InícioArtigosBusiness intelligence no sistema de gestão do e-commerce: conheça os benefícios

Business intelligence no sistema de gestão do e-commerce: conheça os benefícios

O business intelligence ou inteligência de gestão pode ser a virada de chave que a sua empresa precisa para sustentar uma escalada nas operações com decisões mais seguras e eficientes. Além disso, ajuda a gerar melhores resultados e otimizar o seu sistema de gestão no e-commerce.

Formar uma boa base de dados de todos os setores ajuda os gestores a ter uma visão maior da realidade da empresa e, junto às ferramentas de ERP, a integrar estes dados para transformá-los em informação. Com essas informações em mãos, é possível sustentar a tomada de decisões de forma mais rápida, estratégica e eficiente.

Ficou curioso para saber mais sobre as ferramentas de business intelligence? Então, acompanhe este post para saber melhor sobre o conceito, os benefícios e como elas podem auxiliar para uma gestão mais produtiva.

O que são ferramentas business intelligence?

Conhecido também como Inteligência de Negócios, o Business Intelligence engloba diversos métodos de armazenamento, organização e análise de dados, a fim de transformá-los em informações importantes para o negócio.

Daí a importância destes métodos trabalharem de forma integrada, pois, sozinhos, talvez não fizessem muito sentido. Contudo, complementando-se entre si, vão formar uma teia, interligando setores para agregar mais referências.

Já imaginou usar as informações, como a jornada do cliente, no seu site para poder oferecer a eles produtos mais específicos? Ainda, saber quais os produtos que o seu cliente mais procura e, assim, decidir entre dar mais ênfase nesses itens ou melhorar o marketing nos produtos com pouca saída?

As ferramentas de BI são softwares que podem gerar relatórios, visualizar informações, definir métricas de desempenho, análise de estatísticas, além de outros recursos que ajudarão a obter uma visão geral do negócio e, assim, agir de forma pontual.

Agora que você já sabe o que são ferramentas business intelligence, deve estar se perguntando, mas por que usar uma ferramenta assim se eu já tenho conhecimento suficiente do meu negócio para tomar decisões?

Por que usar ferramentas Business Intelligence no seu sistema de gestão?

Em resumo, a soma do agrupamento de dados com análise de informações pode gerar resultados importantes e melhorar o desempenho do negócio, realizando entregas bem definidas, aumentando os leads e potencializando resultados.

Na Era Digital em que vivemos, a quantidade de dados gerados está cada vez maior e mais específica. O número de pessoas que navegam na internet aumentou e a rastreabilidade da sua jornada também. Por isso, essas ferramentas se tornaram tão importantes, pois agora têm o poder de informar o que o seu cliente está pensando. Com uma informação dessas, fica muito mais fácil acessá-lo, não acha?

Além disso, o BI torna o negócio mais seguro, pois as decisões são mais técnicas e menos intuitivas, minimizando a possibilidade de escolhas equivocadas, arbitrárias e sem nenhum embasamento.

Logo, é uma excelente ferramenta para incorporar no seu sistema de gestão, ampliando o seu ponto de vista, dando mais visibilidade a outros setores e integrando cada vez mais para que trabalhem juntos em busca dos seus objetivos.

Como o business intelligence ajuda no e-commerce?

Que o business intelligence traz inúmeras vantagens para os mais diversos ramos, não temos a menor dúvida. Mas ele pode ser ainda mais eficiente em empreendimentos com maior participação nos meios digitais.

Isso porque, existe uma possibilidade maior de captação de dados, além de se conseguir maior alcance em setores mais específicos. Desse modo, há mais dados, ou seja, mais informações. Assim, as possibilidades também crescem e mais oportunidades tendem a aparecer.

Veja o resultado disso:

  • Relatórios mais rápidos e completos;
  • Identificação de melhorias;
  • Análise de jornada do cliente;
  • Melhor experiência do cliente;
  • Redução de custos;
  • Gestão financeira;
  • Identificar tendências de mercado;
  • Reconhecer problemas e desafios;
  • Identificação de novas oportunidades;
  • Tornar-se mais competitivo.

Estes são só alguns dos benefícios que o business intelligence pode trazer para o sistema de gestão de uma empresa que trabalha com vendas por meio digital. Mas as possibilidades podem ultrapassar as expectativas, já que a criatividade do gestor, na posse de dados e informações, pode ser infinita.

Entretanto, para potencializar o uso desses dados e informações, é importante que seja utilizado com ferramentas de ERP para integrar todas as áreas, afinal, uma pode complementar a outra. Além disso, apesar de trabalharem de forma autônoma, elas podem se beneficiar com informações de outros setores, complementando cada vez mais o trabalho.

Ao final, transformando dados em informações e colocando-as à disposição de maneira estratégica, é possível obter melhores resultados com menores custos. Isso por meio de decisões embasadas em estudos e estatísticas.

Quer saber mais sobre como otimizar os resultados da sua empresa usando tecnologias facilmente aplicáveis? Então, continue acompanhando o Blog da Alternativa conheça as melhores novidades do mercado.

Populares

Conteúdo relacionado

Inscreva-se

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades e promoções da Alternativa Sistemas!