O comércio eletrônico é uma opção revolucionária de compra desde o seu surgimento, no século XX. Isso porque, nunca a humanidade tinha imaginado ser possível realizar trocas e adquirir produtos a poucos passos, sem necessidade de deslocamento físico do consumidor e com apenas alguns cliques.
Mas a tecnologia chegou e, com ela, a facilidade de efetuar compras diretamente da tela do seu celular. Ainda assim, muita gente era receosa deste meio virtualizado para adquirir certos produtos – ou qualquer produto no caso de algumas pessoas – e continuavam resistentes à ideia.
O e-commerce e a pandemia
O que ninguém esperava é que 2020 viria com uma avalanche de emoções que tornariam tais preocupações secundárias no imaginário do consumidor.
Até mesmo países em que a transformação digital é mais avançada, como é o caso da China e Estados Unidos, observa-se uma mudança de comportamento em prol do consumo eletrônico a partir da pandemia de COVID-19.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Kantar[1] 55% dos consumidores chineses estão usando plataformas de e-commerce para realizar as suas compras e garantir o abastecimento de produtos em seus lares.
Nos Estados Unidos a reação não foi diferente e, segundo pesquisa realizada pela Coresight Research[2], 58% dos consumidores apontam que estão evitando áreas de grande aglomeração, o que inclui restaurantes, mercados e centros de compras.
Credibilidade virtual
E os impactos do isolamento social não são refletidos apenas no comportamento de circulação das pessoas pelos ambientes. As repercussões também incluem o tipo de credibilidade que o consumidor passa a esperar das empresas.
Um levantamento global realizado pela Nielsen, aponta que 49% dos consumidores se mostram mais dispostos a pagar a mais por um produto que receba certificações de qualidade e responsabilidade sanitária. Preocupação deslocada dos centros das atenções dos clientes até então.
Essas mudanças comportamentais nos trazem duas reflexões importantes:
i) se eu não tenho presença virtual e não disponibilizo vendas online ao meu consumidor, é hora de correr atrás do prejuízo;
ii) se eu já estou expert em vendas online e quero continuar vendendo durante a pandemia, preciso repensar a forma que me comunico com os clientes e que realizo a entrega do meu produto/serviço, trazendo mais garantias de cuidado sanitário ao meu processo.
E no Brasil?
De janeiro de 2020 até abril, o mercado eletrônico brasileiro observou um crescimento de 32% de novos autosserviços disponibilizados online pelas empresas e um acréscimo de 17% de novos consumidores virtuais, de acordo com informações da eBit.
E o mais interessante, é observar que setores do comercio que antes dominavam as vendas online, como era o caso de vestimenta, eletrônicos e acessórios, agora são vistos como produtos secundários para o consumidor, sendo que os produtos de saúde e alimentação diária (produtos de mercado e não comidas prontas ou fast-food), antes preferencialmente comprados em lojas físicas, estão disparando nas vendas.
Isso tem mostrado ao consumidor não só que é possível aderir ao comércio eletrônico nas mais diversas áreas, mas também que o e-commerce é um mecanismo e ferramenta extremamente importante para mercado e que está salvando o seu consumo durante um período tão caótico.
Por isso mesmo, garantir que a sua marca encontre um espaço virtual seguro, transparente com o consumidor, de fácil navegação e simples processo de compra é uma necessidade de sobrevivência que a pandemia trouxe ao mercado e que vai sobreviver ao surto de COVID-19, afetando todas as gerações posteriores à 2020.
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Referências
[1] Pesquisa realizada em mil lares chineses.
[2] Pesquisa realizada com 2 mil pessoas.