1 de setembro de 2021
Redação Alternativa

7-fatores-importantes-ao-contratar-um-ERP-integrado-para-seu-e-commerce---Alternativa-Sistemas
Você está decidido a investir em um ERP para gerenciar o seu e-commerce. Isso é ótimo, você está no caminho certo! Mas, para tomar a melhor decisão, é preciso avaliar bem as opções disponíveis no mercado.

Encontrar um ERP certo não é uma tarefa simples como ir ao mercado e escolher um item em uma prateleira. É preciso evitar se iludir, comprando uma solução com funcionalidades pouco úteis para a empresa. Afinal, você precisa de um ERP integrado, com um sistema de gestão integrado que sustente o crescimento do e-commerce.

Você deve estar cheio de dúvidas nesta escolha, não é? Neste post vamos te ajudar a encontrar a melhor solução para sua empresa.

Quais as dificuldades de um ERP ineficiente?

A falta de um sistema de gestão integrado de dados entre a loja virtual, sua operação e canais de venda diversos como marketplaces é extremamente prejudicial para o negócio. Isso porque, à medida que o e-commerce cresce, torna-se inevitável a informatização de todos os processos da empresa e, principalmente, dos dados transacionais entre eles.

Em muitos casos, há defasagem entre o que ocorre no fiscal com o estoque e a expedição. Quando a integração das informações é feita apenas de forma manual por meio de planilhas, o processo se torna suscetível a riscos e falhas humanas.

Quando a solução existente não atende todas as demandas da empresa ou não apresenta recursos para atender o futuro crescimento do e-commerce, isso significa que não será possível integrá-la com novos recursos e fornecedores e ela será uma ferramenta isolada e pouco útil.

Por isso, ter um sistema ERP mais simples ou engessado não é o ideal. A escolha de um ERP integrado deve ter como principais motivações a necessidade de automatizar os processos e a vontade de aprimorar as rotinas.

Levando isso em consideração, podemos reforçar a importância de avaliar bem o tipo de solução que está sendo oferecida e se ela está alinhada às suas necessidades e aos seus objetivos.

7 perguntas importantes que você precisa fazer!

Na hora de buscar a solução de um sistema de gestão integrado para o e-commerce e antes da tomada de decisão pela contratação de um ERP integrado, conheça as 7 principais dúvidas que você gestor deve se fazer.

1.   Que tipo de ERP devo escolher?

Para começar, essa é a pergunta mais importante a ser respondida. Hoje em dia existem diversas empresas que fornecem ERP integrados. Por isso é importante definir o que se está buscando.

2.   Devo comprar um ERP local ou um ERP na nuvem?

O ideal é trabalhar em nuvem, isso reduz os seus custos e ainda aumenta a segurança dos seus dados. Além disso, você tem a possibilidade de acessar o ERP de qualquer lugar.

3.   Teste a usabilidade da ferramenta

É importante que o sistema de gestão integrado seja fácil de usar e extremamente intuitivo.Se possível, teste a ferramenta para saber se ela realmente tem as opções que você necessita para seu e-commerce e se você consegue usá-la de forma simples e prática.

4.   A implantação é funcional?

É preciso escolher um ERP integrado que ofereça um treinamento e implantação para o seu e-commerce. Verifique com o fornecedor como ele fará a transição dos seus dados para esse sistema e que tipo de suporte ele irá oferecer para sua empresa.

5.    O ERP é atualizado com frequência?

As regras tributárias impostas pelo governo são modificadas com frequência e é fundamental que a ferramenta escolhida acompanhe esse ritmo. Além disso, para receber as correções e as melhorias criadas pelo desenvolvedor, é preciso ter o ERP sempre atualizado.

6.   É possível ter uma demonstração da ferramenta?

Peça para os fornecedores uma demonstração e veja como o ERP é na prática. Isso é importante para saber como ele funciona de fato. É preciso saber se o e-commerce tem necessidades específicas para definir qual opção é a mais adequada.

7.   O ERP integra os setores do seu e-commerce?

Para um ERP funcionar bem, é preciso que a ferramenta integre as diferentes áreas. Procure saber também se o ERP para e-commerce permite integrar o sistema a um CRM (Sistema de Gestão do Relacionamento com o Cliente). Dessa forma, o uso da tecnologia fica ainda mais completo.

Essas são questões importantes que devem ser analisadas antes de escolher o seu ERP integrado. Depois de respondê-las, você deve estar melhor preparado para realizar a escolha certa.

O que levar em consideração durante a escolha do ERP?

Para ajudar ainda mais o processo de escolha, é necessário avaliar alguns pontos importantes, características que tanto a ferramenta como as empresas precisam ter:

Valores da empresa: O relacionamento entre o e-commerce e o sistema ERP será longo. É fundamental encontrar um fornecedor que tenha valores alinhados aos seus;

Solução escalável: É fundamental contar com um sistema que acompanhe o crescimento do e-commerce. É aí que entra a escalabilidade, que é a capacidade que um software tem de se adaptar a essas mudanças sem que seja necessário investir em novos hardware ou contratar uma solução mais completa.

Pensando no médio e longo prazo, essa é uma estratégia que pode fazer a sua empresa economizar bastante. E então, está preparado para os desafios de escolher o melhor sistema de ERP integrado?

Conheça os diferenciais da solução ERP Master

Com a ERP Master da Alternativa Sistemas, o e-commerce integra-se à sua operação de forma constante e em tempo real. Esse ERP integrado acompanha o crescimento do e-commerce, pois ele é escalável, fornecendo ainda um grande catálogo de soluções e serviços para atender a demanda latente do seu e-commerce.

  • Integração de verdade: O ERP Master realiza a integração de todas as operações do seu e-commerce. São 24 integrações com plataformas de e-commerce diferentes e mais de 80 integrações com serviços como transportadoras, precificação dinâmica, tabela de frete e BI.
  • Otimização e atualização continuada: A Alternativa oferece um ERP completo e flexível, com uma versão full totalmente pronta para gerenciar todos os aspectos do seu e-commerce, permitindo ainda que você decida quais funcionalidades e recursos você quer utilizar. Além disso, o ERP Master possui integrações e atualizações totalmente automatizadas.
  • Relatórios gerenciais simples e estratégicos: O software possui emissão facilitada de relatórios gerenciais, ajudando a sua tomada de decisão, permitindo que você realize análises inteligentes.
  • Implantação em 6 passos:O processo de implantação transparente, levando em conta o cumprimento de etapas como mapeamento do cenário e levantamento de requisitos, criação do projeto, importação dos dados, realização das integrações, configuração do ERP e ativação/testes do ERP.
  • Treinamento online e hands-on: Após a implantação do ERP Master, a sua equipe recebe um treinamento online e no modelo hands-on, garantindo que todos os conhecimentos vão ser aplicados na prática.
  • Suporte e atendimento especializado: a equipe de suporte e atendimento está diariamente disponível em 3 canais, helpdesk, e-mail e telefone, trabalhando no modelo de SLA e tickets.

Quer garantir a melhor solução de gestão de sistemas? Saiba mais sobre o ERP da Alternativa Sistema. E torne seu e-commerce em uma data driven!