InícioArtigosNotas Fiscais: características da emissão

Notas Fiscais: características da emissão

notas-fiscais-caracteristicas-da-emissao-Alternativa-Sistemas Notas Fiscais: características da emissão

Apesar de a emissão de notas fiscais ser uma obrigação de qualquer empreendedor – exceto MEI – nem todo mundo sabe muito bem para que serve o documento ou como realizar a emissão. Mas ter um conhecimento, ainda que básico sobre o assunto, pode garantir que o gerenciamento de sua loja seja mais eficaz e completo.

O Marcus Gerolano, gerente de suporte da Alternativa Sistemas, explica que “nota fiscal é o documento fiscal que registra qualquer atividade comercial de uma empresa” e que “serve para registrar qualquer atividade realizada entre empresas ou entre empresas e pessoas físicas, sendo que pode envolver valores monetários ou não, como, por exemplo, no caso de doações”.

Como apontado, qualquer empresa que não se encaixe no regime de Microempreendedor Individual (MEI) deve realizar a emissão de notas de acordo com o ordenamento jurídico brasileiro. São vários os tipos de notas fiscais e quem estabelece essa variedade e suas regras é a Secretaria da Fazenda (SEFAZ).

“nota fiscal é o documento fiscal que registra qualquer atividade comercial de uma empresa”

Marcus Gerolano – Gerente Comercial

De acordo com a SEFAZ, os tipos de notas fiscais mais comuns para os lojistas de e-commerce são: a nota fiscal eletrônica (NF-e), a nota fiscal de serviço eletrônica (NFS-e), a nota fiscal para consumidor eletrônica (NFC-e) e, no caso de São Paulo, o cupom fiscal eletrônico e sistema autenticador e transmissos ( CF-e SAT).

Para realizar a emissão de notas fiscais, é preciso saber o regime tributário de sua empresa, adquirir um certificado digital para sua loja, realizar um credenciamento junto à SEFAZ e adquirir um software emissor de nota fiscal.

Marcus aponta que o ERP Master possibilita a emissão de notas através de duas formas: diretamente pela tela de vendas/gerenciamento ou pela tela exclusiva de nota fiscal. A principal vantagem ter acesso a um ERP que lhe auxilia neste processo é a praticidade e agilidade que o software lhe garante, tendo em vista que estar em dia com a sua emissão de notas permite que a sua loja cresça com tranquilidade e segurança.

Nesse sentido, ter um ERP robusto e completo faz toda a diferença na hora de emitir as suas notas fiscais e manter a sua loja em dia com o fisco. Marcus explica que, no caso do ERP Master “o gestor tem acesso à emissão diretamente no software, ganhando em agilidade e praticidade na hora de gerenciar seus processos fiscais internos”. Ficou curioso em como realizar a emissão de notas diretamente no ERP Master? Confira o vídeo tutorial Alternativa Me Ensina e tire todas as suas dúvidas:

Assista o vídeo!

Quer saber um pouco mais sobre como o Master ERP lhe ajuda a emitir e gerenciar suas Notas Fiscais? Confira o vídeo tutorial abaixo e não deixe de dar seu joinha ao final:

Populares

Conteúdo relacionado

Inscreva-se

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades e promoções da Alternativa Sistemas!