InícioArtigosA Realidade Virtual já é possível no e-commerce?

A Realidade Virtual já é possível no e-commerce?

a-realidade-virtual-ja-e-possivel-no-e-commerce-Alternativa-Sistemas A Realidade Virtual já é possível no e-commerce?

Filmes de ficção científica dos anos 80 e 90, como o clássico Exterminador do Futuro, imaginaram que os anos 2000 seriam tão imersos na realidade virtual que as coisas básicas do dia-a-dia seriam feitas através das máquinas. Apesar de a inserção de nossa sociedade não ser tão 100% como se sonhava – em grande parte por conta das grandes desigualdades sociais que criam barreiras à popularização tecnológica – pode-se dizer que a tecnologia é uma realidade no varejo.

E nesse sentido, os e-commerces buscam avançar cada vez mais na aplicação da tecnologia no mercado ao proporcionar experiências de compra mais próximas da realidade física dos seus consumidores. São diversos os entusiastas da realidade virtual no e-commerce, tanto entre os empresários/as quanto entre os consumidores/as.

De acordo com a pesquisa “O Consumidor Conectado” da Worldpay, realizada no segundo semestre de 2017, 2 em cada 5 consumidores utilizam ou já utilizaram dispositivos domésticos ou serviços conectados, como o Amazon Dot (46%) ou assistentes virtuais como o Google Now (41%) para realizar compras. A pesquisa entrevistou 20 mil pessoas em 10 países, incluindo o Brasil.

Esses dados demonstram que a realidade virtual ganha cada vez mais espaço para ser bem aceita pelos consumidores. Empresas, como a Antídoto, sabem bem disso e já investem na produção de hardware de realidade virtual não só para games, mas também para o mercado do varejo. Os modelos vão desde óculos de inserção mais complexos – e caros – até opções simples, feitas de cardboard, nas quais basta acoplar o seu smartphone para desfrutar da experiência.

folha_em_branco A Realidade Virtual já é possível no e-commerce?

Outra opção fornecida pelo mercado são os softwares de realidade virtual que permitem ao consumidor expandir sua experiência de forma simples e rápida. Lojas como a Ray Ban ou a Óculos Shop adotam essa opção em seu site, no qual é possível experimentar os óculos de forma virtual: basta ter uma câmera ou foto de seu rosto disponível.

WhatsApp-Image-2017-11-05-at-18.16.47-300x158 A Realidade Virtual já é possível no e-commerce?

Independente da solução adotada, o fato é que o mercado deve cada vez mais se preparar para tornar a realidade virtual e aumentada mais próxima de seu consumidor. Nesse contexto, vale conferir o que algumas empresas pelo mundo estão adotando em inovação e se inspirar nas soluções:

Ebay

ShelfZone

Ikea

Populares

Conteúdo relacionado

Inscreva-se

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades e promoções da Alternativa Sistemas!