqui como o ERP Master funciona e quais são os principais recursos!  

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