[Novidades Master ERP] Manifesto NF-e

novidades-master-manifesto-nf-e-Alternativa-Sistemas [Novidades Master ERP] Manifesto NF-e

Em tempos de fake news e constantes fraudes envolvendo o roubo de identidade, todo cuidado é pouco quando o assunto é proteger a reputação – e o CNPJ – de sua empresa.

Pensando em trazer mais segurança às operações realizadas entre empresas, a partir de 2012 alguns estados do Brasil passaram a adotar o “Manifesto do Destinatário Eletrônico”, mais conhecido como manifesto eletrônico.

De forma resumida, o manifesto NF-e pode ser considerado uma espécie de recibo destinado a validar a veracidade da nota fiscal emitida. Além disso, o manifesto NF-e ainda permite que o destinatário da nota garanta:

  • Ciência da Emissão;
  • Confirmação da Operação;
  • Desconhecimento da Operação;
  • Operação não Realizada.

Tendo em vista a possibilidade de as empresas sofrerem com a emissão de notas fraudulentas no CNPJ sem o seu conhecimento – ou consentimento – sobre a operação, o manifesto NF-e surge como uma importante ferramenta de proteção jurídica para as organizações contra as ações criminosas deste tipo de esquema de fraude.

Tal manifesto é obrigatório em alguns tipos de operação, como a comercialização de combustíveis, bebidas alcoólicas, cigarros e operações acima R$ 100.000,00, por exemplo.

Mas mesmo nas situações em que o Manifesto não é obrigatório, diversas são as vantagens que a adoção deste processo pode trazer às organizações, já que permite:

– Download de arquivo XML da NF-e;

– Validação de arquivo XML da NF-e recebido do emitente;

– Exportação do arquivo XML;

Permitindo que a empresa tenha acesso a diversas características, como:

  • identificar todas as notas fiscais eletrônicas emitidas no Brasil com o CNPJ da sua empresa como destinatário, de forma a localizar qualquer nota emitida indevidamente, inclusive por erro;
  • proteger sua empresa de organizações criminosas, que fazem uso de inscrições estaduais idôneas para acobertar operações fraudulentas;
  • melhor controle contábil e fiscal da sua empresa, classificando as operações concluídas, não concluídas e desconhecidas;
  • capacidade de fazer download do arquivo XML completo da NF-e manifestada;
  • segurança jurídica para usar o crédito fiscal correspondente, já que uma nota confirmada não pode ser cancelada pelo remetente;
  • segurança jurídica do vínculo comercial, ao registrar para os fornecedores o recebimento da mercadoria, e sem necessidade de assinar o canhoto do DANFE.

Adicione agora o Manifesto NF-e ao seu ERP Master!

É possível contratar o serviço em seu sistema Master, basta adquirir este módulo nosso canal comercial:

Via telefone: Tel: (14) 3879-0580

Ou ainda, via E-mail: comercial@alternativasistemas.com.br

Você ainda por abrir um ticket através do Novo Help Desk Alternativa.

O ERP Master da Alternativa Sistemas é o ERP que lhe incentiva a crescer mais a cada dia! Não deixe de acompanhar a série Novidades Master aqui no Blog Alternativa e torne seu gerenciamento ainda mais prático e efetivo.

Ficou alguma dúvida? Fale com o SAC Alternativa, nossa equipe de atendimento lhe ajudará a tornar a sua gestão empresarial mais simples e eficaz. E se você ainda não possui o ERP Master conheça as nossas soluções em gerenciamento em: http://alternativasistemas.com.br.

Alternativa Sistemas, crescendo hoje e sempre junto com você.

Populares

Conteúdo relacionado

Inscreva-se

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades e promoções da Alternativa Sistemas!