14 de julho de 2020
Redação Alternativa

5-indicadores-de-desempenho-fornecidos-pelos-seu-ERP---Alternativa-Sistemas
A gestão de e-commerce é bastante ampla e complexa, mas não é impossível. Ainda mais, quando você tem ferramentas estratégicas ao seu lado. Entretanto, de nada adianta você contratar ótimas ferramentas, se não explora o potencial delas ao máximo, não é mesmo?

E um dos erros mais comuns dos lojistas ao entrar em contato com os dados de seu negócio, é só considerar o faturamento como um avaliador de desempenho da loja. Isso porque, o fluxo operacional de sua loja é muito mais do que dados financeiros.

Para ilustrar a ideia com uma metáfora, imagine que o funcionamento de sua loja virtual é uma figura em 3D: complexa, com vários lados, ângulos e profundidade. Ao adotar somente o faturamento para medir o desempenho da sua loja, você reduz essa sua “figura 3D” a um design 1D: plano, sem graça e sem nenhuma profundidade (os designers que me perdoem pela licença poética!).

Portanto, não faz sentido reduzir a sua gestão a números frios e que não traduzem a realidade global de sua empresa. Entendido isso, surge um questionamento: que outros indicadores eu posso adotar à minha rotina gerencial e que ferramentas podem me ajudar nessa tarefa?

Ferramentas de Gestão 

A primeira ferramenta que é sua parceira quando o assunto é gestão e análise de dados é o ERP. Tal fato decorre das funções oferecidas pelos ERPs a sua empresa: os ERP são integradores de processos que ‘acumulam’ em si todas as informações de seu negócio.

Por conta disso, os ERPs conseguem acessar informações de forma rápida e ainda fornecer relatórios com dados inteligentes e estratégicos para a sua gestão empresarial.

É possível complementar a ação dos ERPs com ferramentas de business intelligence, mas para isso é importante já ter certa maturidade para lidar com os dados gerados pela ferramenta e ter uma equipe de gestão habituada à uma cultura de inteligência gerencial.

5 Indicadores de Desempenho Fornecidos pelo ERP

Compreendido este cenário, vamos ao que interessa: indicadores de desempenho que todo lojista deve utilizar para avaliar o seu e-commerce com auxílio do ERP!

#1 Ticket Médio

O Ticket Médio é um ótimo indicador de desempenho para a sua loja virtual, pois com ele você avalia quanto os seus clientes gastam com seus produtos e serviços. Este indicador é chamado ticket médio porque faz o cálculo médio dos gastos dos seus consumidores com a sua empresa.

O ticket médio é calculado através da seguinte fórmula, gerada automaticamente pelo ERP:
infografico-ticket-medio---Alternativa-Sistemas

Este indicador é tão estratégico, que, como ele, é possível saber quais os produtos mais consumidos, deixando a sua visão sobre o desempenho de vendas por tipo de produto muito mais claro e assertivo.

Como usar este indicador a meu favor?

De forma prática, você pode utilizar as informações adquiridas pelo ticket médio para criar campanhas de marketing mais direcionadas e até mesmo trabalhar com campanhas personalizadas de acordo com o perfil de seus clientes.

 #2 Taxa de Conversão em Vendas

A Taxa de Conversão em Vendas é ótimo indicador para avaliar se as suas estratégias de venda estão funcionando como deveriam ou se é hora de rever a estratégia adotada.

A taxa de conversão de vendas é calculada através da seguinte fórmula, gerada automaticamente pelo ERP:

infografico-taxa-de-conversao-de-vendas---Alternativa-Sistemas

Através deste indicador é possível avaliar a eficiência da sua loja online na hora de realizar uma venda, já que mostra ao gestor a relação entre pessoas que visitaram a loja e as pessoas que foram até o final e efetivaram a compra.

Em suma, a taxa de conversão lhe mostra quais os pontos fracos de sua empresa quando o assunto é seduzir o cliente a realizar um compra. Por isso, com este indicador, você consegue agir de maneira estratégica e melhorar os aspectos que estão espantando seus consumidores em potencial.

Como usar este indicador a meu favor?

Existem 2 cenários gerais indicados pela taxa de conversão de vendas:

a) se a desistência do consumidor acontece no início do processo, é sinal de que a sua empresa sofre com problemas de abordagem (design do site, descrição dos produtos/serviços, fotos dos produtos etc);

b) já se a desistência acontece ao final da compra sua loja pode estar enfrentando problemas em sua lógica de vendas (opções de pagamento, opções de frete, demora no fluxo de compra, exigência de mais informações do que o necessário etc).

 #3 Taxa de sucesso de vendas

A Taxa de Sucesso de Vendas serve como um termômetro de funcionamento global da sua empresa, permitindo que você avalie em quais setores há problemas a serem resolvidos.

