O markup é uma das soluções de formação de preço queridinhas dos empreendedores devido à sua facilidade de adaptação aos mais diferentes mercados e possibilidade de inclusão de diversas variáveis, o que torna a formação de preço do produto/serviço mais próxima com a realidade.
Neste sentido, o markup é uma ferramenta de gestão essencial para quem busca empreender com inteligência e “pé no chão”, pois através dele a empresa consegue criar estratégias que aproveitam melhor as oportunidades de venda.
No caso do mercado virtual adotar essa postura estratégica é uma necessidade. De acordo com a pesquisa “E-commerce Trends”, realizada pela Rock Content em 2018, 70,9% dos consumidores de e-commerce optam por lojas virtuais “pelo fato dos preços serem mais baratos do que os das lojas físicas”.
Ao mesmo tempo, 19,4% desses consumidores abandonam o carrinho de compras porque o produto “não tinha desconto”, o que tem feito as empresas a investirem em ferramentas de precificação dinâmica inteligentes.
E para adotar essa estratégica cabe aos gestores compreenderem melhor sobre o markup para conseguirem responder a duas questões básicas, segundo aponta o Whitepaper Precificação Dinâmica da Precifica:
1. Qual o preço máximo a ser praticado de forma que a redução da demanda não seja suficiente para afetar minha receita?
2. Qual o preço mínimo a ser praticado de forma que o aumento da demanda seja suficiente para manter minha receita?
Com o markup bem compreendido é possível aplicá-lo à prática gerencial e usar a formação de preço a seu favor. Neste sentido, é importante saber as diferenças e formas de aplicação do markup: markup divisor e markup multiplicador.
Antes de chegar nas ferramentas é importante ter em mente as seguintes variáveis:
CMU – Custo da Mercadoria por Unidade | |
PV | – Preço de Venda |
PC | – Preço de Custo |
CTV | – Custo Total da Venda |
MKD | – Markup Divisor |
MKM | – Markup Multiplicador |
MARKUP DIVISOR
Primeiramente é preciso entender como calcular o Markup Divisor, pois é a partir da obtenção deste índice que será possível chegar ao valor de venda do produto.
1º Passo: Descubra o Custo Total de Venda (CTV)
Imagine que você comprou um produto por R$ 10,00 [CMU = 10], sendo que o seu ICMS é de 18%, a taxa de despesas administrativas é de 6%, a participação do frete é de 5% e o lucro desejado é de 20%. Com a somatória dessas informações você consegue chegar ao Custo Total de Venda (CTV):
ICMS | 18% |
DEPESAS ADMINISTRATIVAS | + 6% |
FRETE | + 5% |
LUCRO DESEJADO | + 20% |
Custo Total de Vendas (CTV) | = 49% |
2º Passo: Descubra o Markup Divisor (MKD)
Com o Custo Total de Venda e o Custo da Mercadoria por Unidade em mãos, basta aplicar a seguinte fórmula para chegar ao MKD, note que o preço de venda deve ser correspondente à 100%:
MKD = (PV – CTV) / 100 |
MKD = (100 – 49) / 100 |
MKD = 51 / 100 |
MKD = 0,51 |
3º Passo: Encontre o Preço de Venda
A partir da descoberta do Markup Divisor é possível calcular o valor que o produto deve ser vendido, para se obter o lucro que se espera, continuando o nosso exemplo:
PV = CMU / MDK |
PV = 10 / 0,51 |
PV = 19,60 |
De acordo com o calculado com o Markup Divisor, o produto deve ser vendido a R$ 19,60 se buscamos uma taxa de lucro de 20% e considerando-se todos os custos envolvidos no caso apresentado.
MARKUP MULTIPLICADOR
O markup multiplicador é muito útil quanto temos os mesmos custos operacionais em todo o estabelecimento, isso porque se os gastos podem ser padronizados é só utilizar o mesmo índice a todos os produtos.
1º Passo: Encontre o Markup Multiplicador (MKM)
Retomando o exemplo utilizado acima, encontramos o markup divisor de 0,51, com isso em mãos, basta aplicar a fórmula do markup multiplicador:
MKM = 1 / MKD |
MKM = 1 / 0,51 |
MKM = 1,96 |
2º Passo: Encontre o Preço de Venda
A partir do cálculo do markup multiplicador é possível encontrar o preço de venda, aplicando a seguinte fórmula [relembrando que o nosso preço de custo é de R$ 10,00):
PV = PC x MKM |
PV = 10 x 1,96 |
PV = 19,60 |
Como se pode notar a aplicação do markup multiplicador é bem mais rápida e simples, mas para isso é preciso ter as mesmas condições de custos e desejarmos o mesmo lucro em cima de todos os produtos em questão. Se não for essa a situação de seu negócio é mais vantajoso utilizar o markup divisor.