A era das redes sociais disponibiliza uma infinidade de espaços e ferramentas para que a sua empresa seja vista pelos consumidores e aumente a relevância da marca. Porém, nesse oceano de possibilidades são poucas as marcas que utilizam as ferramentas de maneira realmente estratégica e bem planejada. É o caso de muitas empresas que utilizam o Instagram e não encontram o alcance esperado no app.
O Instagram é uma ótima ferramenta de marketing, que passou por algumas modificações nos últimos anos em busca de se adaptar ao mercado e oferecer às empresas um espaço não só para se aproximar de seus consumidores, mas também analisar seus comportamentos e anseios cotidianos. E por que a sua empresa precisa estar tão próxima dos consumidores?
Porque estamos vivendo um momento no qual os clientes buscam mais do que produtos e empresas: buscam vínculos, buscam fazer parte de uma rede onde podem ser ouvidos e respondidos. Como o consumidor está em constante evolução, é essencial conhecer seus passos e saber o que ele espera que sua marca ofereça.
Nesse contexto, o Instagram pode ser uma ferramenta de peso, já que a descontração e simplicidade dos posts conferem um ambiente mais humanizado e próximo à rede social. Ao mesmo, é possível direcionar as suas campanhas patrocinadas de forma mais certeira, já que o uso de hashtags e o perfil do usuário podem ser direcionados de acordo com a sua marca.
Ao mesmo tempo, a sua empresa pode ter acesso a indicadores poderosos quando incentiva o uso de hashtags criadas especialmente para algum produto, marca ou campanha. Além de engajar a sua audiência, você pode utilizar as hashtags para monitorar o conteúdo compartilhado pelos usuários, encontrando um espaço para medir o ROI de forma eficaz.
Apesar de todas essas qualidades oferecidas pelo Instagram, é bom ter em mente que fazer parte dessa rede social não é uma obrigação à sua marca. Como em todas as redes sociais, é preciso analisar se o seu consumidor real faz parte dessa audiência e se é possível desenvolver a identidade de sua marca dentro deste espaço.
O primeiro ponto a ser analisado é o ramo de atuação, como o Instagram é uma rede de social de compartilhamento de fotos e vídeos é importante perguntar a sua marca se ela tem conteúdo relevante para compartilhar nesse espaço. Lojas de roupas e acessórios em geral são altamente relevantes dentro do Instagram, já uma loja de pneus talvez não alcance tanta importância neste ambiente.
Isso não significa que o ramo de atuação de seu negócio vai lhe impedir de usar o Instagram de forma eficaz: tudo depende da qualidade e criatividade do conteúdo oferecido. E nesse sentindo, criatividade é uma das características mais importantes no manuseio dessa ferramenta, já que são inúmeras as possibilidades oferecidas!
É possível postar fotos, editá-las de maneira rápida, adicionar layouts e filtros diversos, criar boomerangs – que são imagens em movimento parecidos com gifs, mas não são gifs – e até mesmo vídeos em reverso. São infinitas as possibilidades que o app oferece, por isso é importante que a sua marca tenha uma estratégia própria para essa plataforma e não simplesmente replique todo o conteúdo produzido nas demais redes.
Portanto, analise se o seu negócio se encaixa dentro desse app e crie uma estratégia própria para o Instagram com as Dicas Alternativa: