Em 2017 a Black Friday cresceu no Brasil, chegando a um faturamento de R$ 2,1 bilhões, número 10% maior do que em 2016, de acordo com um levantamento realizado pelo Google. Em 2018 o número pretende aumentar mesmo com a instabilidade política e econômica do país, pelo menos é o que indica a pesquisa da Ebit/Nielsen que prevê um faturamento de R$ 2,4 bi neste ano, almejando 15% de aumento.
E justamente por conta do cenário econômico brasileiro não ser um dos melhores que as compras podem se acumular durante a Black Friday, já que muita gente pode ver na data uma oportunidade para realizar as compras de final de ano de maneira mais econômica e já garantir os presentes de natal.
Por conta disso, é importante que as empresas se preparem para a Black Friday 2018, para que possam garantir um bom faturamento na data. Para isso é preciso se planejar com a criação de campanhas especiais para a data, reserva de parte do estoque para realizar as promoções do período e preparação da logística para dar conta de todas as entregas.
Neste sentido, a principal meta do comerciante deve ser a diminuição no número de abandono de carrinho. Isso porque mais de 80% das pessoas que colocaram produtos no carrinho durante a Black Friday 2017 não finalizaram a compra, ou seja, 80% dos carrinhos foram abandonados, segundo o estudo E-commerce Radar Black Friday 2017 realizado pela Atlas e que levantou dados de mais de mil lojas.
De acordo com a pesquisa da VWO 25% do abandono de carrinho das lojas virtuais ocorrem por conta dos custos inesperados com o frete, o estudo foi realizado em 2016 no Estados Unidos, mas reflete a realidade do mercado online global. Essa pesquisa aponta o quão relevante é a preocupação com a gestão da logística de sua empresa para o lojista.
Isso porque, além do alto valor, a demora na entrega é outro fator que fortemente influencia o fechamento da compra do consumidor, pois 41% dos entrevistados na pesquisa resolveram comprar em outro site já que o concorrente oferecia melhores ofertas, mais fatores de confiança e envio mais rápido, nesta ordem de importância.
Mas como resolver esse problema e aumentar as taxas de venda de seu site durante a Black Friday 2018 sem prejudicar o seu faturamento? Confira as indicações do infográfico especial “dicas para diminuir o abandono de carrinho”: