Adotar Redes Sociais em sua estratégia de vendas era um diferencial de mercado até 2020. A partir deste ano, passa a ser uma necessidade de negócio, haja visto a digitalização acelerada das relações de comércio provocada pela pandemia causada pelo novo coronavírus.
E isso não é coisa ruim, pelo contrário! É uma maneira de consolidar estratégias de multicanal e omnichannel dentro das empresas de varejo. Mas muita gente se questiona se o uso destas ferramentas pode ser integrada as suas estratégias normais de gestão e adoção de softwares de gerenciamento de fluxo operacional, como ERP.
Mas, por que adotar o WhatsApp?
Adotar as redes sociais em geral pode ser muito vantajoso ao seu negócio. Todavia, isso não quer dizer que a sua empresa deva estar em todas as redes sociais “só por estar”. É preciso envolver uma estratégia e ter razões sólidas e palpáveis na hora escolher qual rede social a sua marca vai aparecer.
Nesse sentido, algumas das vantagens de adotar o WhatsApp na sua estratégia de comunicação com o cliente são:
- Contato direto com o consumidor;
- Criação de um perfil comercial em que podem ser expostas informações importantes para o consumidor como endereço, descrição da empresa, horários de funcionamento, site da empresa, cardápio etc:
Fonte: https://www.whatsapp.com/business & https://tecnoblog.net/233110/whatsapp-business-brasil/
- Possibilidade de automatização e simplificação de etapas da conversa através das “respostas rápidas” e “mensagens automáticas”:
Fonte: https://www.whatsapp.com/business & https://tecnoblog.net/233110/whatsapp-business-brasil/
- Espaço para criação de etiquetas para organizar as conversas ou os contatos:
Fonte: https://www.whatsapp.com/business & https://tecnoblog.net/233110/whatsapp-business-brasil/
- Acesso à métricas relevantes para o negócio, como número de mensagens enviadas, entregues e lidas pelos clientes;
- Envio de mensagens em massa, embora seja necessário respeitar as regras do app para este tipo de estratégia, tendo em vista que o WhatsApp tem uma política de não propagação de spam.
Apesar de todas essas vantagens, existem alguns aspectos negativos da ferramenta que devem ser levados em consideração, já que podem restringir a atuação de sua estratégia empresarial:
- Não existe opção de pagamento pela ferramenta: no começo de 2020 o WhatsApp até tentou trazer esta facilidade ao seu aplicativo, através do WhatsApp Pay, todavia a opção foi barrada no Brasil, porque o governo brasileiro entendeu que o modelo de pagamentos do whatsapp não seguia todas as regras impostas pelo Banco Central e ainda trazia consigo uma estratégia de concorrência desleal juntos as demais empresas de pagamentos. O assunto está sendo discutido com o governo brasileiro e ainda não tem previsão de validação;
- Não é possível atender vários clientes ao mesmo tempo através da mesma conta ou colocar ligações em espera: para atender várias ligações, a sua empresa precisaria adotar vários números diferentes, por exemplo; já a questão da ligação em espera não é possível de configurar. Este fator dificulta bastante a escalabilidade dos atendimentos e o monitoramento das interações;
- As métricas geradas são bem escassas: apesar de existirem algumas métrica, os dados oferecidos não são muito vastos – faltam informações como nível de satisfação com o perfil ou com o atendimento – e informações nem podem ser discriminadas de maneira inteligente, ou seja, não dá pra gerar uma métrica por período, ou por tipo de produto/serviço por exemplo.
É neste sentido que adotar a estratégia do WhatsApp com um software ERP é uma opção bastante acertada, tendo em vista que os ERPs são craques em gestão inteligente de dados.
Como o ERP entra em minha estratégia de vendas via WhatsApp?
O ERP é uma ferramenta de integração de dados e automatização de processos, neste sentido, a principal vantagem estratégica de adotar o ERP junto à sua tática de vendas vias WhatsApp é melhoria da gestão dos pedidos realizados pela rede social.
Sabe aquilo tudo que apontamos como deficiências no uso do WhatsApp? Através do ERP, você resolve grande parte dos problemas.
Isso porque esses sistemas permitem que todas as informações geradas pela rede social – como pedidos, número de atendimentos, status dos atendimentos, status dos pedidos, volumo de vendas que podem ser direcionadas de acordo com produto ou serviço, ou mesmo período entre outros – sejam computadas junto ao ambiente do ERP, de modo que a sua empresa consegue trocar informações entre o app do WhatsApp e as equipes internas da sua empresa, sem precisar sair do ambiente de gestão do ERP.
Por exemplo, se o seu cliente realizou a encomenda de 2 peças de roupa através do whats e enviou os dados de pagamento para sua empresa, também via whats. O ERP pode receber estes dados, incluindo o pedido no fluxo geral da empresa e gerando os dados necessário dos novos processos que decorrem da realização e pagamento do pedido, como envio das informações para a transportadora e faturamento da venda.
Além disso, ainda é possível automatizar processos, se houver disponibilidade, como avisos sobre o status do pedido para melhorar a experiência do seu consumidor. Tendo em vista que os dados da transportadora também ficam computados dentro do ambiente do ERP, é possível enviar ao cliente pelo WhatsApp, as atualizações do envio do pedido, como separação, início do transporte e chegada do pedido.
Como se pode notar, o ERP oferece à sua empresa a vantagem da inteligência e otimização dos processos dentro das estratégias de comunicação adotadas pelo WhatsApp. Deste modo, a sua empresa além de facilitar a gestão dos pedidos e atendimento, pode oferecer uma experiência de consumo muito melhor ao seu cliente, fortalecendo a imagem da sua marca junto ao público-consumidor.
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