16 de junho de 2020
Redação Alternativa

como-preparar-sua-loja-para-vender-no-e-commerce---Alternativa-Sistemas

Entrar no mundo do empreendedorismo é uma tarefa árdua, mas muito entusiasmante. Isso porque o mundo empresarial é recheado de desafios e exige que você fique sempre atento às novidades e tendências do momento.

E com a introdução das relações digitais, este desafio tornou-se ainda mais crescente e as possibilidades de sucesso são quase inesgotáveis. Mas para isso é necessário associar dois fatores essenciais: conhecimento e estratégia.

Isso porque, apesar de o mundo virtual derrubar as barreiras do espaço físico e diminuir as preocupações dos/as empreendedores/as em relação à montagem de um espaço físico de atendimento, ele inaugura outras barreiras que tornam o desafio empreendedor sempre contínuo.

E não vá achando que, se você tem experiência previa em vendas físicas, que o seu desafio no mundo virtual será diminuído. Abrir uma loja online vai muito além de “ativar um e-commerce”, já que este espaço exige cuidados e planos individuais e uma estratégia de vendas e crescimento completamente diferenciada.

Claro que isso não significa que a sua experiência prévia seja invalidada, pelo contrário. Porém, é necessário ter em mente que as estratégias de gestão para o ambiente físico e digital são diferentes e possuem suas particularidades.

Mas, assim como na gestão de lojas físicas, o mundo das vendas virtuais também possui um “Guia de Boas Práticas” em constante processo de consolidação. Isso quer dizer que existem alguns passos iniciais que todo comerciante que busca vender online deve seguir, para evitar erros e dores de cabeça desnecessárias.

Para que você aja de maneira inteligente e preventiva, confira o “Guia Rápido de Boas Práticas sobre como vender online” da Alternativa Sistemas e aproveite cada uma das 5 dicas.

O quanto você sabe sobre vendas online? Faça o teste abaixo!

Antes disso, que tal testar seus conhecimentos sobre vendas online e ver que tipo de vendedor você é antes de aproveitar as Dicas Alternativas?

1. O que são vendas online?

a(  ) Quando você coloca seus produtos no mundo digital

b(  ) O comércio virtual ou e-commerce

c(  ) A modalidade de vendas que adota a internet como espaço de comercialização

 

2. O que é necessário para começar a vender online?

a(  ) De um planejamento estratégico focado no ambiente virtual

b(  ) De uma plataforma de e-commerce

c(  ) De uma plataforma de e-commerce e um ERP

 

3 Quais os principais benefícios das vendas online em comparação às vendas físicas?

a(  ) Maior alcance de consumidores e planejamentos menos complexos

b(  ) Baixo investimento, disponibilidade 24h e maior alcance

c(  ) Incentivo a compras maiores, venda por demanda e marketing mais barato

 

Confira o resultado do seu teste!

  1. Resposta: C A vendas online podem ser realizadas em diversos espaços no século XXI, para isso é necessário somente garantir uma fluida, transparente e fácil comunicação entre a sua loja e o consumidor no espaço virtual. 😄 🤳 O que garante a execução de uma venda online é a comunicação através do espaço digital. 💡
  2. Resposta: A É possível vender online através dos mais diferentes espaços virtuais! 🛍️ Redes sociais, como Instagram e Whatsapp, por exemplo, oferecem ferramentas que facilitam a execução desta modalidade de vendas, ainda que você não possua capital para investir em uma plataforma de e-commerce 🛒 ou software ERP 🖥️, no começo. O mais importante, é criar, implementar e sempre atualizar o seu planejamento estratégico de vendas virtuais para que o seu crescimento seja sempre contínuo e seguro. 💡 🧠
  3. Resposta: B Através das vendas online é possível realizar um investimento inicial menor 💰 comparativamente com as lojas físicas, já que você não precisa se preocupar com aluguel de um espaço físico, por exemplo; ao mesmo tempo, é possível alcançar um número alto de potenciais clientes 🤑 e a sua loja também pode ficar sempre disponível 🔛 de maneira mais barata e simples, diferente do mundo físico, que encontra mais empecilhos para funcionar 24h. 💡🧠🚀

Passo 1

Prepare-se com base em conhecimentos!

Estudo, resiliência e profissionalismo são palavras comuns a qualquer campo de atuação. E com o empreendedorismo digital não é diferente. É preciso conhecer o espaço onde você pretende atuar, criar planos e metas com base em dados e informações confiáveis e dedicar tempo e disposição para fazer os seus planejamentos saírem do papel.

E são diversos os espaços que lhe oferecem saberes sobre o comércio virtual, desde textos e aulas tradicionais do ensino regular – graduação, pós graduação e cursos – até conteúdos disponibilizados gratuitamente em sites como Sebrae, Endeavor, Canais do youtube especializados em gestão e até mesmos contas no Instagram e Facebook que valem o follow.

