InícioArtigosPor que ainda temos medo da tecnologia? Uma análise sobre Chatbots

Por que ainda temos medo da tecnologia? Uma análise sobre Chatbots

Por ainda temos medo da tecnologia? Uma análise sobre Chatbots - Alternativa Sistemas

A tecnologia já é uma realidade em nossas vidas e é uma realidade tão presente que é quase impossível fugir dela. Do nascimento até ao fim da vida, a tecnologia nos acompanha através das máquinas de ultrassom, propostas educativas virtuais e sem contar o uso de smartphones para quase tudo do cotidiano. Até as ações mais simples do seu dia-a-dia estão imersas no mundo tecnológico, muitas vezes sem você nem perceber.

Por exemplo, se você quer comprar algo: chega em uma loja, encontra seu produto e faz o pagamento por cartão de crédito – em questão de segundos a operadora de cartão recebe o pedido de compra e confirma o pagamento para a loja – esse pagamento é contabilizado no sistema da loja, que muitas vezes já dá a baixa do produto no estoque a atualiza os dados da venda. Toda essa operação, que parece tão simples e banal, acontece dentro do mundo da tecnologia.

Mesmo assim, ainda temos receio das inovações tecnológicas que surgem, é o caso dos Chatbots, uma opção no atendimento ao cliente que para alguns é tendência, para outros impossível de dar certo. O mesmo tipo de insegurança ocorreu entre os empreendedores quando surgiram tecnologias – algumas bastante comuns hoje – como uso pagamento via cartões ou paypal, atendimento pelo whatsapp ou aplicação do omnichannel. O fato é que essa inovação surgiu e quem não ao menos procura saber do que se trata esta novidade está atrás da concorrência com certeza.

Infográfico - Entenda o que é um chatbot - Alternativa Sistemas

O mecanismo em si não é uma novidade no mercado, já que os atendimentos iniciais de telemarketing – antes de repassar a um atendente – assim como pedidos de recarga via sms, por exemplo, são tipos de bots que interagem com as pessoas há tempos. A novidade está na amplificação do uso desse tipo de mecanismo dentro do atendimento comercial para outros canais de interação como o Facebook ou Whatsapp.

Essa amplificação encontra muito espaço no mercado nacional, já que o público brasileiro tem preferência pelo uso do chat durante o atendimento, como apontou Rodrigo Scotti – CEO da Nama – durante palestra no 7º Congresso E-commerce Brasil Vendas 2017. Rodrigo ainda acrescentou que o segredo para o desenvolvimento de um chatbot de sucesso é criação de um bot com objetivo claro e direto, assim é possível evitar problemas de entendimento/compreensão do software frente ao questionamento do cliente.

Dessa maneira, é possível evitar os problemas de imprecisão tão levantados por empresários que optam pela adoção dos chatbots no atendimento via redes sociais. Como aponta Fabio Miranda – Head de vendas da Direct Talk – “A precisão de um Bot varia caso a caso, dependendo da complexidade do atendimento, e vai melhorando com o tempo, conforme vai sendo aperfeiçoado”.

Portanto, é preciso que as empresas tenham em mente que o serviço exige um tempo de acompanhamento para que a experiência obtenha sucesso. Miranda exemplifica essa situação com a experiência da Direct Talk na implantação de Chatbots: “Implantamos mais de 40 bots com sucesso e todos passaram pelo processo de mapeamento dos assuntos mais críticos dentro da operação, criação de conteúdo dedicados para resolução destes assuntos, calibração da assertividade e integrações com sistema legado, garantindo assim uma média de automação de 70% nas principais empresas. Esse índice pode variar bastante, havendo casos na casa de 40% e outros acima de 90% entre os clientes da Direct Talk”.

