Planejamento é uma palavra muito importante no dicionário dos empreendedores. Isso porque manter um gerenciamento organizado e bem planejado garante que a sua empresa esteja sempre a frente no mercado. E esse planejamento deve ser baseado em informações seguras e pontuais acerca do comportamento dos consumidores de acordo com as novidades, períodos e mudanças ocorridas.
Para que você aplique esse ideia de forma prática a Alternativa separou 3 ferramentas que lhe auxiliam a visualizar o mercado e se preparar para as tendências.
Essa ferramenta gratuita lhe mostra o volume total de busca de um termo específico, sendo que você pode filtrar os resultados por local, período de tempo, categoria e até mesmo fontes de busca. Com o Google Trends fica mais fácil visualizar o comportamento do mercado e identificar a tendências de área específicas, assim como o aumento de demanda por algum produto ou serviço.
2) Similar Web
Se você busca compreender o comportamento de seu público-alvo essa ferramenta lhe auxilia mostrando boletins básicos de acordo com palavras-chave, localização geográfica e até mesmo temas. O interessante da Similar Web é que a ferramenta ainda faz comparativos com a concorrência através de gráficos bem simples e intuitivos. O site da Similar Web oferece um plano gratuito e um premium pago.
3) Real Trends
Se você vende dentro do Mercado Livre, essa ferramenta é ideal para tornar as suas vendas mais antenadas com as tendências e não perder nenhuma oportunidade. A Real Trends é especialista no Mercado Livre e por isso fornece a possibilidade de vocês analisar o comportamento do consumidor de acordo com todas as categorias e subcategorias do site, assim como lhe oferecer o ranking dos vendedores e publicações, para que você se atente ao que está em alta e alinhe as suas campanhas.