spot_img
InícioArtigosNovembro Azul: entrevista com especialista

Novembro Azul: entrevista com especialista

novembro-azul-entrevista-com-especialista-Alternativa-Sistemas Novembro Azul: entrevista com especialista

Como já conversamos na semana passada, o mês de novembro é dedicado à prevenção do câncer de próstata. Na segunda parte da campanha Novembro Azul da Alternativa, conversamos com o Dr. Alexandre César Santos – Urologista do Hospital de Câncer de Barretos – que falou um pouco mais sobre a doença e como preveni-la:

quais-os-principais-sintomas-do-cancer-de-prostata-Alternativa-Sistemas Novembro Azul: entrevista com especialista

O principal problema do câncer de próstata é que ela é uma doença silenciosa no início, pois surge em uma região da próstata que não costuma causar sintomas. Conforme a doença progride, surgem sintomas tais como a dificuldade pra urinar, retenção urinária aguda, insuficiência renal, sangramento na urina, emagrecimento, dores nos ossos e até fraturas.

ha-medidas-de-prevencao-para-a-doenca-Alternativa-Sistemas Novembro Azul: entrevista com especialista

 Sim. A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda o exame de rastreamento para o câncer de próstata através do toque retal e do PSA (exame de sangue que permite detectar a doença) para todos os homens com idade acima de 50 anos. Os indivíduos com fatores de risco para o câncer de próstata – tais como raça negra e antecedente familiar da doença – deverão iniciar o preventivo de próstata aos 45 anos de idade. A periodicidade em se realizar o exame novamente depende de uma análise dos fatores de risco, do PSA e da idade do homem.

como-se-da-o-tratamento-da-enfermidade-Alternativa-Sistemas Novembro Azul: entrevista com especialista

O tratamento da doença leva em conta o estadiamento clínico (localizada na próstata ou metastática), a idade do paciente e sua opinião em relação ao tratamento diante das possíveis repercussões. Pode envolver o uso de cirurgia (Prostatectomia radical que é a retirada da próstata por via aberta, laparoscópica, perineal ou robótica; ressecção endoscópica de tumor de próstata; castração cirúrgica), de radioterapia (externa ou braquiterapia), bloqueio hormonal medicamentoso, quimioterapia ou imunoterapia.

qual-a-importancia-da-campanha-novembro-azul-Alternativa-Sistemas Novembro Azul: entrevista com especialista

A campanha tem como objetivo mobilizar a sociedade civil quanto ao problema do câncer de próstata que é o tipo de tumor sólido mais comum no homem excetuando-se os casos de tumor de pele. Durante o mês de novembro, campanhas são feitas por prestadores de serviço e serviços de mídia com o objetivo de fazer chegar a um maior número possível de pessoas a informação quanto à necessidade do exame de prevenção do câncer de próstata e dos riscos que o câncer leva.

É importante pontuar que os homens que desejarem realizar o exame de prevenção do câncer de próstata devem procurar um Urologista para que seja colhida uma história clínica, seja solicitado o exame de PSA e seja feito o exame de toque retal. Tanto o SUS quanto a rede privada de assistência médica podem oferecer esses tipos de serviços.

Populares

Conteúdo relacionado

Inscreva-se

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades e promoções da Alternativa Sistemas!