Desse modo, fica claro que a busca da automação no atendimento também deve ser pensada de acordo com a situação específica de cada empresa. De qualquer forma, adotar um sistema automático de atendimento pode diminuir a sobrecarga do SAC de sua empresa, reduzir os custos com pessoal na realização de tarefas de fácil automação – como geração de 2ª via de boletos, consulta de extrato bancário, realização de agendamentos etc – e agilizar o atendimento oferecido aos clientes, melhorando a experiência dos consumidores frente a sua empresa.

 

Infográfico - Devo aderir ao chatbot? - Alternativa Sistemas

Fonte: Entrevista com Fábio Miranda da Direct Talk

 

A tecnologia do chatbot passou por muitas inovações de seu início até a atualidade, sendo que hoje é possível associar um sistema de inteligência artificial ao programa, melhorando o funcionamento do atendimento e reduzindo os impactos da robotização da fala. Um exemplo promissor desse tipo de tecnologia foi discutido também durante o 7º Congresso E-commerce Brasil Vendas 2017 por Rodrigo Scotti.

Em parceria com o Governo de São Paulo, a Nama desenvolveu um Bot de atendimento especial para realizar agendamentos para as agências do Poupatempo. O Bot, apelidado de “Poupinha”, tem como objetivo diminuir o índice de pessoas que chegam às agências sem o agendamento realizado. De acordo com Carlos Torres – Coordenador do Projeto AVI da Prodesp/Poupatempo – “50% das pessoas vão ao Poupatempo sem agendar” o que impede que o seu atendimento seja realizado e ainda obriga a pessoa a voltar à agência dentro do dia agendado.

Ilustração do Poupinha, o bot de atendimento do Poupatempo que pode ser acessado via Facebook, Messenger ou pelo Site do Poupatempo. - Alternativa Sistemas

Ilustração do Poupinha, o bot de atendimento do Poupatempo que pode ser acessado via Facebook, Messenger ou pelo Site do Poupatempo.

 

Com o Poupinha, espera-se que esse problema seja diminuído ao máximo e cada vez mais agendamentos sejam realizados de maneira eficiente. Desde a aplicação do Poupinha em 26 dezembro de 2016, já foram realizados mais de 90 mil agendamentos pelo projeto, sendo que mais de 4 milhões de mensagens já foram recebidas através do sistema. Isso demonstra que a tecnologia está sendo bem aceita pela população, que tende a preferir o atendimento pelo chatbot, ao invés de utilizar o site do Poupatempo que é menos interativo e fácil do que a conversa com o Poupinha.

A facilidade trazida por este serviço é possível devido à junção da tecnologia robótica ao desenvolvimento de uma inteligência artificial voltada para uma função específica: o atendimento ao público. O desenvolvimento da inteligência artificial permite que a conversa fique mais fluida e clara para o cliente, além de evitar que o bot confunda-se com as informações recebidas, garantindo um atendimento de qualidade e fácil compreensão.

Dessa forma, Rodrigo Scotti aponta que são necessários alguns parâmetros essenciais para o desenvolvimento de um chatbot de qualidade, dos quais:

– Objetivo claro e direto;

– Uma base de conhecimento bem consolidada;

– Desenvolvimento de textos curtos que se adaptem ao conteúdo;

Integração dentro dos processos empresariais como a disponibilização de uma API ou outra tecnologia base para o chatbot.

Ao mesmo tempo é importante manter a transparência com o cliente, deixando claro que o atendimento é realizado de forma robotizada: lembre-se o intuito desta ferramenta é o de melhorar a experiência do cliente ao agilizar e facilitar o atendimento e não substituir o atendimento via pessoas, portanto não há porque esconder que é um atendimento robotizado.

Com todas as novidades que o mercado online vem enfrentando, junto a expansão do uso do mobile por parte dos consumidores, a aplicação da tecnologia dos chatbots é bastante promissora entre os empreendedores do mundo virtual, portanto, é interessante ficar por dentro das inovações que acompanham esta tecnologia para se manter a frente no mercado.

Populares

Conteúdo relacionado

Inscreva-se

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades e promoções da Alternativa Sistemas!