O modelo atual de negócios permite que um grande fluxo de informações seja coletado e armazenado sobre a sua empresa e sobre o perfil de seus consumidores, mas de nada adianta ter um aglomerado de informações se estes dados não forem utilizados de maneira inteligente e direcionada.
Pensando nisso que surgiu a chamada “precificação inteligente”, uma forma de precificar os produtos de maneira competitiva e automatizada, com base nos modelos estatísticos, algoritmos e informações internas da empresa em que a ferramenta será aplicada.
Precificação Inteligente versus Precificação dinâmica
Diferente da precificação dinâmica, que leva em consideração os preços praticados no mercado para trabalhar com uma flutuação de valores ao longo de um período pré-determinado pelo lojista; a precificação inteligente considera as informações internas do lojista, como vendas, conversão, margens, custos, visitas ao site, estoque, abandono de carrinho entre outras, para determinar a flutuação de valores.
[INFOGRÁFICO] PRECIFICAÇÃO DINÂMICA X PRECIFICAÇÃO INTELIGENTE
De acordo com os parâmetros estipulados pelo lojista, a ferramenta de precificação inteligente pode otimizar o valor de determinado produto para atingir uma meta estabelecida.
Por exemplo, vamos supor que um lojista quer otimizar o preço de um produto Y que recebe altas visitas em seu site, porém a taxa de abandono de carrinho também é altíssima. Tais parâmetros são utilizados para alimentar o algoritmo de precificação inteligente e a ferramenta passa então a trabalhar de forma a tornar o preço daquele produto mais atrativo para que o abandono de carrinho diminua em relação ao produto Y.
Essa precificação é mais complexa e avançada do que a precificação dinâmica, porque exige um processo de gestão e curadoria de informações mais especializada. Por outro lado, com a precificação inteligente é possível alcançar mais filtros de otimização de preços, que servem como estímulos à concretização das vendas e aumento da conversão do seu site.
Tanto as ferramentas de precificação dinâmica, como as de precificação inteligente são excelentes para auxiliar a gestão empresarial de sua loja, sendo muitas vezes utilizadas em conjunto. De modo que, adotar um planejamento estratégico bem alinhado, com metas certas e bem definidas permitem que flutuação de valores sirva como um aliado no aumento da conversão e das vendas de sua loja.
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