InícioConteúdoRetrospectiva 2022: destaques da Alternativa Sistema

Retrospectiva 2022: destaques da Alternativa Sistema

113-retrospectiva-2022 Retrospectiva 2022: destaques da Alternativa Sistema

O ano de 2022 trouxe excelentes resultados para o comércio eletrônico. Segundo a Retail X, pesquisadora do Reino Unido que fez um levantamento baseado em dados do e-commerce nos países da América Latina, o varejo on-line brasileiro alcançou US$ 49,2 bilhões em receita. Um crescimento de US$ 8,1 bilhões em relação ao ano anterior.

As expectativas para 2023 também são muito positivas. Para dar uma ideia, a previsão é de que o comércio eletrônico cresça em média 56% até 2024, de acordo com o levantamento do “The Global Payments Report 2021”, da Worldpay from FIS, empresa americana de soluções financeiras

A alta em 2022 se deve a muitos fatores: retomada da economia, aumento no tráfego de pessoas na internet e a busca por experiências personalizadas. E as expectativas para os próximos anos são positivas porque novas tendências prometem impactar o varejo on-line em 2023.

Compras em jornada híbrida, venda de produtos por meio de redes sociais, mais tecnologia durante o processo de compra, soluções logísticas mais eficientes e rápidas, crescimento de vendas regionais, programas de fidelidade, e celular como o principal canal de compra são as principais.

Surfando no cenário positivo de 2022, a Alternativa Sistemas se orgulha em dizer que soube aproveitar todas as oportunidades. E que, devido a isso, conquistou resultados fantásticos ao longo de todo o ano.

Abaixo, compartilhamos algumas dessas grandes conquistas e explicamos como a sua loja física ou on-line pode se preparar para entrar com o pé direito no ano de 2023 e aproveitar as oportunidades do e-commerce.

Confira!

Retrospectiva 2022: um ano de conquistas para a Alternativa Sistemas

O ano de 2022 foi marcado pelo fim do isolamento social e a retomada da economia.

Nesse período, muitas empresas começaram a se recuperar e colher novos frutos. Mas, no caso da Alternativa Sistemas, os ganhos superaram todas as expectativas, tornando 2022 um ano histórico.

Neste ano, a empresa voltou a participar de eventos presenciais, como o Fórum e-commerce Brasil 2022, que recebeu quase 20 mil pessoas. Somente no estande da Alternativa, foram mais de 1.000 visitantes em apenas 2 dias de evento.

Além disso, a empresa também organizou o primeiro evento de e-commerce em Bauru-SP com apoio da OAB-Bauru e ACIB Bauru. A Expedição SOS E-commerce Edição Bauru, que ocorreu dia 10 de novembro de 2022, foi um verdadeiro sucesso, atraindo muitas pessoas.

Também foi lançado em 2022 novas integrações com as plataformas de e-commerce Nuvemshop, Shopify e Magazord. Agora, são 89 integrações disponíveis para os usuários e a ideia é adicionar ainda mais recursos ao ERP Master no próximo ano, tornando-o a solução central da operação de lojas e e-commerces.

Em 2022, a Alternativa Sistemas também lançou o e-book sobre inteligência de marketing com o parceiro Mailbiz, plataforma de e-mail marketing que possui um método próprio validado em mais de 2.000 lojas virtuais.

Fora isso, apresentou 2 cases de sucesso de grandes marcas: a Overcome Clothing, empresa de streetwear focada no comportamento urbano dentro e fora do país, e o Grupo Zerbini, e-distribuidor consolidado como referência em produtos de consumo no MarketPlace e Pop-in Store.

A empresa também cresceu 10,5% em 2022 em relação a 2021. Apesar do cenário de vendas na Black Friday 2022 não ter sido tão positivo, no mês de novembro, os clientes da Alternativa Sistemas apresentaram uma alta nas vendas de 6,4% em relação ao ano passado.

Ainda neste ano, a Alternativa ajudou 3 instituições: AFAPAB (Associação dos Familiares e Amigos dos Portadores de Autismo de Bauru), Projeto Semeando Vidas e Associação Flor de Liz. Também aumentou o seu quadro de colaboradores e implementou modelos de trabalho presencial, híbrido e totalmente remoto.

Como se tudo isso não fosse suficiente, a empresa também criou 2 playlists completas de vídeo tutoriais para seus clientes. A primeira playlist conta com 7 vídeos para apresentar o ERP para e-commerce, o ERP Master e explicar como a empresa poderia utilizá-lo. E a segunda playlist de vídeos, que conta com mais de 80 vídeos, oferece um treinamento on-line completo para potencializar o uso de todos os recursos e funcionalidades da solução.

