spot_img
InícioArtigosTendências para o comércio digital em 2017

Tendências para o comércio digital em 2017

Tendencias-para-o-comercio-digital-2017-Alternativa-Sistemas Tendências para o comércio digital em 2017

O mercado e-commerce nacional faturou R$ 53,4 bilhões em 2016, apresentando uma alta de 11% em relação a 2015, segundo os dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Espera-se que em 2017 esse mercado se expanda ainda mais, atingindo o faturamento de R$ 59,9 bilhões, seguindo a tendência de consolidação deste mercado no país.

Esses dados mostram como a expansão das lojas virtuais tem seguido um ritmo de crescimento no país, ao contrário do desempenho das lojas físicas, que sofreu decréscimo de 6,2% de acordo com o IBGE.  Esse comportamento do mercado nacional leva as/os empresárias/os a investir mais no mundo virtual, para isso é importante estar de olho nas tendências desse mercado.

Diferente do varejo comum, o varejo virtual sofre modificações de práticas de maneira mais rápida, devido a seu forte vinculo com a tecnologia. Por conta disso, é essencial que os investidores desse nicho estejam sempre de olho nas novidades que o mercado oferece. Para que o ano de 2017 seja bastante positivo para o seu e-commerce, saiba mais sobre algumas práticas indicadas no comércio virtual.

A primeira tendência esperada para o ano de 2017 é o crescimento das compras via dispositivos mobile, o tema foi assunto de diversas palestras do 7º Congresso E-commerce Brasil Vendas 2017, sendo que até mesmo grandes empresas relacionadas com o comércio virtual, como o Google e o Facebook, indicam que os empresários incluam cada vez mais informações voltadas para a busca feitas via mobile.

Em sua apresentação no Congresso, Rodrigo Rodrigues, do Google Brasil, apontou que os empresários devem construir os anúncios do AdWords voltados para o acesso mobile, com atalhos para área de conversão, fácil caminho para a loja online – que deve ter layout próprio para mobile- e disponibilidade de informações sobre a empresa como telefone, localização, páginas em redes sociais ou app de compra, sendo que todas essas informações ficarão dispostas em botões de fácil acesso para o consumidor.

As mesmas indicações foram feitas por Vitor Stossel, do Facebook Brasil, que também chamou a atenção para a importância que as campanhas interativas vêm ganhando no mercado virtual. Stossel indica que os empresários explorem o uso dos vídeos – de preferência curtos e diretos – na hora da composição de campanhas online. Isso porque os consumidores gastam 5x mais tempo em imagens não estáticas – como vídeo e gifs – do que em anúncios estáticos.

Ao mesmo tempo, o uso do Storytelling para criar anúncios é uma forte tendência de 2017 para o comércio virtual. Isso porque esse tipo de campanha prende a atenção do consumidor, que quer anúncios que lhe causem identificação e sensação de imersão, segundo Stossel. O desafio da composição deste tipo de campanha é o tempo: os anúncios não podem ser longos, mas devem passar a mensagem de forma completa independente do tempo proposto. Essa interação entre as campanhas e os clientes prometem aumentar a conversão das lojas.

No mesmo sentido, o marketing digital busca inovar em 2017 para solucionar problemas como falta de lealdade do cliente e dificuldades de conversão no mercado virtual, de acordo com Ching-Hung Li, do E-commerce Taiwan. Li indica que os empresários foquem na criação do “ecossistema do cliente” para compreender melhor a sua trajetória de compra. Desse modo, é possível melhorar a interação da loja com o que o cliente busca em sua jornada, aumentando a retenção de público e aumentando a conversão.

Uma das soluções para a criação deste ecossistema, segundo Li, é a criação de campanhas que levem em conta que o seu cliente pode estar em qualquer lugar, acessando a sua campanha em qualquer momento. Por isso é importante criar campanhas com demandas direcionadas de acordo com a localização de seu consumidor, já que esta prática direciona melhor o momento de compra do cliente.

Outra tendência, iniciada em 2016, mas que deve ganhar força em 2017, é a criação de campanhas promocionais direcionadas de acordo com o perfil do consumidor. Li exemplifica essa estratégia através de três perfis: o do cliente que nunca comprou, o que comprou uma vez e o que se cadastrou no site da loja, mas ainda não efetuou compras:

Praticas-de-promoçoes-direcionadas-Alternativa-Sistemas Tendências para o comércio digital em 2017

Ao mesmo tempo as empresas devem manter o histórico de seus consumidores, para que possam estar sempre presentes no momento de compra ideal do cliente. Por exemplo, se um cliente compra peças de roupas de bebês em sua loja hoje, daqui a 2/3 anos a sua empresa deve oferecer indicações de compra para roupas de criança para esse cliente, já que com o passar do tempo a necessidade deste consumidor será outra.

Outra prática importante para manter a competitividade no mercado é oferecer múltiplas formas de pagamento ao consumidor e facilidade de parcelamento quando for possível. Ter processos de entrega e devolução facilitados também podem diminuir a insegurança de compra do público, que passará cada vez mais a compreender que o comércio virtual é tão sério e real quanto a físico.

Todas essas práticas indicadas para 2017 seguem a tendência de consolidação do mercado virtual frente ao cenário brasileiro e buscam que as empresas alcancem o principal objetivo do comércio: fazer os clientes lembrarem se sua empresa quando procuram certo produto.

Populares

Conteúdo relacionado

Inscreva-se

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades e promoções da Alternativa Sistemas!