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O que é um e-commerce B2B e como escolher a melhor opção para sua empresa?

A palavra e-commerce é algo que já está na boca do povo desde o princípio do comércio online. Em sua maioria eles são focados para o cliente final, o famoso B2C (business to customers). Com a digitalização dos processos, onde cada vez mais as empresas buscam por alternativas tecnológicas que permitam ganhar produtividade e lucratividade, o e-commerce B2B (business to business), se tornou uma realidade.

Mas o que é um E-commerce B2B?

Nada mais é que um canal de venda que permite que seus produtos estejam disponíveis para o seu cliente 24h por dia, 7 dias por semana. É uma maneira de oferecer autonomia para que o cliente tenha acesso ao catálogo de produtos completo, produtos em destaque e com desconto, histórico de compras, acompanhamento do pedido, entre outros. Isso tudo em um contexto de venda entre empresas.

Para você ter uma ideia, a adoção de um e-commerce B2B já é uma tendência mundial que gira em torno de U$1.13 trilhão ao ano nos Estados Unidos. No Brasil esse movimento cresce a cada ano, só em 2020 o comércio online entre empresas cresceu 73,88%, segundo índice MCC-ENE e as projeções são ainda maiores para os próximos anos.

Clientes B2B tendem a ter esse comportamento no momento da compra online:

  • 20% das compras são feitas fora do horário comercial
  • 10% das compras são realizadas aos finais de semana
  • 40% dos acessos a plataformas de e-commerce B2B são realizados pelo celular

Ou seja, sua empresa pode estar perdendo muitas oportunidades de vendas já que seu cliente só compra com a visita do seu vendedor ou durante o horário comercial.

A seguir vamos apresentar alguns fatos necessários na hora de contratar seu E-commerce B2B:

Ser fácil, prático e intuitivo

O ponto primordial na contratação de qualquer ferramenta é a sua usabilidade. Nada adianta ser um sistema completo, porém tão complexo que o usuário não gosta ou acha difícil de usar.

Por isso, é muito importante que ele seja um sistema fácil, prático e intuitivo. Caso seu cliente não tenha tanta afinidade com o digital, vai permitir que ele se sinta mais confortável em realizar suas compras por ali. Teste a ferramenta antes de contratar, pense como se você fosse o cliente e analise a facilidade para identificar informações, produtos e também a emissão do pedido.

Não deixe de conferir se ele é um sistema que instiga o cliente a explorar outros produtos, realizar recompra e também se é convidativo para repetir a experiência.

Além disso, teste a responsividade da ferramenta, se ela se adapta tanto ao celular quanto ao computador de uma maneira efetiva. Opte também por soluções que não tenham a necessidade de baixar um aplicativo, os usuário tendem a preferir comprar por links online a fazer o download.

Aumente seu faturamento

Você sabe dizer se seu portfólio tem uma receita equilibrada ou estão centralizadas em alguns produtos chave?

Questionamos isso, pois muitas empresas ao analisar essa situação percebem que o volume de vendas está concentrado em produtos específicos. Na maioria dos casos, os clientes acabam não conhecendo todos os produtos disponíveis e acabam se acostumando a comprar sempre os mesmos.

Com um e-commerce B2B seu cliente terá acesso a todo seu catálogo de produtos na palma da mão. Tendo todas as informações necessárias na hora que ele precisar e puder analisar. Quando se trata de uma ferramenta B2B, a plataforma deve permitir que existam tabelas de preços personalizadas para cada cliente, conforme a política comercial definida.

Essa solução também deve entregar a você as informações geradas a partir da jornada do seu cliente. Por isso, opte na hora da escolha por uma que entregue relatórios e indicadores atualizados em tempo real. Assim tanto a gestão, quanto o vendedor conseguem trabalhar estrategicamente para aumentar o ticket médio do pedido.

Elimine erros operacionais

Ao analisarmos sua operação comercial, provavelmente vamos identificar que de alguma forma seu cliente já compra digitalmente. Seja pelo e-mail, WhatsApp do vendedor ou até por sua rede social. A grande vantagem de investir em um canal exclusivo digital é que dessa maneira todos os pedidos são centralizados em apenas um só lugar, e o melhor integrados ao seu ERP.

Dessa maneira, você minimiza a chance de erros operacionais, ganha agilidade no seu faturamento e de quebra faz com que os pedidos sejam enviados na hora da emissão.

Implantação fácil e descomplicada

Ao escolher seu e-commerce B2B busque por uma plataforma que não exija grandes investimentos no setup. Já existem opções no mercado como a Mercos, que oferece agilidade em todo o processo de implantação da ferramenta e com baixo custo.

Além disso, opte por uma plataforma que tenha uma fácil customização e ajuste de layout, para que não seja necessário a contratação de serviços de terceiros. Além de economia, sua empresa ganha no tempo da execução dos projetos e qualquer ajuste que surja no dia a dia se torna muito mais rápido.

Outro ponto importante, é que a solução permita ter um domínio personalizado. Dessa forma, você manterá sua marca e sua comunicação alinhada.

Por último e não menos importante, a plataforma do e-commerce B2B deve ter a possibilidade de oferecer um acesso restrito aos seus clientes através de login e senha. Assim, suas informações comerciais só serão disponibilizadas para quem você realmente deseja e o cliente final não terá acesso.

Agora que você já conhece um pouco sobre o universo do e-commerce B2B e as principais funcionalidades que devem ser levadas na hora de realizar a contratação, queremos apresentar a Mercos.

Nossa parceira, além de todas essas funcionalidades apresentadas acima e muito mais, acompanha os clientes e ajuda com boas práticas de mercado para garantir o sucesso com esse canal de venda.

Quer conhecer todas? Solicite agora mesmo uma demonstração e conheça de perto essa ferramenta que vai potencializar sua empresa!

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