Além disso, estreou uma série de vídeos no instagram da Alternativa Sistemas apresentando o time de colaboradores em entrevistas mensais – Projeto “Quem faz acontecer“. E criou mais de 800 conteúdos diferentes dentre artigos, post, vídeos e tutoriais para os diversos canais de comunicação da Alternativa Sistemas (blog, Instagram, Facebook, LinkedIn e Base de Conhecimento do ERP Master).

Outros destaques que não poderiam deixar de ser mencionados incluem premiações do ERP Master. A solução foi reconhecida pela quarta vez consecutiva como o melhor Software de Gestão de Lojas no setor moveleiro com a 2ª colocação no Prêmio Top Mobile. A Alternativa Sistemas foi uma das marcas mais lembradas do Brasil no seu segmento, segundo uma pesquisa realizada com 920 pessoas. Foram 4 prêmios seguidos: 1 em primeiro lugar, 2, em segundo e 1, em terceiro.

A Associação Comercial e Industrial de Bauru, a ACIB, também homenageou a Alternativa Sistemas no evento 50˚ Destaques do ano de Bauru. E o ERP para e-commerce, ERP Master, também foi mais uma vez listado como uma das principais soluções de ERP/Backoffice pela Pipeline Capital, consultoria independente que faz anualmente o levantamento das principais soluções para o universo do e-commerce.

E o ERP Master da Alternativa Sistemas registrou, até o momento, o processamento de mais de 5,4 milhões de pedidos em um workflow completo para e-commerce e marketplaces e lojas físicas.

Além dessas grandes conquistas, vale mencionar que a Alternativa também investiu mais em sustentabilidade, reduzindo o consumo de copos plásticos nas dependências da empresa e adotando ações de conscientização e entrega de copos térmicos premium – e personalizados – para os colaboradores.

Também realizou investimento em energia limpa, a energia solar, para suprir 100% da demanda energética da empresa no curto e longo prazo, e para redirecionar os recursos economizados em energia a outras ações e áreas estratégicas.

2022 foi um ano fantástico, e 2023 será, sem dúvida, outro ano excelente!

O futuro é e-commerce e você não pode ficar fora dessa

US$ 432 bilhões. Essa é a expectativa de faturamento para o e-commerce brasileiro até 2026, segundo relatório encomendado pela plataforma de pagamentos Nuvei e desenvolvido pela Americas Market Intelligence (AMI).

Ao olhar para esse número, o que você pensa? Que os anos 2023, 2024, 2025 e 2026 serão repletos de oportunidades, não é?

Entretanto, por mais que esse número seja realmente empolgante, não podemos ignorar o fato que ele também representa desafios. E os principais deles se concentram em conseguir atender a demanda de pedidos e satisfazer o consumidor que está cada dia mais exigente.

A possibilidade de qualquer pessoa vender produtos em redes sociais, marketplaces ou até mesmo criar um site em poucos minutos, tornou o ambiente digital extremamente competitivo. Com tantas opções disponíveis na internet, o resultado não poderia ser outro: o cliente passou a ser mais seletivo em relação ao que compra e de quem compra.

Oferecer produtos a um preço mais baixo é interessante para os negócios? Sim! Mas só isso não é suficiente para sobreviver no mundo digital em 2023. Entregar uma experiência personalizada, oferecer um atendimento omnichannel e simplificar todo o processo de compra é determinante para sobressair.

Estamos a poucos dias de virar o ano e 2023 promete ser repleto de oportunidades para as lojas do varejo físico e on-line, e para surfar nessa onda será preciso estar preparado.

Quer saber como preparar a sua empresa para fazer isso? A resposta é simples: investimento em tecnologia.

O ERP para e-commerce é uma ferramenta que pode ajudar a sua loja física ou on-line a centralizar todas as operações. Por meio dessa solução, é possível simplificar pagamentos, ampliar o controle sobre os estoques e clientes, além de realizar cadastros em massa.

Não só isso, é possível emitir notas fiscais, facilitar a logística de entregas e agilizar o atendimento e a jornada de compra do consumidor.

Não deixe que os desafios do e-commerce impeçam a sua loja de aproveitar todas as oportunidades em 2023. Modernize as suas operações, prepare-se com antecedência e conte com a Alternativa Sistemas para atender todas as demandas e expectativas dos seus clientes.

“Alternativa Sistemas, crescendo hoje e sempre junto com você!”

Feliz 2023!

Populares

Conteúdo relacionado

Inscreva-se

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades e promoções da Alternativa Sistemas!