A taxa de sucesso de vendas é calculada através da seguinte fórmula, gerada automaticamente pelo ERP:

infografico-taxa-de-sucesso-de-vendas---Alternativa-Sistemas

Com este indicador você consegue visualizar o funcionamento da sua loja com uma ótica macro para identificar problemas processuais em seu fluxo de vendas.

Como usar este indicador a meu favor?

Com a taxa de sucesso de vendas você consegue identificar problemas de atendimento, logística, qualificação dos colaboradores e até mesmo apresentação dos produtos/serviços perante o consumidor. Com essas informações em mãos, você sabe onde deve focar na melhoria do seu processo, seja através de treinamentos junto às equipes ou mesmo modificação de estratégias ou parcerias.

 #4 Tempo de Alcance de Meta

O Tempo de Alcance de Meta é um indicador que melhora e otimiza a sua liderança interna, já que oferece informações realistas acerca das metas traçadas pela empresa utilizando o tempo como parâmetro medidor.

O tempo de alcance de meta é calculado através da seguinte fórmula, gerada automaticamente pelo ERP:
infografico-tempo-de-alcance-das-metas---Alternativa-Sistemas

Com este indicador você consegue saber qual deve ser a meta diária de sua equipe de maneira bastante factual e justa. Além de realizar planos de crescimento de maneira assertiva e com base em dados reais!

Como usar este indicador a meu favor?

Com o tempo de alcance de meta você consegue guiar as ações de liderança utilizadas por suas equipes com base em dados reais e sempre atualizados. De forma prática, ao compartilhar esses dados com a equipes isso torna o engajamento interno mais transparente e a criação de planos de meta mais “pé no chão” com a realidade da sua empresa, o que pode motivar a sua equipe no alcance das metas.

#5 Taxa de Recompra

A Taxa de Recompra  aponta a frequência com que a sua loja realiza novas vendas à clientes com pagamentos ainda em aberto, ou seja, clientes que ainda estão pagando as compras efetuadas e mesmo assim retornaram para novas compras.

A taxa de recompra é calculada através da seguinte fórmula, gerada automaticamente pelo ERP:
infografico-taxa-de-recompra---Alternativa-Sistemas

Através da taxa de recompra você consegue entender melhor o comportamento de seus clientes e fica mais atento às suas necessidades, além disso, consegue avaliar como está a fidelização dos seus consumidores!

Como usar este indicador a meu favor?

Tendo em mãos a taxa de recompra, você consegue direcionar melhor as estratégias de marketing focadas na fidelização dos consumidores, aumentando ainda mais a taxa de recompra de sua loja.

Como se pode notar, todos estes indicadores são bastante práticos e necessários para otimizar o seu cotidiano gerencial e ajudam a alavancar o crescimento de sua loja de maneira transparente, inteligente e estratégica. E o ERP surge como uma ferramenta muito estratégica ao gerar estes dados de maneira automatizada e facilitada!

Que tal ter agora todos esses indicadores disponíveis na sua gestão?

Com o ERP Master da Alternativa Sistemas você tem acesso a todos estes indicadores para facilitar a gestão da sua loja virtual. Além disso, com o ERP Alternativa você vai além dessas variáveis de desempenho e porque ele lhe auxilia na criação de diversos relatórios personalizados tanto dentro do ERP quanto para uma ferramenta de Business Intelligence ou ainda visualizar informações em tempo real no Master dashboard.

Se você quiser saber mais sobre o ERP com o melhor custo-benefício e mais conectado do mercado, fale com os especialistas da Alternativa Sistemas.

Você gostou da reflexão? Para compartilhar cada vez mais ideias interessantes com a gente, acesse todos os materiais disponíveis no Blog Alternativa e fique por dentro de nossas postagens semanais.

Fale com a Alternativa!

Nós da Alternativa Sistemas estamos fazendo a nossa parte e contamos com vocês para continuarmos crescendo juntos hoje e sempre! Por isso, divulgamos o nosso Plano de Ação frente à quarentena em prevenção ao Coronavírus (COVID-19). Neste plano de ação, divulgamos as prioridades que foram estabelecidas para atendimento e suporte durante o período de quarentena.

Estamos somente com atendimento remoto durante o período de quarentena:

– Se você quer vender na internet utilizando as soluções Alternativa como o ERP Master e-commerce, envie um e-mail para comercial@alternativasistemas.com.br ou ligue para (14) 3879-0580. E se você quiser solicitar um orçamento gratuito, de forma online, clique aqui!

– Se você já é cliente Alternativa, priorize seus chamados de suporte e atendimento via Helpdesk. Para acessar o Novo Help Desk da Alternativa, acesse o site: http://alternativasistemas.com.br/suporte

– Se você tem requisições financeiras, envie um e-mail para sac@alternativasistemas.com.br;

– Utilize o Telefone somente para chamados de urgência: (14) 3879-0580. Os chamados de urgência são classificados neste link.

Alternativa Sistemas, crescendo hoje e sempre junto com você.