Você sabe como vender online? Se, nos últimos anos, o uso da internet vinha crescendo, em 2020, com a pandemia do novo coronavírus e o isolamento social, aumentou ainda mais. Estima-se que esse crescimento tenha sido entre 40% e 50%, de acordo com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
O ambiente virtual oferece diversas oportunidades para profissionais antenados com as mudanças e novidades do mercado. Se você está buscando formas de se reinventar e aumentar suas vendas com um investimento inicial baixo, precisa saber como vender na internet.
Ao longo do post de hoje, vamos trazer diversas dicas interessantes para você começar e alcançar ótimos resultados com seu negócio virtual. Continue lendo para descobrir!
1. Monte um plano de negócio
Para qualquer modelo de negócio, o planejamento é fundamental. No caso de um projeto online não é diferente. Por isso, antes de começar a vender pela internet, pense em quais canais serão utilizados, quem são os seus parceiros e fornecedores, quantos colaboradores estarão envolvidos no projeto.
Além disso, é nessa etapa que você deve estabelecer as primeiras metas do negócio, com base em uma projeção de vendas de acordo com a sua estrutura. Como você irá medir os seus resultados e avaliar se estão próximos da meta estabelecida?
As ferramentas e sistemas que serão utilizados para suportar todo o seu processo online também precisam ser escolhidas de acordo com o sua necessidade e devem aparecer no planejamento do negócio.
2. Capriche no site
O site será sua plataforma de vendas pela internet. Por isso, capriche na hora de criar o seu. Ele precisa ser visualmente atraente, além de funcional e intuitivo. É importante que o site atenda às experiências web e mobile, para não prejudicar a visualização do cliente em relação aos seus produtos.
Então, deixe claro a forma que o cliente pode entrar em contato para tirar dúvidas. Capriche também nas fotos dos seus produtos. Como estamos falando em vendas online, a única forma do cliente saber como são os itens vendidos é por meio da tela do celular ou do computador. Por isso, as fotos precisam ser nítidas, de preferência com fundo branco.
As descrições dos produtos também devem ser bem completas, oferecendo o máximo de informações possíveis para o visitante do seu site. Deixe claro as cores e dimensões dos itens, além dos preços.
3. Dê atenção total à logística
No ambiente online, os negócios se diferenciam principalmente pelo processo de entrega. Para não frustrar os clientes é preciso cumprir a risca os prazos estabelecidos para que não prejudique a avaliação deles em relação a sua empresa. Para isso, é necessário dar atenção à logística.
Nesse caso, você deve escolher a melhor forma de transportar as entregas. O seu negócio irá trabalhar com transporte próprio ou irá terceirizar esse processo com outra empresa? Lembre-se de levar esse elemento em consideração na hora de planejar como vender online.
Para as entregas, é fundamental dar atenção também às embalagens. Uma vez que preservam os itens transportados e se adequam ao material desses produtos. Afinal, mesmo que a sua empresa cumpra o prazo de entrega, se o produto chegar em péssimas condições até a casa do cliente, isso pode comprometer muito a visão que ele tem do seu serviço.
4. Trabalhe com multicanais
O consumidor digital é hiper-conectado, o que significa que ele utiliza diversos canais de contato para realizar suas compras. Cada cliente terá um canal de preferência, então é preciso diversificar os canais que a sua empresa utiliza para contato.
Mas o mais importante é oferecer uma experiência integrada em cada um deles. Isso significa que, se um cliente começa a comprar pelo Whatsapp e finaliza a compra no seu site, ele deve ter um experiência fluida e homogênea. Caso contrário, pode desistir da compra.
5. Prepare e treine a equipe
O consumidor digital está cada vez mais exigente e o seu negócio precisa atender às expectativas que ele tem. Isso inclui a sua equipe. Por isso, invista em qualificação dos profissionais para garantir uma experiência de excelência aos seus clientes.
Foque em entregar um atendimento rápido e eficiente, que realmente resolva as solicitações dos consumidores. Assim, você aumenta os níveis de satisfação que eles têm em relação ao seu serviço e podem indicar o seu negócio aos conhecidos, expandindo ainda mais a sua cartela de clientes.
Além disso, preparar sua equipe vai muito além de sugerir que os colaboradores sejam simpáticos durante o atendimento. Eles precisam ter conhecimento sobre aquilo que a sua empresa vende, para conseguirem resolver as dúvidas dos consumidores. Nesse sentido, vale criar um ambiente de constante aprendizado e que seja estimulante para os profissionais.
Saber como vender na internet vai muito além de criar um site e incluir o preço dos seus produtos, mas envolve todas as frentes relacionadas direta ou indiretamente com seus clientes.
6. Anuncie
Você já deve ter ouvido que quem não é visto não é lembrado, certo? Então, essa é a máxima por trás dos anúncios que vemos todos os dias na internet e nas redes sociais. E não pense que você tem que desembolsar uma alta quantia em dinheiro para começar a anunciar em plataformas como o Instagram e o Facebook.
Com pouco é possível ter bons resultados, refinando os filtros dos anúncios. Isso significa conhecer muito bem o perfil de cliente que você quer atingir, diminuindo seus custos e aumentando suas chances de venda pela internet.
Capriche na arte e na mensagem dos anúncios para torná-los atraentes para o público. Afinal, uma quantidade gigantesca de informação nas redes bombardeiam consumidores, então, é preciso se destacar.
O que você achou das nossas dicas sobre como vender online? Se você quer reduzir ainda mais os seus custos nessa modalidade de negócio, confira este nosso artigo sobre o assunto: Como vender online e sem custo.