InícioArtigosVeja como o ERP ajuda lojas online de bijuteria e acessórios

Veja como o ERP ajuda lojas online de bijuteria e acessórios

Você sabia que um ERP integrado também pode auxiliar lojas online de bijuterias e acessórios?

Geralmente, quando as pessoas se deparam com a sigla ERP, elas imediatamente pensam que a tecnologia é direcionada apenas para indústrias ou empresas de médio e grande porte. Mas, isso está longe de ser verdade.

Os pequenos empreendedores, inclusive aqueles que trabalham com produtos mais delicados como bijuterias e acessórios, também podem usar uma solução robusta como o ERP e garantir todos os benefícios.

Você tem uma loja on-line, trabalha com a venda de acessórios e bijuterias e ainda não possui um ERP integrado para ajudar no controle do seu negócio? Então, prepare-se! O artigo de hoje foi escrito especialmente para você!

O que é um ERP?

ERP, sigla que representa “Enterprise Resource Planning”, é um sistema de gestão integrado que permite reunir dados de diferentes setores em um só espaço.

Isso significa que as equipes de compras, vendas, financeiro, estoque e marketing, por exemplo, podem usar a mesma solução para registrar, acessar e armazenar informações. Mesmo que os objetivos de cada departamento sejam distintos.

Nesse sentido, se formos descrever o que é um ERP podemos dizer tranquilamente que ele nada mais é do que o “universo” da empresa. Um local onde pessoas e áreas de uma mesma empresa podem trabalhar, trocar informações e interagir entre si.

Por que investir em um sistema de gestão?

Mesmo que muitas lojas online de acessórios e bijuterias não trabalhem com muitos processos logísticos e departamentos, elas também precisam investir em um sistema de gestão para controlar as operações.

No mercado digital, a concorrência não para e em se tratando de produtos como os acessórios e bijuterias, que têm uma margem alta de lucro, a competitividade é ainda maior.

Se você é um empresário que quer ter chance de destacar o seu negócio e alcançar resultados melhores que seus concorrentes, você precisa investir em inovação. E não existe forma mais acertada de fazer isso do que investindo em uma tecnologia que vai potencializar as operações da sua loja. Que, nesse caso, é um ERP.

Segundo dados do índice MCC-ENET, desenvolvido pela Neotrust e Movimento Compre & Confie, em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital, em 2021 o faturamento do e-commerce teve uma alta de 48,41% quando comparado a 2020.

Outro estudo, desta vez realizado pelo eMarketer, mostra que a expectativa de crescimento para o comércio virtual é de 21% até final de 2022. E, de acordo com o índice MCC-ENET, é bem possível que esse número alcance incríveis 56% até o ano de 2024.

Ou seja, o mercado de e-commerce ainda tem muito fôlego e os empresários só conseguirão sobressair nesse meio se agirem com antecedência e modernizarem seus negócios.

Como o sistema ajuda lojas online de bijuterias e acessórios?

Neste momento você deve estar pensando: “Ok! Entendi que o ERP integrado é uma ferramenta poderosa para potencializar operações e trazer mais competitividade. Mas como exatamente essa tecnologia vai ajudar a minha loja de bijuterias e acessórios?

Para responder a essa questão, separamos esse tópico em 5 subtítulos. Dê só uma olhada:

1- Simplifica a gestão de estoque

O estoque é uma das áreas mais importantes da empresa, porque nele ficam todos os produtos vendidos pela loja. Qualquer problema relacionado a esse departamento pode acarretar desperdícios e resultar no atraso de entregas, insatisfação de clientes e estoque parado.

Porém, o ERP consegue resolver todas essas questões, uma vez que a loja consegue manter as informações atualizadas e simplificar o controle de estoque, mesmo que existam diversas variações de acessórios.

Um brinco, por exemplo, pode ser azul, verde e amarelo e ter cada um mais três subvariações com pedra, pena ou acrílico, criando nove produtos diferentes. O ERP, nesse caso, consegue controlar o estoque e mapear as vendas desses itens de forma simples e prática.

2- Automatiza todos os processos

A loja que ainda depende de métodos ultrapassados perde um tempo valioso que poderia ser direcionado ao atendimento e captação de clientes.

No e-commerce a disputa ocorre 24 horas sem parar, 7 dias da semana. Assim, você acredita que poderá competir e entregar um serviço ágil ao consumidor digital se ainda realizar as operações manualmente?

Outra vantagem do ERP é que ele é uma solução tecnológica, então a sua empresa será capaz de automatizar processos burocráticos e eliminar a incidência de erros decorrentes de serviços manuais.

3- Centraliza as informações

Como as empresas faziam o controle de seus documentos antigamente? Era tudo feito no papel, e para localizar as informações muitas vezes era necessário se dirigir até o arquivo físico e fazer uma procura.

Porém, esse tipo de operação já pode ser esquecida, porque a sua loja online tem a opção de concentrar todas as informações sobre as compras, vendas, estoque, clientes, caixa e fornecedores em um só local. E, detalhe, o acesso a esses dados pode ser feito em poucos cliques.

4- Ajuda na redução de custos

Além de simplificar a gestão de estoque, automatizar processos e centralizar informações, a sua loja online de bijuterias e acessórios também consegue reduzir os custos ao investir em um ERP integrado. Isso porque a tecnologia proporciona uma visão mais ampla sobre os negócios, e isso pode ajudar você a identificar gargalos e construir insights para mitigar despesas.

5- Possibilita a venda em diversos canais

Outra vantagem entregue pela solução é que a sua loja consegue expandir o alcance e aumentar ainda mais as chances de vendas. Afinal, o ERP integrado permite que os itens possam ser comercializados em diversos canais como em marketplaces e na própria loja on-line da empresa. O que permite a integração de estoque, vendas e notas fiscais de forma simples e automatizada.

6- Permite mobilidade

Já pensou conseguir acessar todas as informações da sua loja de qualquer lugar, tendo apenas um dispositivo conectado à internet? Então, essa é outra vantagem interessante de um ERP integrado.

No caso do ERP Master, sistema de gestão desenvolvido pelo grupo da Alternativa Sistemas, a tecnologia é 100% integrada à plataforma virtual da sua loja. Ou seja, você consegue garantir mais agilidade, mobilidade e confiabilidade nos dados inseridos no seu sistema de e-commerce.

Além de garantir esse e os outros benefícios acima, o ERP Master também possibilita gerenciar pedidos, configurar informações relacionadas ao frete, validar e transmitir notas fiscais e muito mais. Veja aqui todos os recursos!

Se você gostou desse conteúdo, leia também nosso post “Como o ERP ajuda a melhorar a experiência de compra do cliente”!

Populares

Conteúdo relacionado

Inscreva-se

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades e promoções da Alternativa Sistemas!