InícioDicasInventário de estoque: vantagens e facilidades

Inventário de estoque: vantagens e facilidades

inventario-de-estoque-vantagens-e-facilidades-Alternativa-Sistemas Inventário de estoque: vantagens e facilidades

A organização é uma característica muito importante na hora de gerenciar uma empresa, pois é através dela que a sua empresa mantêm o planejamento estratégico e pode crescer com tranquilidade e solidez. Pensando nisso, a realização do inventário de estoque é muito importante para que a sua empresa possa estar sempre em dia com a organização.

Marcus Gerolano, gerente de suporte da Alternativa Sistemas, explica que “o inventário de estoque nada mais é do que a identificação, contagem e classificação dos produtos que a sua loja tem armazenados no almoxarifado”. E apesar desse processo parecer simples e básico, tem muitas empresas que não realizam o inventário e acabam se perdendo na gestão dos produtos em estoque.

A principal função do inventário de estoque é a contagem dos produtos armazenados para a ciência do gestor: com esses dados em mente, é possível criar campanhas de vendas, ter maior controle sobre a precificação e mais poder de decisão frente às possibilidades de estratégia. Ao mesmo tempo, é importante manter o inventário atualizado para que a sua empresa esteja em dia com o fisco, pois o dados inventariados no processo podem ser repassados a sua assessoria contábil, garantindo a transparência fiscal.

“o inventário de estoque nada mais é do que a identificação, contagem e classificação dos produtos que a sua loja tem armazenados no almoxarifado”

Marcus Gerolano – Alternativa Sistemas

Segundo Marcus, entre as principais vantagens da realização do inventário de estoque estão “o conhecimento das quantidades de produtos que a sua empresa tem para que se possa calcular o custo de estoque, mensurar as perdas ou encontrar furos de estoque, como peças que se perdem pelo caminho ou são extraviadas por alguma razão”, sendo que todas essas vantagens servem para a criação de um balanço de compra e vendas verossímil e sempre atualizado.

Através do inventário, a sua empresa tem mais controle sobre o estoque que possui, podendo, desse modo, melhorar a gestão dos produtos e oferecer um melhor atendimento aos clientes. Isso porque, através dessas informações o cliente sempre vai ter acesso a um catálogo de produtos atualizado e a sua empresa ganha muita credibilidade frente ao consumidor com isso.

Ao mesmo tempo, é possível evitar perdas e desperdícios, pois um inventário atualizado e organizado, fornece dados sobre os produtos como: quais produtos vendem mais? quais produtos devo comprar menos, pois vendem pouco? quantos e quais produtos sofreram perda ou algum tipo de extravio? Entre outros dados que aumentam o controle e melhoram a sua gestão de forma inteligente e eficaz.

Para que esse processo se torne mais simples, é importante escolher um bom ERP, que possa auxiliar a sua empresa na composição do inventário de estoque. Marcus explica que “com o ERP Master sua empresa tem a opção de realizar o inventário do modo mais fácil para sua realidade: através da leitura de arquivo, de coletor de dados ou na atualização manual dos dados, pois o processamento de dados é feito de forma simples na tela de inventário do software”.

“com o ERP Master sua empresa tem a opção de realizar o inventário do modo mais fácil para sua realidade: através da leitura de arquivo, de coletor de dados ou na atualização manual dos dados, pois o processamento de dados é feito de forma simples na tela de inventário do software”

Marcus Gerolano – Alternativa Sistemas

Marcus ainda aponta que “essa facilidade oferecida pela solução Master traz muitos ganhos ao gestor, já que hoje a montagem do inventário deve ser feita de maneira mais dinâmica e rápida, tendo em vista que as vendas online acontecem de maneira muito rápida e contínua”. Quer saber um pouco mais sobre como o Master ERP lhe ajuda na realização do inventário? Confira o vídeo tutorial abaixo e não deixe de dar seu joinha ao final:

 

Populares

Conteúdo relacionado

Inscreva-se

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades e promoções da Alternativa Sistemas!