As vendas da Black Friday 2017 cresceram 10% em comparação com as realizadas durante o mesmo período em 2016 dentro do comércio eletrônico, de acordo com dados do Ebit. Por outro lado, o comércio físico sofreu queda de 0,8% em 2017 se comparado ao ano anterior, segundo o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio. Mas teve um indicador que aumentou em todos os aspectos em 2017: o número de reclamações dos consumidores.
Após dois anos consecutivos de queda, o número de reclamações durante a Black Friday voltou a crescer em 2017, observando um aumento de 17% em relação à 2016, como apontam os dados do Reclame Aqui. A empresa ainda aponta que a reclamação mais frequente é a de propaganda enganosa.
O Reclame Aqui também constatou que houve uma média de 1,3 reclamação por minuto das 18h do dia 23 (quinta-feira) até o meio-dia do dia 27 (segunda-feira), sendo que 10 empresas foram alvo de 37,4% das reclamações. Entre essas 10 empresas, o Magazine Luiza lidera o ranking.