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Markup: o índice que faz a empresa crescer

Saber calcular o preço dos produtos e serviços é indispensável para a empresa que busca se consolidar no mercado. A questão é que nem todos os empresários sabem como precificar corretamente e isso acaba gerando prejuízos financeiros.

Uma metodologia que pode ajudar na hora de fazer a precificação é o Markup, um índice utilizado para descobrir o preço ideal dos itens a serem comercializados. Quer saber mais sobre esse método? Neste post explicaremos melhor o que é Markup, qual a sua importância e como calculá-lo, na prática.

Confira!

O que é Markup?

A Endeavor define Markup como sendo “um índice multiplicador que é aplicado sobre o custo de um produto ou de um serviço para formar o preço de venda”. Em termos mais simples, é um método que considera uma série de variáveis para definir o preço de venda ideal de produtos e serviços.

O objetivo com o Markup é garantir que a empresa consiga realizar as vendas de forma saudável, ou seja, sem comprometer sua saúde financeira. As variáveis que estão relacionadas ao conceito são:

1 – Percentual de Despesas Variáveis (DV): Trata-se de todos os gastos referentes ao processo de venda tais como impostos sobre as vendas e comissões fornecidas aos vendedores;

2 – Percentual de Despesas Fixas (DF): São os gastos não relacionados ao processo de venda, como despesas com aluguel, folha de pagamento, energia, água, etc. Também tem relação com as despesas administrativas;

3 – Margem de Lucro Desejada (ML): É o lucro que a empresa quer obter a partir da venda de um produto ou serviço. Aqui, pode-se adotar uma margem de lucro igual para todos seus produtos ou estabelecer uma margem para cada produto;

4 – Custo direto: É o valor pago pela organização para produzir ou adquirir um produto.

Entender os conceitos das variáveis acima é fundamental para que a empresa saiba realizar o cálculo do Markup corretamente.

Por que usar esse método de precificação é importante?

O Markup é um método muito importante para controlar os gastos e trazer mais lucratividade para a empresa. Porém, existem outros motivos que tornam o índice tão necessário. A seguir, veja quais são:

1- Contribui para a precificação correta de produtos e serviços

O método Markup contribui para que a empresa precifique corretamente seus produtos e serviços. Com isso, evita que ela vá na linha de precificar itens apenas considerando os preços praticados pela concorrência.

Adotar o preço praticado por uma concorrente é bastante comum no comércio. No entanto, pode se tornar um erro quando o valor de venda não é capaz de cobrir os gastos envolvidos na produção ou venda de produtos e serviços.

2- Garante a saúde financeira da empresa

Ao considerar diversas variáveis para formar o preço de venda dos produtos ou serviços, a empresa consegue manter um ponto de equilíbrio entre o dinheiro que entra e sai do caixa. No comércio, é muito importante ter em mente que o preço do produto deve tanto cobrir todos os custos envolvidos em sua produção. Do contrário, a empresa dificilmente terá lucro.

3- Amplia a visão do gestor em relação aos custos

Outra vantagem do Markup é que o índice amplia a visão do gestor em relação aos custos. Isso faz com que ele saia da zona de conforto e tome decisões mais acertadas para reduzir os gastos e aumentar a lucratividade.

Com o índice Markup, o gestor obtém detalhes sobre como cada etapa interfere no preço final, como os custos de produção, custos variáveis e custos não variáveis.

4- Fornece segurança na hora de negociar

O Markup também garante segurança na hora de negociar porque a empresa consegue estabelecer um limite máximo de preço para descontos. Assim, todos os vendedores podem negociar com os clientes sem que a baixa de um preço comprometa a saúde financeira da organização.

Como calcular o Markup?

A fórmula para calcular o Markup é bastante simples. Dê só uma olhada:

Markup = 100/[100 – (DF + DV + ML)]

Onde:

  • 100 representa o preço unitário da venda em porcentagem;
  • DF é a sigla para despesas fixas;
  • DV é a que representa as despesas variáveis;
  • ML é a margem de lucro desejada.

Para mostrar como funciona o cálculo, vamos a um exemplo. Suponha que o produto a ser vendido custou R$ 100,00 e que a sua loja possui as seguintes despesas: DV = 15%, DF = 10% e ML – 15%.

Ao aplicar na equação, temos:

Markup = 100/[100 – (10 + 15 + 15)]

Markup = 100/ (100 – 40)

Markup = 100/60

Markup = 1,6666

Assim, para encontrar o preço de venda ideal, basta você multiplicar esse índice pelo valor que representa o custo direto unitário do produto que, nesse exemplo, é de R$100,00.

Preço de venda ideal = R$ 100,00 x 1,6666

Preço de venda ideal = R$ 166,60.

O Markup é um índice superimportante para a empresa, pois colabora para a formação correta dos preços. Além disso, contribui para melhorar a gestão das vendas, uma vez que estabelece um limite de desconto no valor do produto ou serviço a ser negociado. Pronto para usar esse índice na sua loja?

Se quer saber mais sobre a importância de precificar os produtos corretamente, leia também o nosso post “Precificação de Produtos: por que devo me preocupar?

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