As transformações da Era Digital são um processo contínuo e constante. Da mesma forma, a adaptação do mercado a essas mudanças também deve ser, é o caso das possibilidades de como realizar uma venda atualmente. Se antes só havia a possibilidade de vender um produto ou serviço através da venda física e direta- com o cliente indo até a loja e adquirindo o produto manualmente e in loco- hoje as possibilidades são diversas com a introdução do modelo multicanal de vendas e do omnichannel.
Apesar dessas variadas possibilidades, é importante ter consciência de se o seu negócio comporta essas oportunidades e se a aplicação do conceito vai ser vantajosa à empresa. Que tal então compreendermos melhor como funciona cada uma dessas maneiras de se realizar a venda?
Multicanal de vendas
Com o multicanal de vendas as empresas podem disponibilizar a plataforma física, telefônica e digital para efetuar as transações e processos. Apesar da grande flexibilidade que a empresa oferece aos clientes com este modelo, cada plataforma atua de maneira independente, não havendo a integração dos canais na prática.
Por exemplo, se um cliente compra um celular no site da empresa e o produto chega com defeito, quem se responsabiliza por efetuar a troca é o site, não havendo a possibilidade de o cliente pedir a troca em uma eventual loja física a qual tenha acesso. Daí a independência entre cada canal de vendas: são da mesma empresa, mas não atuam juntos como um negócio único.
Omnichannel
No conceito de omnichannel os canais de venda são interligados e atuam juntos na prática do negócio. Já na composição da palavra podemos entender melhor este modelo- “omne” é uma palavra do latim que significa “tudo”, já “channel” é “canal”- portanto, omnichannel são todos os canais.
Pode-se dizer que é uma evolução do modelo multicanal de vendas, já que oferece uma experiência mais fluída ao consumidor nos diversos canais da empresa. Como o foco deste modelo é tornar o processo de compra mais fácil e rápido ao cliente, todos os setores da empresa devem estar bem integrados para aplicação da ideia.
Por exemplo, imagine uma empresa a qual o seu público-alvo é grande usuário do Facebook: o departamento de marketing deve produzir campanhas sobre os produtos e promoções com foco especial no facebook, pois é através dessa mídia que o cliente será direcionado à loja virtual ou física da empresa. Da mesma forma, se o cliente comprar virtualmente e precisar trocar o produto, a loja física deve conseguir efetuar a troca para o consumidor, portanto o departamento de logística também precisa estar bem integrado ao processo como um todo, para que essa situação seja resolvida de maneira eficiente.
Conclusão
Como fica evidente, cada modelo de vendas tem suas peculiaridades e atendem a necessidades específicas das empresas. Se sua empresa trabalha com materiais muito perecíveis, tem como objetivo ser referência em uma cidade ou região e com foco na pessoalidade do negócio, talvez não valha a pena investir em um negócio virtual.
Da mesma maneira, a sua empresa já pode até utilizar o modelo de multicanal, mas não comportaria a estrutura de integração que o omnichannel exige, portanto compensa mais continuar usando o modelo atual. Já em empresas de grande público ou que estão objetivando ser referência em boa experiência de compras pelo meio digital o omnichannel pode ser a opção mais indicada.
O importante é compreender quais as necessidades de curto, médio e longo prazo de sua empresa, conhecer bem seu público-alvo e manter um gerenciamento com foco na estratégia, pois assim o seu negócio se mantêm focado nos resultados e aproveita as novidades de maneira segura e lucrativa.