Passo 2

Identifique e defina seu nicho de atuação!

Para escolher o nicho de atuação na sua empreitada de vendas online é necessário aplicar os conhecimentos adquiridos no Passo 1 e pensar em todos os aspectos que envolvem a venda de determinado produto.

Se você optar por um nicho mais popular, precisa ter em mente que vai enfrentar mais competitividade e focar em realizar vendas por quantidade; em contrapartida, se a opção for um nicho mais reservado, a sua empresa vai enfrentar menos competição, mas também menos procura, por isso e preciso estar atento a todas as características, necessidades e repercussões de cada produto já que tanto um mercado mais ou menos segmentado possui seus prós e contras.

Passo 3

Preocupe-se com a logística de ponta-a-ponta!

Desde o seu investimento inicial em produtos até a escolha do fornecedor de transporte/entregas, a logística deve ser meticulosamente analisada. Isso porque, muitas vezes, é no preço e serviço de entrega oferecido que a sua loja pode se destacar perante a concorrência.

Não se esqueça, é necessário manter controle de estoque, transparência e agilidade na atualização de informações, garantir um bom preço de entrega e uma boa experiência ao consumidor quando ele recebe o produto em casa – isso significa se preocupar com embalagem, segurança do transporte e envio dentro do prazo.

Passo 4

Defina suas plataformas de comunicação com o consumidor!

Nem todo lojista tem caixa para investir em ótimas plataformas de e-commerce e um bom sistema ERP logo na inauguração das vendas online. Isso não significa que os meios de comunicação adotados para contatar o consumidor não precisem ser definidos de maneira clara e organizada.

Portanto, seja a sua plataforma de vendas virtuais um e-commerce ou uma rede social, preocupe-se em deixar as informações claras, transparentes e sempre disponíveis para o seu consumidor: a sua plataforma de venda é a sua vitrine, não esqueça de cuidar dela!

Passo 5

Enfoque em seu público-alvo!

Vender online não significa vender para qualquer um. Apesar de o campo de abrangência do espaço virtual ser muito mais amplo do que o do mundo físico, ainda é necessário que o seu planejamento estratégico incluía o enfoque das campanhas e comunicação virtual um nicho de mercado específico e bem delimitado. Você vai realizar vendas B2B (Business-to-Business – para empresas) ou B2C (Business-to-Consumer – para consumidor final)? Ou ainda, vai disponibilizar as vendas para ambos os públicos? Cada escolha exige uma estratégia.

Isso vai refletir na plataforma de vendas adotada, meios e modos de comunicação disponibilizados, tipos de produtos comercializados, experiência de entrega oferecida e design da sua vitrine virtual. Lembre-se: no processo empresarial é tudo interligado!

Este Guia Rápido serve como uma alavanca para que você possa inaugurar a sua jornada de vendas online de maneira assertiva e inteligente, e ainda evite cometer erros desnecessários e que podem ser facilmente prevenidos. Portanto, mãos à massa e boa sorta em sua jornada empreendedora!

E que tal ter uma ajudinha neste início?

A Alternativa Sistemas possui mais de 20 anos de mercado e seus especialistas estão preparados para lhe auxiliar neste processo de transformação digital do seu negócio. Através do ERP Master da Alternativa Sistemas você ganha em tempo e produtividade, além de facilitar e unificar a gestão e operação da sua loja física e virtual.

E se você gostou da reflexão? Para compartilhar cada vez mais ideias interessantes com a gente, acesse todos os materiais disponíveis no Blog Alternativa e fique por dentro de nossas postagens semanais.

Fale com a Alternativa!

Nós da Alternativa Sistemas estamos fazendo a nossa parte e contamos com vocês para continuarmos crescendo juntos hoje e sempre! Por isso, divulgamos o nosso Plano de Ação frente à quarentena em prevenção ao Coronavírus (COVID-19). Neste plano de ação, divulgamos as prioridades que foram estabelecidas para atendimento e suporte durante o período de quarentena.

Estamos somente com atendimento remoto durante o período de quarentena:

– Se você quer vender na internet utilizando as soluções Alternativa como o ERP Master e-commerce, envie um e-mail para comercial@alternativasistemas.com.br ou ligue para (14) 3879-0580. E se você quiser solicitar um orçamento gratuito, de forma online, clique aqui!

– Se você já é cliente Alternativa, priorize seus chamados de suporte e atendimento via Helpdesk. Para acessar o Novo Help Desk da Alternativa, acesse o site: http://alternativasistemas.com.br/suporte

– Se você tem requisições financeiras, envie um e-mail para sac@alternativasistemas.com.br;

– Utilize o Telefone somente para chamados de urgência: (14) 3879-0580. Os chamados de urgência são classificados neste link.

Alternativa Sistemas, crescendo hoje e sempre junto com você.