O mercado virtual tem algumas particularidades quando nos voltamos ao funcionamento das estratégias de marketing. Porém, assim como em qualquer comércio, ter sucesso no mundo e-commerce é sinônimo de compreender bem o seu cliente e lançar campanhas de acordo com o perfil de seu público-alvo.
Por isso se fala tanto em aumentar a geração de leads de sua empresa virtual, mas afinal o que são leads?
Leads vs. Visitantes
De maneira resumida, podemos compreender leads como pessoas que têm interesse no conteúdo fornecido pela sua empresa, é um cliente em potencial. A diferença entre os leads e o visitante está no real interesse da pessoa em sua empresa. Por exemplo, um site pode possuir vários visitantes por mês, somente parte destes visitantes tem interesse no que a empresa oferece e uma parcela menor se torna um cliente real. Os leads fazem parte dos clientes que têm interesse na empresa e se tornam clientes.
Portanto, é importante captar os leads, pois além de serem clientes em potencial e apresentarem maiores possibilidades de realizar a conversão dentro de seu e-commerce, os leads podem se tornar clientes fidelizados e promotores de sua marca e empresa. Para isso é necessário entender como captar os leads.
Estratégias para aumentar a geração de leads
Há diversas maneiras de conseguir a captação de leads, sendo algumas estratégias mais gerais e menos qualificadas e outras específicas e com foco na qualidade do lead que será captado.
Landing Page
Através da página de captura sua loja pode oferecer um desconto e troca do email de seu cliente ou em troca de um cadastro. Ao conseguir somente o email a empresa aumentará sua mailing list, mas não necessariamente conhecerá melhor o seu cliente. Por isso é indicado que o cliente realize um breve cadastro para obter o desconto com informações como cidade, idade e email.
Lembre-se que o cadastro não pode ser extenso e deve ser de fácil preenchimento, caso contrário seu possível cliente pode achar que está perdendo tempo e não voltar mais a sua página. Outra dica é não obrigar o cliente a se cadastrar para conseguir ter acesso ao conteúdo que a empresa oferece, deixando a pessoa livre para se cadastrar há mais possibilidades da empresa captar um lead qualificado.
Conteúdo
Já mencionamos a importância do marketing de conteúdo no mercado e-commerce e os cuidados que as empresas devem tomar ao utilizar essa estratégia. Isso porque através do conteúdo sua empresa atrai pessoas com o perfil da loja e agrega valor a sua marca. Pensando nisso o conteúdo deve ser criado de maneira estratégica e de acordo com o perfil dos clientes que a empresa possui ou conforme o público que a empresa quer captar.
O interessante dessa estratégia é a possibilidade de interação que a mesma pode criar, já que ao fornecer informações a empresa fica mais suscetível a conseguir a resposta do cliente, seja somente para elogiar o conteúdo ou mesmo fornecer dados pessoais sobre como o conteúdo impactou a si. Da mesma maneira, o conteúdo pode ser criado no mais diferentes espaços como Blogs, Twitter, Instagram, Youtube ou Facebook e de diferentes formatos, sendo que as redes sociais são participantes ativas dessa estratégia.
Call to action
As CTA são estratégias de impacto que buscam atrair o cliente de maneira rápida através de ofertas imperdíveis. Através das CTA o cliente troca informações e em retorno obtém um desconto ou brinde da empresa.
Nessa estratégia é usual serem utilizadas frases curtas e de impacto como “Somente para os 50 primeiros”, “Últimas unidades no preço promocional” ou “Compartilhe e concorra”, as quais obrigam o cliente a decidir rapidamente se quer ou não aderir à campanha. É uma opção positiva para empresas que buscam aumentar a sua visibilidade frente ao mercado ou querem promover o lançamento de um novo produto, por exemplo.
Independente de qual ou quais estratégias a sua empresa decidi adotar, é importante ter em mente que as campanhas devem ser criadas de maneira responsável e focadas no perfil de seu consumidor para serem realmente efetivas. Outro aspecto importante é a qualidade do texto e do design das campanhas e de seu site, pois o texto e layout de qualidade criam um laço de confiança com o seu cliente, deixando mais a vontade para criar uma relação fiel com a sua empresa.