InícioArtigosPorque adotar gateways de pagamento direto do ERP?

Porque adotar gateways de pagamento direto do ERP?

Porque-adotar-gateways-de-pagamento-direto-do-ERP-Alternativa-Sistemas Porque adotar gateways de pagamento direto do ERP?

Oferecer formas de pagamento variadas e seguras é essencial no mercado contemporâneo, principalmente entre as empresas de e-commerce. Isso porque o cliente do espaço virtual busca facilidade e rapidez, ao mesmo tempo em que procura um ambiente em que se sente seguro, já que ninguém quer passar os dados de sua conta e cartões em um espaço desconhecido. Por isso é importante que o seu e-commerce invista em um bom sistema de pagamento, o qual ofereça facilidades ao cliente e aos processos internos do negócio.

Atualmente, o mercado oferece duas opções para a realização de pagamentos no comércio virtual: os intermediários de pagamento e os gateways de pagamento. No caso dos intermediários ou facilitadores de pagamento a sua loja contrata uma empresa responsável por verificar os pagamentos realizados dentro de seu e-commerce. Nesse modelo, quem recebe os pagamentos são os intermediários, os quais repassam o valor da venda para a sua empresa após a verificação dos dados com o banco/cartão de crédito. Alguns exemplos de intermediários são as empresas PagSeguro, Moip e Paypal.

Com o uso de intermediários a sua empresa não faz o contato com bancos e empresas de cartão de crédito, além de não precisar se preocupar com verificação de fraudes, já que isso é responsabilidade da empresa contratada. Porém o sistema tem algumas desvantagens: maior abandono de carrinho, já que o cliente precisa sair do ambiente da loja e ir para o do intermediário para realizar a compra; alto custo das transações, pois as taxas de mercado são mais altas do que as usualmente oferecidas por bancos e maior tempo para a análise de informações – algumas empresas pedem até 48h de prazo – atrasando a aprovação da compra de seu cliente.

De modo geral, o uso de intermediários é indicado para empresas menores e menos complexas, de forma que as médias e grandes empresas demandam o uso de um sistema mais completo, como os gateways de pagamento. De maneira sucinta, o gateway de pagamento é um sistema de integração que realiza a transmissão de informações acerca dos pagamentos eletrônicos. Esse sistema verifica os dados de conta ou crédito do cliente – independente de ser pessoa física ou jurídica – quando o mesmo realiza uma compra em sua loja virtual.

Basicamente o sistema recebe os dados do cliente, verifica se as informações condizem com a compra e retornam com a confirmação ou não do pagamento. Todo esse processo é realizado diretamente entre a empresa e o banco/operadora de cartão de crédito, de forma que o pagamento é realizado de acordo com a compra. Isso quer dizer que se o cliente parcelou em 10x, a empresa recebera o valor ao longo de 10 parcelas, diferentemente do caso dos intermediários, em que a empresa intermediária paga o valor total da transação de uma vez independente da forma de pagamento escolhida pelo cliente.

Essa opção é ideal para empresas que demandam mais controle das operações realizadas dentro da loja, já que fornecem contato direto com as operadoras e bancos. Ao mesmo tempo, esta opção é mais adaptável aos diferentes processos de checkout e cobrança, além de oferecer ferramentas para a sua própria empresa realizar sua gestão financeira de vendas. Outra vantagem dos gateways de pagamento é o menor custo e tempo de transação, oferecendo facilidades de contrato para a sua empresa ao mesmo tempo em que torna as operações mais rápidas para os clientes.

É necessário ficar atento somente em relação à segurança, já que os gateways não verificam a existência de fraude nem protegem as informações de seus clientes, com isso, junto ao gateway a loja virtual precisa contratar uma empresa de segurança de operações de maneira separada.  Esse fator pode equiparar os gastos que a sua empresa vai ter ao utilizar um intermediário ou um gateway, todavia as facilidades extras oferecidas pelo gateway fazem com que e mesmo seja uma opção mais rentável.

E essas vantagens aumentam se a empresa utilizar o gateway de pagamento diretamente do ERP. Como aponta Luiz Miziara, gerente geral da Alternativa, as facilidades de a empresa conseguir vender, receber e conciliar pagamentos dentro do sistema são fantásticas, já que a loja poupa tempo e burocracia nas transações e em seus processos. Isso fica refletido para os clientes, que podem realizar compras mais ágeis e transparentes.

Alguns exemplos de gateways de pagamento são o PayU, Mundipagg e o SafetyPay. Essa opção ainda traz consigo a vantagem de realizar vendas além do espaço virtual, já que em alguns sistemas é possível realizar vendas via telemarketing ou pós-venda de site. Além disso, o cliente pode ter acesso a opções mais flexíveis de pagamento e entrar em contato com mais operadoras e bancos como Mastercard, Visa, Amex, Dinners, podendo optar também por pagamentos de boletos ou códigos especiais.

Portanto, são diversas as vantagens de adotar um gateway de pagamento para a sua loja virtual, sendo uma opção muito estratégica para quem busca crescer e quer flexibilidade associada a rapidez como podemos notar no infográfico:

Infográfico-diferença-entre-gateway-e-intermediário-de-pagamento-Alternativa-Sistemas Porque adotar gateways de pagamento direto do ERP?

Ficou interessada(o) em contratar um gateway de pagamento? Fale com o SAC Alternativa que nossa equipe está a disposição para tirar eventuais dúvidas e disponibilizar um orçamento.

Alternativa Sistemas, crescendo hoje e sempre junto com você!

Populares

Conteúdo relacionado

Inscreva-se

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades e promoções da Alternativa Sistemas!