InícioArtigosAlternativa lança Campanha solidária em prol do Autismo

Alternativa lança Campanha solidária em prol do Autismo

Alternativa-lanca-campanha-solidaria-em-prol-do-autismo-Alternativa-Sistemas Alternativa lança Campanha solidária em prol do Autismo

Desde 2007 o dia 2 de abril é dedicado para promover a conscientização mundial acerca do Autismo, uma síndrome neuropsiquiátrica que atinge cerca de 1 a cada 110 pessoas, totalizando por volta de 2 milhões de portadores da síndrome só no Brasil, de acordo com dados da Revista Espaço Aberto da USP. A cor oficial da conscientização sobre o autismo é o azul e o seu símbolo o quebra-cabeças.

A síndrome autista é classificada em diversos níveis em torno dos Transtornos do Espectro Autista (TEA). Isso significa que não existe um padrão de desenvolvimento autista, porém existem algumas características comuns que todo autista apresenta:

  • Dificuldade na comunicação, seja na linguagem verbal e/ou não verbal;
  • Dificuldade na interação social;
  • Comportamentos estereotipados, como repetições e manias;

Embora o autismo não tenha cura, há tratamento para promover o desenvolvimento social e comunicacional dos portadores. Em 2012 o Brasil sancionou a Lei nº 12.764, conhecida com “Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista” e passou a reconhecer que os portadores de autismo devem ser incluídos nas escolas regulares, cabendo ao Estado promover a estrutura e acompanhamento dos portadores dentro do ensino.

Mas nem sempre a lei é aplicada na prática, neste contexto que o trabalho de entidades como a AFABAP mostra a sua relevância. A AFAPAB é a Associação dos Familiares e Amigos dos Portadores de Autismo de Bauru, é uma entidade sem fins lucrativos que auxilia portadores de autismo de diferentes espectros a promover o seu desenvolvimento e melhorar sua qualidade de vida, através da educação e oferecendo suporte técnico, psicológico e afetivo.

Em 2018 a AFAPAB foi declarada uma entidade pública de esfera estadual, através da Lei nº 16.712 promulgada pelo Governador Márcio França, o que forneceu um reconhecimento público do trabalho que a entidade vem desenvolvendo desde 2009 para a comunidade bauruense.

Neste dia 2 de abril de 2019 a Alternativa Sistemas lança a sua primeira campanha junto a entidade: a “Campanha Juntando as Peças” busca coletar a contribuição da comunidade bauruense através da doação de materiais escolares e materiais de artesanato que serão entregues à AFAPAB para auxiliar em seu trabalho.

Como ajudar?

Você pode deixar a sua doação na Alternativa Sistemas ou nos pontos de coleta parceiros espalhados por Bauru. No dia 17 de abril estaremos recebendo as doações também nas dependências da Alternativa Sistemas. Acompanhe as novidades através de nossos Stories do Instagram e Facebook.

Quer saber mais sobre o Autismo?

Em 2012 a Larissa Lotufo, assessora de comunicação da Alternativa Sistemas, escreveu e publicou o livro “Desmitificando as Cores do Autismo” como trabalho de conclusão de curso para a Unesp de Bauru, no qual inclusive cita o trabalho desenvolvido pela AFABAP. Quem quiser saber mais sobre a síndrome pode acessar uma cópia gratuita no link abaixo:

Baixar ebook: Desmistificando as Cores do Autismo

 

Populares

Conteúdo relacionado

Inscreva-se

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades e promoções da Alternativa Sistemas!